Estado de São Paulo Planos Diretores de Transporte ago/2011 PDDT 2000-2020 PDDT 2010-2030.

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Transcrição da apresentação:

Estado de São Paulo Planos Diretores de Transporte ago/2011 PDDT PDDT

Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes PDDT ago/2011

Diagnóstico Caracterização do Situação Atual

Demanda concentrada na Carga Geral Diagnóstico

Demanda concentrada na Carga Geral Demanda concentrada na Macrometrópole Diagnóstico 6% Tráfego de Passagem 12% Outros Estados 26% Estado 1% Comércio Exterior Outros Estados 2% Comércio Exterior Resto do Estado 3% Comércio Exterior Macrometrópole 50% Macrometrópole

Demanda concentrada na Carga Geral Demanda concentrada na Macrometrópole Desequilíbrio da Matriz de Transportes Diagnóstico

Demanda concentrada na Carga Geral Demanda concentrada na Macrometrópole Desequilíbrio da Matriz de Transportes Demanda Futura de Infraestrutura Rodoviária Suficiência da Malha Estadual Expansão da Malha Capilar (vicinais) Diagnóstico 0 a 5 km 5 a 10 km 10 a 15 km 15 a 20 km 20 a 25 km Distâncias Acessibilidade Rodoviária

Saturação dos eixos rodoviários que chegam à RMSP S. B. CAMPO Anchieta Dutra Raposo Tavares Castello Branco Anhangüera / Bandeirantes Fernão Dias Ayrton Senna Imigrantes Régis Bittencourt Evolução do Nível de Serviço Rodovia AnhangueraDDFFFFF BandeirantesCDEFFFF AnchietaDDFFFFF ImigrantesCCDDFFF Castello BrancoCDDFFFF Raposo TavaresCDDFFFF Ayrton SennaCDEFFFF DutraDEFFFFF

Saturação do Acesso ao Porto de Santos Anchieta Imigrantes Rodoanel SP 041 SP 059 SP

Prognóstico Caracterização do Cenário Futuro

Cenários Macroeconômicos Brasil São Paulo Histórica Brasil2.4%(80/98)3.4%(94/98)5.3%(51/98) 5.3% 5.1% 3.6% 2.2%3.4% 2.4% Taxas Médias Anuais de Crescimento do PIB (2000/2020) Taxas Cenários PessimistaProvávelOtimista

Taxas Projetadas de Crescimento: 2000 – 2020 Comportamento em Relação à Média do Estado -20% -15% -10% -5% 0% 5% 10% 15% 20% Araçatuba Marília Ribeirão Preto RMSP S. J. do Rio Preto Registro Bauru Santos Pres. Prudente Barretos Central Campinas Franca S. José dos Campos Sorocaba

Cenário Futuro – 2020 População do Estado: 43 milhões Renda per capita: entre US$ e US$ Produção de Transporte Setor manufatureiro declina participação na economia Reduz-se a dimensão média dos produtos transportados Cresce o valor das cargas por unidade de peso

Demanda Futura – 2020 CARGA GERAL MINERAIS 67 5 AGRÍCOLAS 60 5 ENERGÉTICOS 45 4 AGROINDUSTRIAIS 38 3 PRODUTO 10 6 t % TOTAL

Conceito Geral da Estratégia Básica O predomínio da carga geral reclama a construção de uma infraestrutura física um salto de modernização institucional habilidade em movimentar grandes volumes de carga unitizada (contêineres) Esse arcabouço é essencialmente INTERMODAL

Estratégia Básica: Implantação da Intermodalidade Mas qual o potencial de contribuição de cada modo de transporte para a obtenção de uma matriz mais equilibrada no futuro ?

Implantação da Intermodalidade Potencial de Contribuição da Hidrovia Pontos Fortes Baixo Custo Operacional Pontos Fracos Necessita de complementação em ambas as pontas Concentração Direcional do Fluxo (não tem carga de retorno) Projeto de Baixa Capacidade Muitas Eclusagens Malha Restrita

Implantação da Intermodalidade Potencial de Contribuição do Modo Aeroviário Pontos Fortes Rapidez Confiabilidade Pontos Fracos Alto custo operacional Modo altamente especializado

Implantação da Intermodalidade Potencial de Contribuição do Modo Dutoviário Pontos Fortes Baixo Custo Confiabilidade Pontos Fracos Modo altamente especializado Pequena infraestrutura instalada no Estado

Implantação da Intermodalidade Potencial de Contribuição do Modo Ferroviário Pontos Fortes Alta capacidade Custo competitivo Não especializado Grande infraestrutura instalada Tem conexão com os outros estados Pontos Fracos Baixa oferta de serviços Confiabilidade

Implantação da Intermodalidade Potencial de Contribuição de cada Modo Hidroviário Baixo Custo Necessita de Complementação Concentração Direcional do Fluxo Projeto de Baixa Capacidade Aeroviário Alto Custo Modo Especializado Dutoviário Baixo Custo Modo Especializado Ferroviário Custo Competitivo Capacidade Ociosa Não especializado Grande Malha Instalada IntermodalidadeRODO-FERROVIÁRIAIntermodalidadeRODO-FERROVIÁRIA

Requisitos da Intermodalidade Exigências da Carga Geral (alto valor agregado) Velocidade Pontualidade Confiabilidade Exigências Econômicas dos Modos não Rodoviários Concentração dos Fluxos Regularidade Contratos de Longo Prazo Distância Carga Geral Unitizada Exigências da Logística Urbana Redução dos percursos na malha urbana Exigências na Interação entre os modos Sincronismo entre os fluxos rodoviários e não rodoviários Rapidez nas transferências nos terminais Substituir o modelo logístico DISPERSO pelo modelo ESTRUTURADO Uma rede regional de PLATAFORMAS LOGÍSTICAS RequisitosNovos Rumos

Rodoanel S. B. CAMPO Anchieta Dutra Raposo Tavares Castello Branco Anhangüera / Bandeirantes Fernão Dias Ayrton Senna Imigrantes Régis Bittencourt Trecho Oeste Trecho Sul Trecho Norte + Leste RODOANEL

O Ferroanel CAMPINAS SÃO PAULO SANTOS Tramo Norte Tramo Sul Tramo Noroeste LEGENDA Rodovias MRS ALL CPTM Ferroanel Sul Ferroanel Norte Ferroanel Noroeste Estações Jundiaí Mairinque Evangelista de Souza Manuel Feio Calmon Viana Rio Grande da Serra Vila Califórnia Campo Limpo Boa Vista Ipiranga Ermelino Matarazzo Amador Bueno Barra Funda Brás LapaOsasco

O Ferroanel O Ferroanel Completo é importante para São Paulo, mas o Tramo Sul é PRIORITÁRIO, pois: Cria um novo acesso ao Porto de Santos para as cargas do Vale do Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro; Permite uma transposição ferroviária da RMSP no sentido leste-oeste mais eficiente; Permite rotas ferroviárias de longa distância.

São Paulo Santos Campinas S. J. dos Campos São Sebastião Régis Bittencourt Imigrantes Anchieta Ayrton Senna Presidente Dutra Fernão Dias Raposo Tavares Castello Branco Anhanguera Bandeirantes FERRONORTE MRS Ferroanel Tramo Sul Ferroanel Tramo Norte Rodoanel Gargalos de Transposição da RMSP

A Plataforma Logística O CLI é essencial para o intermodalismo e para a mudança na matriz modal: sem ele não há transferência de carga geral para a ferrovia.. Plataforma Logística = Centrais de Distribuição + Serviços de Apoio Plataforma Logística = Centrais de Distribuição + Serviços de Apoio Terminal Intermodal Caminhão - Trem Portarias controladas, Sistemas de Informação, etc A Localização é Muito Importante !!

Trem Expresso de Carga

Resolvendo a Quebra de Bitola RESOLVIDO O GARGALO DA QUEBRA DE BITOLA, SÃO PAULO TRANSFORMA-SE EM “HUB” FERROVIÁRIO CONTINENTAL Bitola Estreita Bitola Larga AO MESMO TEMPO EM SÃO PAULO OPERAM FERROVIAS EM BITOLA LARGA e BITOLA ESTREITA

Política de Preços PRINCIPIO BÁSICO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE TRANSPORTES “REGRA DE OURO” P = CMg t ou seja: “Cada usuário deve pagar o CUSTO SOCIAL MARGINAL TOTAL do deslocamento por ele provocado.” Quais são estes custos ??? custo operacional custo de infraestrutura custo das externalidades (acidentes, poluição, congestionamentos)

Arcabouço Intermodal

Impacto na Matriz de Transportes

Estado de São Paulo Planos Diretores de Transporte ago/2011 PDDT PDDT