Bactérias META Apresentar as características inerentes às bactérias, bem como suas estruturas básicas e diversidade metabólica para que o aluno perceba.

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Transcrição da apresentação:

Bactérias META Apresentar as características inerentes às bactérias, bem como suas estruturas básicas e diversidade metabólica para que o aluno perceba a importância de empenhar-se em seus estudos. OBJETIVOS Descrever a célula bacteriana; Reconhecer a diversidade metabólica nas bactérias e o seu principal mecanismo de reprodução; Reconhecer a importância das bactérias, notadamente a ecológica;

Bactérias  Por que existem as bactérias?  Bactérias: Microorganismos unicelulares, procariontes, que podem viver isoladamente ou formar agrupamentos coloniais. Definição

Bactérias  Constituição:

Bactérias  Por que estudar as bactérias? Abundância Ciclo do nitrogênio Ecologia Uso industrial Doenças Engenharia genética e Biotecnologia Bactérias e a vida latente

Bactérias  Uso industrial LEMBRETE: A fermentação dos açúcares do leite pelas bactérias leva à produção de ácido láctico. A acidez decorrente dessa produção causa a precipitação das proteínas do leite, proporcionando a consistência típica da coalhada.

Bactérias  Ecologia CURIOSIDADE Através da decomposição de compostos orgânicos nitrogenados é liberado amônia (NH 3 ) para o meio. Essa ação das bactérias pode ser sentida quando percebemos o cheiro de amoníaco exalado de um banheiro público mal higienizado.

Bactérias  Ecologia

Bactérias (Doenças)Doenças Agente causal (etiológico) SintomasTransmissãoPrevençãoTratamento Tuberculose Mycobacterium tuberculosis Afeta pulmões, rins, intestinos e ossos Tosse, fala, expectoração e leite de vaca contaminado Vacina BCG Cura total com antibióticos Hanseníase Mycobacterium leprae Afeta pele (lesões) e órgãos viscerais Direta (contato com lesões ou muco nasal) ou indireta (objetos contaminados) Educação sanitária Cura total com vários medicamentos Cólera Vibrio cholerae Provoca graves lesões intestinais Água, alimentos, moscas, contato com pessoas infectadas Saneamento básicoAntibióticos Meningite Neisseria meningitidis Afeta meninges e provoca septicemia, manchas na pele, hemorragias e lesões encefálicas DiretaVacinaçãoAntibióticos Leptospirose Leptospira interrogans Afeta fígado e rins e provoca icterícia Contato com urina de rato contaminada Saneamento básico Antibióticos e cuidados gerais Botulismo Clostridium botulinum Afeta o sistema nervoso e a musculatura estriada (relaxamento muscular) Ingestão de alimento contaminado com a toxina botulínica Evitar consumir alimentos em latas abauladas e com odores suspeitos Soro antibotulínico Tétano Clostridium tetani Afeta musculatura estriada, causando contrações violentas e generalizadas Contato da bactéria com ferimentos profundos Vacinação antitetânicaSoro antitetânico Febre maculosa Rickettsia rickettsii Hemorragias na pele, com manchas (máculas), febre, dor de cabeça, confusão mental Picada do carrapato- estrela que transmite a bactéria Evitar contato com carrapatos Cuidados gerais e, eventualmente, antibióticos Salmonelose Salmonella sp Náuseas, vômitos, diarréia líquida, dor abdominal e febre Alimentos, água e ovos contaminados Beber água tratada, lavar as mãos, cuidados higiênicos dos alimentos, não comer ovos crus ou mal-cozidos Correção da desidratação e antibióticos, apenas em casos graves

Bactérias  Ciclo do nitrogênio - Fixação biológica (Rhizobium) – N 2 em NH 3 (amônia); - Nitrificação (Bactérias livres do solo ou nitrificantes) – NH 3 em NO 3 - (nitrato); - Desnitrificação (Bactérias desnitrificantes) – desmancham NH 3 e NO 3 – para devolver o N 2 à atmosfera;  Engenharia genética e biotecnologia - Plasmídeos para transferência de genes; - Gene para resistência a insetos.

Bactérias  Diversidade metabólica - Maioria heterótrofa: DecomposiçãoAssociação c/ outros seres vivos - Muitas são autótrofas: Fotossintetizantes Quimiossintetizantes Luz c/ fonte de energia - Cianobactérias (H 2 O + CO 2 + Luz) - Bactérias Sulfurosas (Chlorobium) (2H 2 S (ácido sulfídrico) + CO 2 + Luz) A energia é obtida de uma reação inorgânica - Ex. Nitrosomonas (2NH 3 + 3O 2 – 2HN H energia)

Bactérias  As bactérias heterótrofas e o oxigênio - Aeróbias – respiração celular p/ obter energia; - Anaeróbias facultativas – c/ O 2, respiram; sem O 2, fermentam; - Anaeróbias obrigatórias – morrem na presença de O 2 (Ex. Bacilo do tétano). CURIOSIDADE Algumas bactérias efetuam a respiração anaeróbia, na qual não é usado o O 2 na cadeia respiratória, mas sim, outro aceptor de elétrons, como o nitrato. Seu rendimento energético assemelha-se ao da respiração aeróbia.

Bactérias  As bactérias e a reprodução - Duplicação do DNA bacteriano; - Participação do mesossomo; - Alta velocidade (à cada 20 minutos); Divisão binária (assexuada): - Possibilidade de mutações. - Conjugação (troca de material genético); - Transdução (fragmento de DNA é passado p/ um vírus); - Transformação (fragmentos de DNA do meio são incorporados); Reprodução sexuada (menor frequência):

Bactérias  As bactérias e a reprodução

Bactérias  Cuidado com o uso de antibióticos - Uso indiscriminado e automedicação; - Uso incorreto por períodos impróprios; - Uso abusivo e ininterrupto; Razões para o aumento de resistência aos antibióticos: - Utilização como aditivos em ração animal. CURIOSIDADE Uma das bactérias que mais preocupam os médicos é a Staphylococus aureus, causadora de furúnculos e pneumonia grave. Algumas variedades apresentam múltipla resistência a todas as drogas do mercado, exceto à vancomicina. No entanto, alguns enterococos, parentes dos estafilococos, possuem gene p/ resistência à vancomicina. Se as duas se reproduzirem por conjugação, o problema será sério.

Bactérias  Conhecendo as cianobactérias: - Procariontes; - Autótrofos fotossintetizantes; - Fixadoras de N 2 ; - Não possuem cloroplasto, só pigmentos fotossintetizantes; - Podem liberar toxinas na água (cianotoxinas).