XI PLANO DE PASTORAL 2013-2016. TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Ser testemunha de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
Desafios e perspectivas
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
Objetivos das URGÊNCIAS
Igreja: comunidade de comunidades
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL Este é nosso Diretório Pastoral Litúrgico- Sacramental, aprovado pelo CODIPA no dia 06 de dezembro de 2008 e.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
+ MINISTÉRIOS DOS CRISTÃOS LEIGOS. + O QUE SE ENTENDE POR MINISTÉRIOS? Evidentemente se trata de ministério em senso eclesial católico. Não se trata de.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Discípulos missionários da família Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718).
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Transcrição da apresentação:

XI PLANO DE PASTORAL

TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Ser testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino de Deus na grande cidade de São Paulo.

SER TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Esta meta dá sentido e orientação a tudo o que a Igreja é e faz em São Paulo: para todas as suas organizações pastorais, instituições educativas, de caridade e solidariedade social; para os seus Meios de Comunicação, organizações dos fiéis leigos, para a atuação dos bispos, padres e religiosos; para a existência e atuação das paróquias, igrejas, santuários, conventos, mosteiros, pequenas e grandes comunidades; para as celebrações litúrgicas e manifestações religiosas, artísticas e culturais, e até para o badalar dos sinos nas torres das igrejas.

FUNDAMENTOS 10º Plano de Pastoral “Discípulos-missionários na cidade de São Paulo” ( ) Projeto de Animação Missionária Permanente (PAMP) do Regional Sul 1 da CNBB, Conferência de Aparecida Exortação Apostólica “ Verbum Domini ” do Papa Bento XVI (2010) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil ( ) Comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e o “Ano da Fé” ( ) – Porta fidei Jornada Mundial da Juventude de 2013

Jesus Cristo 10. Toda ação pastoral não pode dispensar ou dar por suposto o encontro com Jesus Cristo, sem correr o risco de agir em vão, ou de construir sobre o vazio. Assim, toda ação pastoral deve ter como ponto de partida e meta o encontro com Jesus Cristo vivo e ressuscitado.

Jesus Cristo Com o 11° Plano de Pastoral, a Arquidiocese de São Paulo quer tornar visível Cristo Profeta, anunciador do Reino do Pai e da Palavra da Salvação; Sacerdote, Mediador da Nova Aliança, que em seu Corpo reconcilia os homens com Deus e entre Si; Pastor, Aquele que dá a vida pelo seu rebanho.

Possibilidades Cidade: espaço de liberdade e oportunidades Espaço para o encontro interpessoais, Oportunidade de trabalho, educação, cultura, progresso pessoal, lazer, vínculos de fraternidade Ongs, entidades e pastorais que atuam na solidadriedade Multidão de trabalhadores: serviços, saúde, segurança, transporte, limpeza, educação, movimentos sociais. Vida religiosa: multidão de agentes pastorais, colégios, faculdades, hospitais, associações

Desafios para a ação evangelizadora Secularismo, indiferentismo Acervo cultural imenso: acesso dos mais jovens Riqueza econômica X desigualdade Vida política X pouca formação política Violência, insegurança, crime organizado Exploração imobiliária Droga e juventude

Desafios para a evangelização Consumismo Individualismo e isolamento Meios de comunicação: instrumentos do bem e do mal Internet Degradação do meio ambiente Família Relações humanas Drama da saúde pública

Desafios eclesiais Religiosidade alienante: individualismo e relativismo Dar razões da esperança através do testemunho cristão Diminuição das vocações sacerdotais e religiosas Formação dos leigos: protagonismo Abandono da Igreja católica O preceito dominical

Desafios eclesiais Crise dos matrimônio Diminuição na administração dos sacramentos Deterioração dos costumes Atuação nos Meios de comunicação Social Comunidades e paróquias pobres X solidariedade Presença capilar da Igreja: novas paróquias e comunidades

SITUAÇÕES NOVAS Esta Igreja vê-se hoje diante de situações novas, tanto do ponto de vista religioso e pastoral, como do ponto de vista social, político e cultural; essas situações representam uma chance e um convite para atuar de forma nova e perseverante; mas também mostram situações desafiadoras, em que a missão da Igreja precisa ser exercitada com renovada atenção e empenho.

URGÊNCIAS PASTORAIS Em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil A Arquidiocese de São Paulo coloca-se diante de seis URGÊNCIAS.

Ação audaz, decidida e comprometida 69. No esforço de ser fiel à sua história, buscando uma maior fidelidade a Jesus Cristo e, atenta às imensas possibilidades que a cidade de São Paulo lhe proporciona para evangelizar, não obstante os desafios que muitas vezes são angustiantes, a Arquidiocese de São Paulo, através do 11º Plano de Pastoral, deseja apontar pistas para desencadear uma ação audaz, decidida e comprometida com o Evangelho, onde todos os seus membros sintam-se corresponsáveis e participantes da sua missão, no lugar e tarefa que lhes são próprios.

Evangelizar e formar 70. A premissa fundamental para a escolha e a elaboração das propostas pastorais e seus respectivos projetos é evangelizar bem e formar discípulos missionários conscientes de que a conversão pastoral é o caminho necessário para a realização deste objetivo.

Conversão Pastoral Uma verdadeira conversão pastoral deve estimular-nos e inspirar atitudes e iniciativas de auto-avaliação e coragem de mudar várias estruturas pastorais em todos os níveis, serviços, organismos, movimentos e associações. Temos necessidade urgente de viver na Igreja a paixão que norteia a vida de Jesus Cristo: o Reino de Deus, fonte de graça, justiça, paz e amor. Por esse Reino, o Senhor deu a vida (DGAE , n.26).

Seis urgências pastorais 71. A partir da conversão pastoral e missionária, entende-se a importância das urgências pastorais: são urgências na evangelização. Tendo consciência da sua missão de transmitir e dar um alicerce sólido à fé, a Igreja do Brasil destaca cinco urgências na evangelização, às quais a Arquidiocese de São Paulo acrescenta uma sexta, relacionada à juventude

Seis Urgências Primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão; Segunda urgência: Igreja - casa da iniciação à vida cristã; Terceira urgência: Igreja - comunidade animada pela Palavra de Deus; Quarta urgência: Igreja - comunidade de comunidades; Quinta urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos; Sexta urgência: A Igreja e a evangelização dos jovens.

O todo e as partes 73. Estas urgências, embora tratadas particularmente, estão profundamente ligadas entre si, de modo que, assumir uma delas, exige assumir as demais. Na elaboração dos programas pastorais para os próximos anos, será importante fazer “muito mais do que um cronograma de ações ou um elenco de atividades pontuais e dispersas. As ações e programas pastorais específicos devem evitar a dispersão (cf. DGAE , n. 136).

Projetos 74. Em cada uma das urgências são apresentadas, a seguir, algumas indicações, considerando a realidade pastoral da Arquidiocese, e um elenco de projetos pastorais a serem implementados pelos diversos sujeitos pastorais da Arquidiocese: paróquias, comunidades, setores pastorais, regiões episcopais, movimentos, associações e organismos eclesiais e coordenações arquidiocesanas.

PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO