À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Nesta apresentação, vamos investigar...
AS ESTRELAS OS PLANETAS
As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
Professor: Diones Charles
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Resumos de CFQ.
LUZ.
Eletricidade Aula 14 Eletricidade e Magnetismo
MAGNETISMO.
Princípios da ótica geométrica
Comportamento e Natureza da Luz
Sustentabilidade na Terra
Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
Professor: Diones Charles
MAGNETISMO I Prof.: Célio Normando.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Geografia.
Eletrostatica – demonstraçoes Profa. Marisa Almeida Cavalcante Apresentação disponível em
Projeto Integrador I Professor: Marcelo da Silveira Siedler Aluno: Leonardo Martins Data 24/05/2011.
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Colégio Juvenal de Carvalho
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Substâncias Iónicas. Há substâncias cujos corpúsculos constituintes não são átomos nem moléculas. São um outro tipo de corpúsculos portadores de carga.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
Deformações Falhas e Dobras.
Como é fácil condenar… Costumas julgar os outros? Criticas os outros pelas costas? Teces intrigas, és mentiroso ou invejoso? Estás zangado ou de relações.
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidráulica.
Os corpos celestes Planetas e estrelas.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
II Grupo Dilone Alexandre Ernesto Zeca Joaquim Orlando Zacarias Milvia Baçopo Parte I Polarímetro.
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
ESTRELAS DUPLAS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Kharen Silva Imagem retirada deste site :
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
Óptica Geométrica.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Transcrição da apresentação:

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS 1 - Realizo experiências com a luz 2 - Realizo experiências com ímanes 3 - Realizo experiências de mecânica 4 - Manuseio objectos em situações concretas NOME

Fonte luminosa natural Fontes luminosas artificiais EXPERIÊNCIAS COM LUZ IDENTIFICAR FONTES LUMINOSAS. Observar a passagem da luz através de objectos transparentes (lentes, prismas, água…) A luz é o que nos permite ver as coisas. Os corpos que emitem luz são fontes luminosas. Há fontes luminosas naturais : o Sol e as outras estrelas. Também há fontes luminosas artificiais : fogueiras, velas, lâmpadas, lanternas… Fonte luminosa natural Fontes luminosas artificiais Se fizeres atravessar luz branca através de um prisma, a luz divide-se nas sete cores que a formam, as sete cores do arco-íris. As substâncias que, como estas, não se deixam atravessar pela luz, chamam-se opacas. As substâncias opacas, quando atingidas pela luz dão origem a sombras. A B A – Aproveitando as sombras, podes brincar às sombras chinesas. Arranja uma fonte luminosa – um candeeiro, uma lâmpada ou uma lanterna – e diverte-te. B – A luz, quando encontra uma superfície polida, reflecte-se.

EXPERIÊNCIAS COM ÍMANES REALIZAR JOGOS COM ÍMANES Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (atracção ou não atracção, repulsão) Existem ímanes de vários formatos e tamanhos. Forma de agulha Forma circular Forma de barra Forma de ferradura Os ímanes têm a característica de atrair objectos de ferro e outros metais com uma força chamada magnetismo. Se aproximarmos um pólo norte de um pólo sul, eles são atraídos entre si. Às extremidades dos ímanes chama-se pólos. Suspende um íman por um fio. Se aproximarmos pólos iguais, estes repelem-se (afastam-se). Uma das extremidades fica voltada para o norte : é o polo norte. A outra é o pólo sul. Observa que só os objectos metálico foram atraídos pelo íman. Os objectos não metálicos não são atraídos.

EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM ALAVANCAS, QUEBRA-NOZES, TESOURAS…(forças) A ALAVANCA O que é uma alavanca ? Uma alavanca é uma máquina perfeita, com a qual levantamos pesos que, sem a sua ajuda, seria impossível. Com a ajuda de uma alavanca, um homem pode levantar cerca de mil quilos. Existem alavancas que utilizas no teu dia-a-dia. São alavancas : a tesoura o quebra-nozes a mola da roupa Tenta cortar cartolina, colocando-a próxima do parafuso da tesoura. Tenta novamente, mas com a cartolina na ponta da tesoura. Em qual dos casos fizeste mais força. Abre a mola, pressionando-a na extremidade. Tenta abrir novamente a mola, pressionando-a quase no meio. De que forma é mais fácil abrir a mola ? Tenta partir uma noz com as mãos. Tenta agora partir uma noz com um quebra-nozes. Qual foi mais fácil ? ESTUDA MELHOR Os corpos que, como o vidro e a água, se deixam atravessar facilmente pela luz são corpos transparentes. Existem fontes luminosas naturais e fontes luminosas artificiais. Corpos opacos não se deixam atravessar pela luz, nem deixam ver através deles. Corpos transparentes deixam-se atravessar pela luz, podendo ver-se através deles. Quando a luz esbarra numa superfície polida, reflecte-se. Magnetismo é a força que os ímanes têm de atrair o ferro e outros metais. As duas extremidades de um íman chama-se pólos. Pólos iguais afastam-se, pólos diferentes atraem-se. - A alavanca tem a função de nos facilitar trabalhos que exigem muita força.

EXPERIÊNCIAS ROLDANAS E RODAS DENTADAS REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM ROLDANAS E RODAS DENTADAS (transmissão do movimento) A ROLDANA As roldanas são máquinas simples que nos ajudam a elevar objectos pesados. O menino não conseguia levantar o balde, mas, quando utilizou a roldana, levantou o balde com imensa facilidade. A RODA DENTADA As rodas dentadas destinam-se a produzir energia e transmitir movimentos umas às outras, sem grandes esforços. Observa aplicações de rodas dentadas. bicicleta picadora manual mecanismo de relógio

EXPERIÊNCIAS MOLAS E ELÁSTICOS REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM MOLAS E ELÁSTICOS (elasticidade) REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM PÊNDULOS (movimentos) Observa. A elasticidade da mola fez projectar a bola(s). Observa. A elasticidade do elástico projectou a pedra. Com certeza que já viste relógios com pêndulo. o pêndulo oscila regularmente, mantendo o movimento das rodas dentadas do relógio. Constrói um pêndulo como o da gravura. lápis garrafa com areia fio bola de plasticina mecanismo de relógio