A COR
Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz. O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos. Pode se referir à cor do cabelo, à cor dos olhos ou à cor da pele. Neste último caso, a expressão "de cor" indica alguém com tom de pele escuro. Conceito de cor
Modelo aditivo: Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca. - O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. - Os monitores e televisores, utilizam o modelo aditivo (modelo RGB) para representar a cor. Modelos de Cor
Modelo subtrativo: Num modelo subtractivo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. - A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos. - As impressoras e plotters utilizam modelos subtractivos para representar a cor (modelo CMYK).
Modelo RGB: No modelo RGB existe um tipo de cone que detecta e responde à cor vermelha (R de red), outro que detecta e responde à cor verde (G de green) e um terceiro correspondente à azul (B de blue). Estas cores designam-se por cores primárias aditivas, pois é possível definir qualquer cor através da especificação das quantidades de luz R, G e B que essa cor contém. Note-se que a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto a mistura dos comprimentos de onda ou das cores R, verde G e B indicam a presença da luz ou a cor branca.
O modelo CMYK: È um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (blacK). O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo(Yellow) A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
Modelo HSB: HSB é um modelo de cor muito utilizado nos programas que utilizam cor, consegue representar a gama de cores do RGB e do CMY. HSB significa Tom (Hue), Saturação (Saturation) e Luminosidade (Brightness). Através deste modelo, quase todas as cores são representada por 3 números. O primeiro número é o tom, e seu valor varia de 0 a 360 graus.. O segundo número é a saturação, ela representa a pureza de cor ou, mais exatamente, a sua percentagem, o terceiro número é a luminosidade.
Modelo de Cores HLS: H- ue L- lightness S- saturation O branco em hls é considerado a cor mais luminosa. O espaço pode-se substituir-se por duas pirâmides hexagonais.
Modelo RYB RYB (Red, Yellow, Blue = Vermelho, Amarelo, Azul) é um modelo histórico de síntese subtractiva de cor. Atualmente, sabe-se que este modelo é cientificamente incorreto, mas ainda assim é bastante utilizado em artes plásticas. Neste modelo, as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, com as respectivas complementares secundárias laranja, púrpura e verde.
Modelo yuv É utilizado pelos sistemas de televisão europeu PAL e francês SECAM e na compressão dos formatos JPEG/MPEG. No sistema de televisão americano e asiático NTSC é utilizado um modelo de cor equivalente designado YIQ.
Aplicações do modelo RGB: As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores vermelha, verde e azul. Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores.
Profundidade da Cor: Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
Texto: subtractivo and.html Web grafia
Imagens: ruY0J6OUPko/Tx3n8B5qSKI/AAAAAAAAAAw/OX_mtXd9uPo/s1600/colorhsbcylinder.png
Trabalho realizado por: Daniel Martins 10ºc Nº4 Pedro Silva 10ºc Nº 20