LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS

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Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS ÁREA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS - CEERJ LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS

“Deus fez o homem para viver em sociedade.” Livro dos Espíritos p.766 “O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não tem todas as faculdades. É necessário o contato com outros homens.” Livro dos Espíritos p.768

O OUTRO A vida do homem é, portanto, uma vida de relação. E é a partir da sua relação com o outro que o homem se desenvolve, fazendo florescer as suas mais recônditas e angélicas potencialidades.

Através das relações sociais, os indivíduos buscam o atendimento das suas necessidades e expectativas. O bom relacionamento ocorre quando os indivíduos são capazes de atender a suas necessidades e expectativas, explorando suas afinidades e gerenciando as tensões que surgem a partir de suas diferenças.

NECESSIDADES HUMANAS Abraham Maslow

PODER: “Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Adolf Hitler

AUTORIDADE: “Habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Francisco de Assis

AUTORIDADE: “Diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Francisco Cândido Xavier.

(J.C.HUNTER - autor de O Monge e o Executivo”) Martin Luther King Jr. Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Isso envolve foco na tarefa e no relacionamento [...] Liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos (J.C.HUNTER - autor de O Monge e o Executivo”)

Qual é a Liderança e a Gestão que Jesus quer de nós?

“Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” “Estou entre vós como quem serve” Jesus

JESUS NA LÍDERANÇA Investe na confiança, no respeito, no cuidado (amor recíproco) Vivencia a compaixão e cumpre Sua missão evangelizadora através da palavra e do exemplo Ouve atentamente seu interlocutor, identificando necessidades, propondo mudanças, estimulando a vontade do mesmo mas respeitando suas escolhas

JESUS NA LÍDERANÇA Toma decisões claras, não apresentando qualquer ambigüidade Auxilia seus colaboradores a buscarem seus próprios caminhos para que alcancem a autonomia Respeita aqueles que erram sem ser conivente com o erro

JESUS: OLHAR QUALIFICADO Marcos 4:10 – E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. 4:11 – E Ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas.

JESUS: RESPEITAR ESCOLHAS João - 6:64-69 “Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”

LIDERANÇA SERVIDORA A liderança servidora tem como referência o perfil de liderança de Jesus Cristo que na essência é mobilizada pelo amor e na sua missão de ensinar os seus apóstolos que o papel daquele que conduz é servir. O próprio Jesus sugeriu, em diversas alusões, de que ele mesmo é um “Servo”, ao dizer que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em favor de muitos.

LIDERANÇA SERVIDORA O líder servidor é também um facilitador nos processos que envolvem o relacionamento entre as pessoas. Ele estimula o diálogo construtivo e o olhar positivo sobre as questões, além de conscientizar as pessoas acerca do valor da participação, do respeito mútuo e da construção de soluções coletivas em que todos saiam vitoriosos. 17

LIDERANÇA SERVIDORA AMOR LIDERANÇA AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO LONGO PRAZO SOBRE SE CONSTRÓI SOBRE AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO SE CONSTRÓI SOBRE AMOR SE CONSTRÓI SOBRE VONTADE INTENÇÕES – AÇÕES = NADA É PRECISO OBRAR

DIMENSÕES DA LIDERANÇA SERVIDORA Amor: possui o sentido do amor moral, na valorização da equipe e estar genuinamente interessado pela sua vida; Empoderamento: empodera os subordinados, escutando efetivamente e fazendo com que eles se sintam importantes; Visão: zela pelos valores e a peculiaridade de cada indivíduo da equipe, fortalecendo o indivíduo, a equipe e a performance da empresa; Humildade: consiste na constância do líder em demonstrar o respeito para com os subordinados e a contribuição de cada um; Confiança: há confiança no processo de troca de confidências e no depender dos membros da equipe.

CONFLITO. Processo ou estado em que duas ou mais pessoas divergem em razão de interesses ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis.

CONFLITO GRUPO - GRUPO CONFLITO GRUPO - INDIVÍDUO CONFLITO INDIVÍDUO - INDIVÍDUO

AS PRINCIPAIS FONTES DE CONFLITOS PERCEPÇÕES EMOÇÕES INTERESSES NECESSIDADES EXPECTATIVAS VALORES E CRENÇAS PRÁTICAS CIRCUNSTÂNCIAS COMUNICAÇÃO INFORMAÇÃO

ESPIRAL DO CONFLITO

GUERRAS, CHOQUES...DOR, PERDAS E FRACASSOS CONDUÇÃO DESTRUTIVA GUERRAS, CHOQUES...DOR, PERDAS E FRACASSOS

GUERRA BRIGA DISPUTA AGRESSÃO TRISTEZA VIOLÊNCIA PERDA DISTANCIAMENTO PERCEPÇÃO NEGATIVA GUERRA BRIGA DISPUTA AGRESSÃO TRISTEZA VIOLÊNCIA PERDA DISTANCIAMENTO 25

“Um dos efeitos do conflito prolongado é o estreitamento da nossa visão sobre o que é possível. Repetidamente, os conflitos são resolvidos por meio de mudanças que a princípio pareciam inimagináveis.” Nelson Mandela

CONDUÇÃO CONSTRUTIVA Organização das Nações Unidas A condução construtiva de um processo de conflito desenvolve soluções, pessoas e instituições .

POSITIVA MODERAÇÃO EQUILÍBRIO NATURALIDADE SERENIDADE COMPREENSÃO PERCEPÇÃO POSITIVA MODERAÇÃO EQUILÍBRIO NATURALIDADE SERENIDADE COMPREENSÃO SIMPATIA AMABILIDADE CONSCIÊNCIA VERBAL Liu Xiaobo (1955-): chinês, professor, ativista pelos direitos humanos, Prêmio Nobel da Paz (2010). 28

COMO VOCÊ PERCEBE O CONFLITO? PERCEPÇÃO POSITIVA PERCEPÇÃO NEGATIVA MELINDRE

GESTÃO DE CONFLITOS Adoção de práticas que assegurem a condução construtiva do processo de conflito. A Gestão de Conflitos nos permite criar um ambiente organizacional onde estejam garantidos o respeito às diferenças, a livre manifestação do pensamento e o diálogo construtivo, fraterno e assertivo. Em ambientes institucionais que adotam tal prática, os indivíduos se desenvolvem, aprendendo a afirmar-se, sem desrespeitar os outros, e a lidar com o conflito de maneira natural e positiva.

DIÁLOGO CONSTRUTIVO “Não sou as minhas ideias e, portanto, você e eu podemos rejeitá-las sem que, com isso, eu seja rejeitado.” Adam Kahane

FALAR ABERTAMENTE SENSO COMUM “Falar abertamente é estar disposto a expor aos outros o que está dentro de nós.” Adam Kahane

OUVIR ABERTAMENTE “Ouvir abertamente significa estarmos dispostos a nos expor a algo novo que vem dos outros.” Adam Kahane

positivo sobre as pessoas. Seja Desenvolva um olhar positivo sobre as pessoas. Seja pacífico e ativo. Adote a assertividade como virtude e o amor como caminho. Gandhi

LIDERANÇA SERVIDORA Diante de um processo de conflito destrutivo, cabe ao líder servidor: Identificar as partes envolvidas; Identificar o tipo de conflito; Identificar as possíveis causas; Identificar as possíveis conse-quências; Auxiliar o grupo a enxergar os problemas; Auxiliar o grupo a encontrar as soluções; Decidir sobre a melhor forma de intervenção.

MELHORES PRÁTICAS Realização de Reuniões de Trabalho Estudos em grupo com Facilitadores Capacitação de Facilitadores Estudos que abordem o conflito Melhoria na comunicação institucional Distribuição justa dos recursos Prontidão para a condução de conflitos Adoção de uma Cultura Participativa Uso de Soluções Negociadas Uso de Mediadores Uso de Arbitragem CRIAR UM CLIMA ORGANIZACIONAL PARTICIPATIVO, ONDE OS SEUS MEMBROS POSSAM FALAR E OUVIR ABERTAMENTE, LIVRES DO MILINDRE.

“O teu compromisso com Jesus é formal, e se trata de um contrato sério para todos os teus dias atuais e futuros”. Joanna de Ângelis In Liberta-te do Mal, p. 195

10 PRINCIPAIS CARÁCTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

COMPETÊNCIAS DE UM LÍDER 1. SIGNIFICÂNCIA (Gerenciamento da Atenção) As pessoas sentem-se significativas e importantes. 2. APRENDIZADO E COMPETÊNCIA (Gerenciamento do Significado) As pessoas sabem que aprender a ser competente é importante – os erros funcionam como feedback. 3. ESPÍRITO DE EQUIPE (Gerenciamento da Confiança) As pessoas sentem-se parte de uma comunidade. Onde há liderança há equipe, família, unidade. 4. ESTÍMULO E ENERGIA (Gerenciamento do Eu) As pessoas vêem o trabalho estimulador. Onde há líderes o trabalho é desafiador, fascinante e divertido. As pessoas são “puxadas” e não “empurradas” = motivação por identificação.

LÍDER EFICAZ 1. Observe as pessoas 2. Tenha um norte 3. Comunique a sua visão 4. Ajuste as expectativas 5. Tenha foco nos resultados 6. Observe a si mesmo

Onde começa a mudança?

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ acoes.estrategicas@ceerj.org.br