In Fábrica do Texto (adaptado)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Projecto Bons Métodos, Bons Resultados
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Como se faz um trabalho escolar?
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Objectivos Principais SSSSensibilizar-te para o estudo AAAAjudar-te a estudar AAAAjudar-te a melhorar o teu aproveitamento escolar AAAAjudar-te.
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
Mini Curso de PowerPoint
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Resumo.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
FICHAMENTO.
  1.1 Tema  1.2 Objetivos  Geral  Específicos 1 INTRODUÇÃO.
Resumo e Síntese.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
Redação de Texto Científico Acadêmico
Como fazer uma bibliografia?
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 5.
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
O Regulamento. O regulamento é um texto de caráter normativo que reúne um conjunto de regras, preceitos e prescrições cujo objetivo é, estabelecer um.
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
Direitos dos Leitores. direito de não ler direito de saltar páginas.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Manuela Matos Monteiro (adaptado). Filmes Na referência bibliográfica de filmes devem constar os seguintes elementos: Realizador Título original Título.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
O ATO DE ESTUDAR COMO POSTURA CRÍTICA: O ATO DE LER E SUBLINHAR
Instituto de Educação a Distância Interativa Coordenação Acadêmica: Prof. Wander Garcia.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
A Galinha Ruiva.
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT (PPT) Guião de elaboração Biblioteca Escolar E.S. Marques de Castilho.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Como se faz um debate? In Fábrica de Texto (adaptado) Mediateca Escolar - Guia Prático.
Como se faz um cartaz? In "Que fazer na biblioteca da escola” de Maria Eugénia Cunha (adaptado)
A viagem da Sementinha.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016.
O Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação,
Mediateca Escolar - Guia Prático
Título Texto Introdução Resultados Material e Métodos Conclusões
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

In Fábrica do Texto (adaptado) Mediateca Escolar - Guia Prático Como fazer uma Síntese? In Fábrica do Texto (adaptado)

1º Passo – Leitura Leia várias vezes o texto –base Sublinhe as ideias ou factos essenciais Detecte o modo como as ideias ou factos se interligam

2º Passo – Elaboração da síntese Introdução Referencie: O texto O tema tratado O autor

2º Passo – continuação Desenvolvimento Indique as ideias principais Agregue ideias particulares tornando-as ideias gerais Evidencie a posição do autor Use uma linguagem clara e objectiva Use a 3ª pessoa gramatical Articule as ideias do texto, sem se preocupar com a ordem pela qual elas aparecem

O que não deve fazer!!! Afastar-se do tema do texto-base Fazer citações Usar repetições Fazer transcrições do texto Exceder um terço do texto original

Ficha Técnica Realização: Mediateca Escolar Coordenadora do Projeto: Gina Rodrigues Equipa do Projeto : Gina Rodrigues, Mª José Rodrigues e Rosa Albuquerque 2010/2011 ES com 3º Ciclo do EB de Matias Aires Mediateca Escolar – Projecto Bons Métodos, Bons Resultados