Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Biblioteca Virtual en Salud en
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) Oficina de Trabalho RIPSA no Estado Brasília, 10 dezembro 2007 A iniciativa RIPSA Nacional RIPSA.
A iniciativa “RIPSA Nacional”
Relatório de Finalização do Projeto RFP
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Minas Gerais.
Cooperação Técnica para
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Gerenciamento da Integração
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Contexto de atuação do CME
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE BVS-EPS
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Rio de Janeiro.
Alagoas.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Monitoramento e Avaliação
MAIO 2010.
REUNIÕES REGIONAIS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
PELD PROGRAMA DE PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO Onivaldo Randig Março/2016 AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL EXECUTADA PELO CNPq DESDE 1997, com destaque orçamentário.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 10 de Junho.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
ENTREGAS DE COMUNICAÇÃO -Comitê de Comunicação -Mapeamento da Comunicação no Sistema Unimed -Criação de Indicadores de Comunicação Nacionais (em andamento)
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo, 15 de abril de 2010

A BIREME acompanha e orienta as instâncias da BVS, realizando capacitações promovendo a transferência e adoção do modelo

Avaliação das Instâncias da Rede BVS Busca –Apoiar a Rede em sua evolução, qualidade e adequação ao Modelo da BVS –Orientar as instâncias da BVS em suas atualizações –Gerar feedback de pontos positivos e a melhorar em cada instância da BVS Este processo permite classificar as instâncias da BVS em distintas fases de evolução:

Cenários de Evolução da BVS Posta em marcha ou piloto: Discussão, articulação e gestão entre produtores, intermediários e usuários da informação. Momento de adoção do Modelo da BVS. Em desenvolvimento: Execução de projetos buscando o fortalecimento do trabalho cooperativo e descentralizado, além da publicação e atualização da rede de conteúdos e fontes de informação. Certificada: A BVS é referência de informação científica e técnica em saúde na internet, mantendo-se atualizada, estruturada, ativa e resultado de trabalho cooperativo em rede.

BVS Piloto 1 BVS em Desenvolvimento BVS em Desenvolvimento 3 BVS Certificada 5 2 Avaliação 4 6 BVS Desativada 8 7

Desencadeada mediante solicitação por parte de suas instituições coordenadoras ou de mapeamento realizado pela BIREME devido às suas perspectivas de mudança de status. Baseada em critérios pré-definidos Avaliação das Instâncias da Rede BVS Critérios para a avaliação dos portais da BVS

Indica o estágio de desenvolvimento da BVS Orienta as instituições do Comitê Consultivo com sugestões e recomendações relativas à adoção do Modelo. Permite identificar as fortalezas, debilidades e os próximos passos que permitirão a evolução da BVS, sempre almejando a certificação. Relatório de Avaliação

Cada relatório de avaliação passa pela análise de ao menos 3 especialistas da BIREME até que seja definido o parecer final (Comitê de Avaliação). Atualmente, 8 profissionais da BIREME de diferentes áreas participam desta atividade.

Relatório de Avaliação Documento Base de Avaliação de Instância da BVS

Evolução da Rede BVS

mais Dados estatísticos que permitem monitorar e acompanhar a evolução da Rede BVS

Progresso do número de iniciativas de BVS por Cenário de Evolução

No Brasil 31 iniciativas

Debate :-D Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS