Apresentação sobre Oportunidades de Exportação em Mozambique Fabião Fatissone IPEX- Instituto para a Promoção de Exportações Maputo, Julho de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nó Moçambicano Breve panorâmica Por Bruno Araújo.
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
ordenamento do território e urbanismo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Recursos Minerais.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
SNV Moçambique.
Inês Bourgeois, Nº6 Inês Fonseca, Nº8
RECURSOS NATURAIS.
Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
O Comércio à Escala Mundial
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Prof. Angello Reggio Neto
Guiné-Bissau CARACTERIZAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO DO PIB
BALANÇA COMERCIAL GOIÁS 2013
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PARAGUAI
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
2012.
Recursos Biológicos Vídeo.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
FORUM-MISSÃO EXPORTAR LISBOA/O8
Moçambique.
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
Representacao Comercial de Angola em Portugal
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
PROGRAMAS DE ETANOL NA AFRICA AGRENER06: UNICAMP, 6-8 Junho 2006 Curso: Biocombustiveis Liquidos Francisco Rosillo Calle Imperial College London
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Exportação de Camarão Dados Estatísticos Rio Grande do Norte Novembro/2003.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
JAPÃO + BRASIL COOPERAÇÃO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Comércio Exterior - conceitos
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Mercado Eléctrico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano 2010/2011.
BALANÇA COMERCIAL GOIÁS BALANÇA COMERCIAL GOIÁS 2015.
Capítulo 2- A evidência do atraso em tempos de globalização Aula 10 (T) – Os mercados: As relações económicas com o exterior 1- Comércio externo e crescimento.
APRESENTAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU Mouhammed Djicó Ould Ahmed – Ponto Focal País Agostinho Sadjá Mané – Ponto Focal OMS/GUB Lydie Victor – Bibliotecária Júlio.
Projectos e Áreas de Acção/Actuação
Eduardo Carlos Spalding Comissão de Energia ABAL – Associação Brasileira do Aluminio SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE). Base Legal do Regime Lei n° /07 (alterada pela Lei n° /08); Decretos nº 6.634/08 e 6.814/09; Resoluções.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Transcrição da apresentação:

Apresentação sobre Oportunidades de Exportação em Mozambique Fabião Fatissone IPEX- Instituto para a Promoção de Exportações Maputo, Julho de 2010

Introdução - IPEX O Instituto para a Promoção de Exportações - IPEX é uma unidade socio-económica com fins não lucrativos, criada em 1990, pelo Decreto nº 25/90 de 29 de Novembro, com o objectivo de impulsionar e coordenar a execução de medidas de políticas que visem o desenvolvimento das exportações nacionais

Introdução - IPEX(cont.) Constitui mandato do IPEX: Impulsionar e coordenar a execução das medidas de políticas que visem o desenvolvimento das exportações nacionais, através de: Fomento da base de produção para exportação; Promoção das exportações dos produtos nacionais; Providenciar informação comercial ao sector público e privado; e Prestar apoio aos exportadores em geral e, às PME´s em particular.

Missão & Visão Missão Desenvolver e promover a exportação de produtos e serviços moçambicanos, harmonizando as suas actividades com todas as instituições que lidam com o comércio externo. Visão Afirmar-se como o ponto focal nacional para o desenvolvimento e promoção das exportações de Moçambique.

Valores importantes a prosseguir Delinear actividades orientadas para o interesse do cliente; Providenciar serviços com eficiência e qualidade; e Desenvolvimento efectivo dos Recursos Humanos com vista a sua cabal satisfação.

Instrumentos Para lever a cabo as suas actividades o IPEX possui : o Duas delegações regionais para servir as zonas centro e norte do país, nomeadamente na Beira e Nampula; o Um Centro de Informação Comercial e de Mercados com biblioteca e acesso fontes de informação comercial especializada actualizada; o Um Centro de Referência sobre questões multilaterais para o sector privado; o Publicações (Directório e Manual do Exportador, Boletim Informativo, Website, etc.) o Outros.

Sectores com potential de exportação o Agricultura e Florestas; o Pesca; o Recursos minerais e energéticos; o Industria manufactureira; e o Turismo.

Sectores com potential de exportação Agricultura & Florestas A agricultura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia nacional. Principais culturas produzidas em Moçambique Milho, Tabaco, Algodão, Especiarias, Plantas exóticas e medicinais, Arroz, Mandioca, Sementes de oleaginosas Feijões Cana de açúcar; Frutas & Vegetais Madeira Chá Outros produtos com potencial de exportação Sal Mel Principais produtos de exportação Açúcar Algodão Copra Castanha de caju Amêndoa de caju Chá Citrinos. Madeira Camarão Tabaco Gás natural Electricidade Alumínio

Sectores com potential de exportação Pescas Pescas Camarão; Lagosta; Peixe; Caranguejos, Lulas Polvo Outros Serviços Turismo Tecnologia de Informação e Comunicações

Sectores com potential de exportação (Principais ocorrencias de minerais conhecidas em Moç. - Reservas estimadas) Sectores com potential de exportação (Principais ocorrencias de minerais conhecidas em Moç. - Reservas estimadas) Apatite274 millions tons Asbetos tons Bauxite6.13 millions tons Bentonite8.45 millions tons Granito Negro2 millions tons Argila18.3 millions tons Carvão million tons Material de construção5 bilion tons Cobre tons Diatomite3 million tons Feldspato ton Fluorite1.45 million tons Ouro tons Guano tons Gesso40.2 millions tons Grafite40 millions tons Minério de Ferro254 millions tons Areas Pesadas Caulino4.4 millions tons Mármore30 millions tons Mica tons Gás Natural2.7 TCF Nefelino4.3 billions tons Calcário39.76 millions tons Perlite tons Silica11.4 millions tons Minério de Tantalo7.5 millions tons Minério de Titánio348 millions tons Fonte: MIRENE

Oportunidades Integração Regional da SADC = mercado de + de 200 milhões de habitantes (consumidores); Acesso a mercados preferenciais (E.U.A. (AGOA; UE (EBAs); China, Índia, outros) Existência de produtos agrícolas para processamento; Existência de infra-estruturas básicas( portos, vias férreas, estradas, etc); Taxa Zero nas exportações; Procedimento nas exportações simplificado; Outras

Principais produtos de Exportação em 2009 (103 USD)

Principais Destinos das Exportações, 2006 (10 6 USD)

Evolução da Balança Comercial (106 USD) - FOB

Contactos Sede– Maputo Av. 25 de Setembro, 1008 – 2° Andar C.P – Maputo Telefone: 21 – /8 Fax: 21 – Delegação Regional Centro: Beira Rua Governador Augusto Castilho, n° 60, 2 Andar Telefone: 23 – – Fax: Delegação Regional Norte: Nampula Edifício Nampula, Av. Eduardo Mondlane, 326, 2 Andar Porta 11. Telefone: Fax: WEBPAGE:

Obrigado