ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Evolução demográfica na RMPA
Geografia do Brasil População Brasileira.
Subdesenvolvimento.
População.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
Demografia.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Profa. Priscilla Barreto Geografia  Teorias Demográficas  Thomas Malthus  Boom Demográfico: Progressão Aritmética (Crescimento da produção de.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
UT2 – PAÍSES DO NORTE DESENVOLVIDOS.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Economia Informal e Precariedade
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
População: Distribuição geográfica e crescimento
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e desigualdade social
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Cenários demográficos mundiais
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Indicadores de Saúde Conceito
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
E.E.JOSÉ ALVES RIBEIRO A DESIGUALDADE E A TEORIA SOCIAL NO BRASIL
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de imigrantes; Após 1945 (IIGM) – Crescimento acelerado – diminuição das taxas de mortalidade Déc – desaceleração demográfica ( Tx. natalidade)

Estrutura etária da população Para estudos da estrutura populacional de certo lugar, a população é dividida em três faixas etárias: Jovens (0 a 14 anos), Adultos (15 a 65 anos) e Idosos (mais de 65 anos) Países desenvolvidos: Estrutura etária caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos. Causas: o baixo crescimento vegetativo a elevada expectativa de vida. Consequências e providências: Reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria.

Países subdesenvolvidos: Estrutura etária caracterizada pela presença marcante de jovens, superando a população adulta e idosa. Causas: O elevado crescimento vegetativo A baixa expectativa de vida. Consequências e providências: Sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura..

Faixa Etária Jovens (0 a 14 anos) 53,3%53%40,2%34,5% Adultos (15 a 64 anos) 42,6%41,8%51,2%55% Idosos (acima de 65 anos) 4,1%5,2%8,6%10,5% Países “emergentes” ou em transição demográfica: A proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando. Estrutura etária da população brasileira

Brasil: População por faixa etária e sexo © Atlas Geográfico do Brasil - Editora Melhoramentos Ltda Direitos para Internet reservados ao UOL -

Base se afunilando: diminuição da natalidade. Leve aumento do cume: população idosa crescendo (aumento da expectativa de vida) Conclusões futuras: diminuição de custos com educação infantil; aumento dos custos com a previdência; aumento dos custos com saúde.

População Economicamente Ativa (PEA) É a população apta a pertencer ao mercado de trabalho. É considerada a população adulta, entre 14 e 65 anos empregada ou à procura de emprego. Setor Primário60,7%29,9%24,1%20,5% Secundário13,1%24,4%19,3%21,5% Terciário26,2%45,7%56,6%58% Distribuição da população economicamente ativa no Brasil População Economicamente Inativa (PEI) É a população que não está trabalhando nem buscando um emprego. Incluem-se os jovens com menos de 14 anos, os idosos, aposentados, estudantes e donas de casa. PEA X População brasileira A população economicamente ativa no Brasil é cerca de 47% da população total do país. Isto é, 53% da população é dependente.

PEA - Distribuição por gênero Crescimento da participação das mulheres; Discriminação - Salários das mulheres são inferiores aos dos homens com o mesmo cargo. Participação masculina = 58% Participação feminina = 42%

Aspectos sociais e culturais da população Países desenvolvidos X Países subdesenvolvidos X Países em desenvolvimento Globalização Desigualdades sociais IDH: Índice de Desenvolvimento Humano IDH elevado >0,9 IDH médio 0,5 a 0,9 IDH baixo < 0,5 “Brasil melhora IDH. O País ocupa agora a 84ª posição, estando entre os países de Alto Desenvolvimento Humano, com um índice de 0,718”.

20% dos mais ricos concentram 86% do consumo de bens e serviços IPH: Índice de Pobreza Humana IDH expectativa de vida < 60 anos analfabetos funcionais desemprego distribuição de renda O IDH ainda é limitado, pois não leva em conta aspectos sociais como desemprego, aumento da criminalidade, novas necessidades de saúde, poluição ambiental, desagregação familiar, entre outros. No Índice de Pobreza Humana (IPH) calculado apenas para países em desenvolvimento, o Brasil aparece na 20ª posição, num total de 103 países e territórios.

Índice de Gini: Mede o grau de desigualdade existente segundo a renda domiciliar per capita. Isto é, aponta as diferenças entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Seu valor varia de 0, (quando não há desigualdade - a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor), a 1, quando a desigualdade é máxima (concentração de renda total) Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. Dos 15 países mais desiguais do mundo, segundo o índice de Gini do mundo, 10 se encontram na América Latina e no Caribe. PNUD - Dados de 2008