Interpretação e compreensão de textos Profª Djane Ferraz.

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Transcrição da apresentação:

Interpretação e compreensão de textos Profª Djane Ferraz

Para pensar!!! “Se você fala com um homem em uma língua que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você fala com ele na língua dele, isso atinge o coração dele.” Nelson Mandela

Compreensão interpretação

Interpretação e compreensão de textos A compreensão está no texto:  Comandos para compreensão de textos Esses comandos baseiam-se em verbos que indicam ações visuais, ou seja, orientam o candidato às ideias explícitas. Por exemplo: Percebe-se que... Constata-se que... Observa-se que... O texto informa que... O narrador do texto diz que... Segundo o texto, é correto (incorreto) dizer que...

Interpretação e compreensão de textos  A interpretação está fora (além) do texto O ato de interpretar possibilita a construção de novos conhecimentos a partir aqueles que existem previamente na memória do leitor. Esses conhecimentos são ativados e confrontados com as informações do texto, permitindo-lhe atribuir coerência àquilo que está lendo.

Comandos para interpretação de textos  Esses comandos baseiam-se verbos que indicam inferências, ou seja, orientam o candidato às ideias implícitas. Por exemplo: Depreende-se do texto que... Subentende-se das ideias e informações do texto que... A partir das ideias do texto, infere-se que... O texto permite deduzir que... Pode-se concluir do texto que... A intenção do narrador é...

Interpretação e compreensão de textos  Erros frequentes na leitura de textos 1. Extrapolação – consiste em acrescentar informações ausentes no texto original ou mesmo aplica-lo em outros contextos. 2. Redução – ocorre quando o leitor diminui as informações ou a intensidade do texto. 3. Inversão – acontece quando o leitor perde passagens do desenvolvimento do texto ou altera a orientação de seu sentido (fato que pode levá-lo aconclusões opostas às expressas pelo autor).

Exercitando Só falta o Senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-through sejam proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional, a saber: Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer “Tu vai” em espaços públicos do território nacional; Nenhum cidadão paulista poderá dizer “Eu lhe amo” e retirar ou acrescentar o plural em sentenças como “Me vê um chopps e dois pastel”; Nenhum dono de borracharia poderá escrever cartaz com a palavra “borraxaria” e nenhum dono de banca de jornal anunciará “Vende-se cigarros”; Nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como “casar-me-ei” ou “ver-se-ão”. PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8/04/2001

No texto acima, o autor a)mostra-se favorável ao teor da proposta por entender que a língua portuguesa deve ser protegida contra deturpações de uso. b)ironiza o projeto de lei ao sugerir medidas que inibam determinados usos regionais e socioculturais da língua. c)denuncia o desconhecimento de regras elementares de concordância verbal e nominal pelo falante brasileiro. d)revela-se preconceituoso em relação a certos registros lingüísticos ao propor medidas que os controlem. e)defende o ensino rigoroso da gramática para que todos aprendam a empregar corretamente os pronomes. B