Introdução: Quando o profissional de beleza não segue as regras de boas práticas em suas atividades, coloca em risco a sua própria saúde. Riscos: -Reações.

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Transcrição da apresentação:

Introdução: Quando o profissional de beleza não segue as regras de boas práticas em suas atividades, coloca em risco a sua própria saúde. Riscos: -Reações alérgicas aos produtos utilizados. -Doenças posturais, como: -comprometimento da coluna; - varizes nos membros inferiores em função do longo período que trabalham em pé, ou sentados . -Hepatite B e C e a AIDS, transmitidas pelo sangue. - Micoses e infecções de pele.

Micoses. (Onicomicoses).

Os fungos sobrevivem e se reproduzem em locais úmidos, quentes e com pouca claridade. Podemos adquiri-los de várias maneiras, principalmente se estivermos com nossa resistência baixa. Eles estão presentes em locais de uso público, como: -piscinas e saunas, -nos calçados, meias, toalhas e roupas íntimas de quem as possui ou -em materiais de uso comum (sem esterilização adequada ou não descartáveis).

Medidas preventivas: Com elas você estará reduzindo os riscos de doenças para você e sua clientela. Pessoal. Com atitudes simples, mas de grande valia como: -tomar banhos diários, -não utilizar toalhas, meias ou calçados de outras pessoas, -enxugar bem entre os dedos, -evitar meias de nylon e calçados de plástico ou sintéticos. Se for obrigado(a) a sempre usar calçados fechados, não esmalte as lâminas e tome sol nos pés em horário saudável. Profissional: -Imunização -Vacinas para a proteção contra o tétano e a difteria (dupla adulto) e Hepatite B. -Uso de EPI.

-Ambiental. Higienização de : pisos e paredes, mobiliário e banheiros. - Produtos em Geral Produtos cosméticos, toalhas, espátulas e outros.

Para permitir um melhor desempenho das atividades profissionais, é recomendável aos responsáveis por estabelecimentos de embelezamento verificar itens como: Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual; • Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos.

Não utilize: extensões ou benjamins (sobrecarga): é proibido ter fiação exposta para evitar curto circuito; • Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado; • Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão. • Ralos devem ter condições de fechamento; • Água encanada potável;

Ligação na rede de esgoto; • Mobiliários devem ter superfície lisa, não porosa; • Vestiário com armários para profissionais; • Banheiro para os funcionários, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha; • Pia exclusiva para limpeza de material como: alicates, espátulas de metal para unhas, escovas de cabelo, pentes, bacias, cubas e outros;

• Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como : alicates, espátulas de metal para unhas e outros; • Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização; • Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha. Quando em centros comerciais, pode ser utilizado o sanitário destinado ao público, desde que esteja localizado nas proximidades; • Organizar o lixo comum em saco plástico, separando-o do lixo de material reciclável.

Eletroterapia. - Emoliente; - Micromotor; - Lixas (plantares/lâmina); - Brocas(ponta arredondada e para desbaste); - Bisturi nuclear estreito; - Alicate de corte; - Alicate de lâmina; - Alta-freqüência; - Algodão; - Hidratante.

PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO. VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE • Os materiais de metal, vidros, compressas de gaze, algodão, devem estar embalados individualmente ou acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor e esterilizados a 120º C por 15-20minutos.

VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE

VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE .

VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE .

CALOR SECO / ESTUFA • Os materiais de metal, depois de lavados, devem ser colocados em estojos de alumínio ou aço inoxidável, tipo marmita; ou em envelopes próprios para esterilização em estufa; • A ponta do alicate dever ser protegida com papel alumínio devendo ser retirado na frente do cliente; • A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2horas.

CALOR SECO / ESTUFA

• O tempo para esterilização deve ser contado a partir do momento em que o termômetro longo do bulbo (mercúrio) atingir a temperatura programada no termostato (botão do equipamento). • Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido. Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.

Leia com atenção o manual técnico de seu equipamento e siga corretamente as instruções do fabricante. Guarde o manual em local de fácil acesso para que possa ser consultado sempre que necessário. Fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal.

-Abordar as rotinas de trabalho. Manual de rotinas: Elaborar um manual de rotinas e procedimentos detalhado de cada serviço prestado, mostrando-o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas como: -Abordar as rotinas de trabalho. -Cuidados com os instrumentos de trabalho como toalhas, esterilização de instrumentos e orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho.

Higienização do ambiente. -Pisos – é necessário a retirada imediata dos resíduos de cada cliente. -Mobiliários – devem ser limpos com água e sabão ou detergentes, por dentro e por fora. -Banheiro – devem ser limpos com água e sabão e feita a desinfecção do vaso sanitário com água sanitária.

Toalhas de tecido. • Devem estar lavadas e preferencialmente embaladas em saco plástico individualmente; • Guardadas de forma organizada em local limpo, seco e arejado, podendo ser prateleira ou armário; • Usar uma para cada procedimento, independente de ser a mesma cliente; • As sujas devem ser colocadas em local diferente das limpas, para evitar Contaminação. Podem ser lavadas em lavanderia ou de forma doméstica, com água e sabão e passadas a ferro quente.

-Usar produtos que contenham no rótulo: nome do produto, marca, lote, prazo de validade, conteúdo, país de origem, fabricante /importador, composição e finalidade de uso, responsável técnico, registro no Ministério da Saúde / ANVISA;

Usar produtos manipulados em farmácias só quando devidamente prescrito por médico, especificamente para o cliente; Possuir manual de instrução dos aparelhos, notificação de isenção de Registro no Ministério da Saúde / ANVISA e manutenção do aparelho conforme orientação do fabricante.

aos componentes químicos do produto que você vai utilizar. Antes de aplicar qualquer produto sobre a pele, pergunte ao seu cliente se ele (a) tem algum tipo de alergia aos componentes químicos do produto que você vai utilizar. Esses produtos devem ser guardados e protegidos da luz, calor e umidade, totalmente separados de alimentos e produtos de limpeza.

LEGISLAÇÕES • Código Sanitário do Município de São Paulo - Lei Municipal n.13.725, de 09/01/2004; • Ministério do Trabalho e Emprego - Classificação Brasileira de Ocupações, 2002; • Resolução ANVISA n. 79, de 28/08/2000 - estabelece a definição e classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e outros com abrangência neste contexto; • Portaria CVS - 11 de 16/08/1993 - dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos que exercem atividade de podólogo (pedicuro); • Guia de Legislação Profissional - ocupações de nível técnico em comércio e serviços. SENAC / FIOCRUZ, 2002. In: www.epsjv.fiocruz.br; • Código de Defesa do Consumidor - Lei Federal n. 8078/90.

Fonte: Beleza com segurança. Guia técnico para profissionais. Realização: COVISA- Coordenação de vigilância Sanitária. Prefeitura da cidade de São Paulo. Secretaria da saúde.