Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
Advertisements

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
INTRODUÇÃO A OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Bacharelado em Sistemas de Informação
MBA GESTÃO DE ENERGIA Coordenação Prof. Dr. Rodrigo Cutri
Fenômenos de Transporte 1
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Física IV Prof. Dante Mosca
Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico
Curso Técnico em Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Tratamento de Águas de Abastecimento
Introdução a Ciência do Solo
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I (Transferência de quantidade de movimento) Aula 01: 01/03/2012 Introdução às operações unitárias. Conceito de transferência.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Introdução a Engenharia de Alimentos
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
Introdução à disciplina
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
6FIS405 – METEOROLOGIA BÁSICA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Computação Científica
Extração Líquido-Líquido
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
USJT – Universidade São Judas Tadeu
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
Universidade Federal de Itajubá
Organização Normas e Qualidade
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA QUÍMICA
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
AUDITORIA Profa. Andréia.
Física Geral e Experimental 3
Física Geral e Experimental 3
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Competências Profissionais
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAR Tratamento de Minérios
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS Prof a. Valdnéa Santos
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
INFORMAÇÕES GERAIS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio FENÔMENOS DE TRANSPORTES I Prof. ME RUBENS GALLO.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio FENÔMENOS DE TRANSPORTES I Prof. ME RUBENS GALLO.
Universidade Tiradentes
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Francisco Beltrão CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Coordenadora do Curso - Prof. Dra. Cleusa.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos

Identificação da Componente Curricular Componente curricular: Introdução a Engenharia de Alimentos Caráter da disciplina: Obrigatória Pré-requisito: Não possui Código: G Carga horária total: 60 h Créditos: 4; Teórica: 60 h

Ementa Objetivos do curso e de sua estrutura curricular, legislação profissional. Atuação do Engenheiro de Alimentos na indústria, instituições de pesquisa e no mercado de trabalho. Sistemas de unidades. Principais Indústrias de Alimentos e processos industriais.

Objetivo Geral Introduzir ao estudante o estudo dos conceitos básicos, da metodologia científica e das formas de atuação do Engenheiro de Alimentos.

Objetivos específicos -Demonstrar a importância de estabelecer uma organização no processo de aprendizagem, identificar métodos de estudo e pesquisa, conhecer as responsabilidades e o regimento ético-legal de sua profissão; -Proporcionar ao estudante o conhecimento dos processos industriais; - Demonstrar a importância do envolvimento em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Conteúdo Programático e Cronograma Encontro/ Data Número Aula Assunto 1) 08/032Introdução da disciplina 2) 09/032Apresentação dos laboratórios 3) 15/032Aula Inaugural 4) 16/032Definições de ciência dos alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos. Regulamentação profissional do Engenheiro de Alimentos. Ética profissional. 5) 22/032Engenheiro de alimentos e a comunicação: estrutura básica de um relatório acadêmico e técnico. Redação de trabalho científico. Apresentação de trabalhos. 6) 23/032Apresentação do PPP do curso. 7) 29/032Apresentação das normas acadêmicas (resolução 29) 8) 30/032Ensino, pesquisa e Extensão. Agências de fomento à pesquisa: CAPES, FAPERGS, CNPq. Pós- graduação em Engenharia de Alimentos. 9) 05/042Currículo Lattes 10) 06/042Unidades de Engenharia 11) 12/042Sistema e Estado de um Sistema 12) 13/042Densidade, Concentração, teor de umidade, temperatura, pressão, Entalpia 13) 19/042Noções de Balanços de materiais e energético 14) 20/042Definição de Alimentos. Matérias-primas 15) 26/042Exercícios 16) 27/042Prova 1

Conteúdo Programático e Cronograma 17) 03/052Semana Acadêmica 18) 04/052Semana Acadêmica 19) 10/052Conservação de Alimentos 20) 11/052Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Massa (destilação, absorção de gases, secagem) 21) 17/052Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Massa (extração líquido-líquido,extração sólido-líquido, cristalização) 22) 18/052Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Massa (adsorção e troca iônica, separação por membranas, desaeração) 23) 24/052Exercícios 24) 25/052Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Calor (Branqueamento, pasteurização e esterilização, evaporação e condensação) 25) 31/052Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Calor (congelamento, crio-concentração, refrigeração) 26) 01/062Exercícios 27) 07/062Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Quantidade de Movimento (bombeamento de líquidos, escoamento gravitatório, decantação, centrifugação) 28) 08/062Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Quantidade de Movimento (agitação de líquidos, mistura de líquidos e líquido-gás, atomização líquido- gás (aspersão), atomização líquido-líquido (homogeneização) movimentação de fluidos através de sólidos porosos)

Conteúdo Programático e Cronograma 29) 14/062Exercícios 30) 15/062Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Quantidade de Movimento (fluidização, transporte pneumático, transporte hidráulico, decantação de sólidos, filtração, ultra-filtração) 31) 21/062Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Quantidade de Movimento (peneiramento, decantação sólido-sólido, mistura sólido- sólido, moagem, compactação de sólidos, aglomeração de partículas sólidas) 32) 22/062Noções de Operações Unitárias em Processamento de Alimentos - Transferência de Quantidade de Movimento (Centrifugação sólido, líquido, separação com ciclones, mistura líquido-sólido, prensagem) 33) 28/062Exercícios 34) 29/062Apresentação de Seminários 35) 05/072Apresentação de Seminários 36) 06/072Prova 2 37) 12/072Entrega notas 38) 13/072Prova 3

Critérios de Avaliação Aprovação conforme normas acadêmicas Freqüência de 75% Média igual ou superior 6 sobre as notas das dua avalições Avaliações As avaliações consistirão de 2 avaliações onde os alunos deverão responder adequadamente as questões, de acordo com o que foi estudado durante as aulas. Cada avaliação consistira na metade do conteúdo ministrado. A nota final será a média da nota das 2 avaliações realizadas. Nota 1) Prova 1 (valor 10) Nota 2) Prova 2 (valor 6) + Seminários (valor 4)

Os alunos com médias inferiores a 6 e maiores que 3, e frequência maior ou igual a 75 % das aulas dadas, garantem o seu direito de fazer a atividade de recuperação. A atividade de recuperação será uma terceira avaliação, para os alunos que não alcançarem a média, que englobará todo o conteúdo do semestre. A nota final será a nota da terceira avaliação, o aluno que atingir média igual ou superior a 6 nesta avaliação, será considerado aprovado. RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1.HOLTZAPPLE, M. T., REECE, W. D. Introdução a Engenharia. 1ª Edição. Editora: LTC (Grupo GEN), PEREIRA, L.T.V, BAZZO, W.A. Introdução à Engenharia - Conceitos, Ferramentas e Comportamentos. 3ª Edição, Editora UFSC, GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. Atlas, FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos: Princípios e prática. 2ª Ed., Editora Artmed, 2006

Dia: Quarta-feira das 14:00 às 17:00h, Local: sala 2108 Os alunos também podem entrar em contato através de (disponibilizado na página da universidade) Atendimento

Regras de Convivência - Celular: atender fora da sala de aula - Horário de inicío da aula: 10:25 h - terça (tolerância 10min)- após não é permitida entrada na sala 10:25 - quarta (tolerância 10min)- após não é permitida entrada na sala