Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
TESTES DO CÉREBRO..
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
COMO SE ESCREVE ?....
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
TESTES DO CÉREBRO.
TESTES DO CÉREBRO.
Projecto de Identidade Pessoal
Como se escreve… Click para avançar.
TESTES DO CÉREBRO..
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Funções Prof. Márcio.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
PONTO, RETA E PLANO.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Espirito, as reuniões de unidade já é um sucesso!! Espirito, já tenho acima de 10 consultoras em todas as reunião de unidade Espirto, deste momento em.
INTRODUÇÃO -A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir. -É nas reações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
2° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
GESTÃO DO TEMPO.
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
QUIZ DO SISTEMA NERVOSO
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Criador: Junior Alves.  Você não é Heisten. E nem será, mas com certeza você Dara seus primeiros passos seguindo este slide.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Você se conhece? Todos nós estamos em busca do auto conhecimento, mas para se descobrir é preciso deixar de lado as máscaras, as atitudes que as pessoas.
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Repórteres de Guerra Cultura, Língua e Comunicação Mass Media Fábio Rodrigues, Rafael Lourenço e Rui Cura.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
O MENINO POUPADINHO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada com imagens disponíveis na internet.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
SEIS RAZÕES PARA DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS Pesquisa Realizada Pelo Prof. MARINS – Com Vários Empresários – Demonstra os Motivos Pelos Quais Uma Empresa.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
TESTES DO CÉREBRO..
TESTES DO CÉREBRO.
TESTES DO CÉREBRO..
Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu

ALGEBRA GEOMETRIA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA LÓGICA MATEMÁTICA

Importância da Lógica Se os alunos das séries iniciais e ensino fundamental estudassem lógica, não teriam dificuldades para entender expressões matemáticas, saberiam diferenciar “e” de “ou”, “quaisquer” de “alguns”... A lógica matemática está presente em tudo, a única coisa a fazer é saber relaciona-la, vamos ver a presença da lógica na língua portuguesa. Quantas vezes você não ouviu uma expressão do tipo:... Não tem ninguém em casa. Ora, se não tem ninguém é sinal de que existe alguém em casa, quem sabe lógica sabe perfeitamente que a negação de uma negação é uma afirmação! O mesmo acontece com o outro exemplo....Não existe nenhum número natural que seja negativo.

Álgebra e Aritmética Como trazer um conteúdo de álgebra para a aritmética? Pode parecer uma tarefa simples mas não é nada fácil. É necessário trabalhar a álgebra mas também trazê-la para o cotidiano para que os alunos possam ver a importância e suas aplicações, de nada adianta um aluno saber resolver um “trinômio quadrado perfeito” se não sabe para qual motivo que serve! Vamos analisar três exemplos à seguir: EX. 1 – Qual o número que somado com a sua metade é igual a 21? EX. 2 – Uma folha de jornal é dobrada seis vezes. Em quanto ficou reduzida sua superfície?? Esse é um “problema” que pode sim, ser resolvido por tentativas, mas é sem dúvida nenhuma muito fácil de ser equacionado. Você consegue equacionar este problema? Você consegue resolve-lo sem a ajuda de uma folha de jornal ou um lápis e um papel para desenhar ou esboçar uma idéia?

EX. 3 – Oito estudantes se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram? Esse é um problema muito interessante uma vez que pode ser simulado em sala de aula, muito bom para introduzir assuntos como: seqüência, progressão aritmética, análise combinatória entre outros.

P 1 – João foi para os EUA e depois de alguns meses já estava falando bem o inglês, mas tinha dificuldades financeira, assim mandou uma carta para o seu papai, que era um bom professor de matemática, dizendo o quanto ele precisava de dinheiro, o valor era o resultado da soma abaixo: Problemas Com o objetivo de tornar a matemática + atraente devemos tentar fazer com que os alunos se sintam desfiados pela matemática e notem um pouco da utilidade e da importância que ela tem em nossas vidas. Sabendo que cada letra corresponde a um algarismo, qual o valor que João pediu?

Esse é um tipo de exercício impossível de resolver sem tentativas, o aluno vai precisar usar seus conhecimentos matemáticos, precisa saber o que quer dizer o “vai um”, quais são as possibilidades etc... É sem dúvida nenhuma muito interessante. Idem a esse temos outros como: P 3 – Ana, Carlos e Diná gostam de gêneros literários diferentes: humor, mistério, esportes e aventura. Um dos colegas do grupo de Ana gosta mais de livro de mistério, enquanto Carlos e Diná não gostam de aventura. O gênero favorito de Pedro é esportes. Diná gostava de livros de humor mas acabou mudando de gosto. Qual o gênero de livro que Dina prefere?

Testes Aqui vai um pequeno exercício de calculo mental !!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Coloque a resposta no papel assim que lhe for pedido. Teste 1 - Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais Acrescenta mais 30 e novamente Acrescenta 20. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é o total?? Teste 2 – Quantas letras “F” possui o texto abaixo? FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

3+56 Testes Teste 3 – Faça cada calculo a seguir mentalmente! RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!

FIM