Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 5 Pesquisa de Marketing: Informação e Tecnologia Marketing Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies,

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Transcrição da apresentação:

Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 5 Pesquisa de Marketing: Informação e Tecnologia Marketing Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998

Questões que a Pesquisa de Marketing pode ajudar a responder Slide 5-1 Table 5.1 Questões sobre mercados Que tipos de pessoas compram nossos produtos? A demanda por nossos produtos está aumentando ou diminuindo? Os canais de distribuição de nossos produtos precisam ser alterados? Compradores DemandaCanais Questões sobre o Composto de Marketing ProdutoPreçoDistribuiçãoPromoção Que projeto de produto tem maior probabilidade de conseguir sucesso? Que preço devemos cobrar por nossos novos produtos? Onde e por quem nossos produtos devem ser vendidos? Quanto devemos investir em promoção? Questões sobre desempenho Como o público percebe nossa organização? Participação de mercado Satisfação dos clientes Satisfação dos clientes Reputação Reputação Os clientes estão satisfeitos com os nossos produtos? Qual é a nossa participação no mercado total?

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Fundamentos de um Sistema de Apoio a Decisões de Marketing Slide 5-2 Dados no banco de dados Modelos no banco de modelos Sistema de diálogo Informações Figure 5.1

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Dados Primários Slide 5-3 Vantagens AtualizadosDiretamente relacionados com a pesquisa Desvantagens Mais CaroExige mais tempo para a coleta dos dados Tipos ObservaçãoLevantamentoExperimental

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Dados Secundários Slide 5-4 Vantagens Mais baratoMétodo que exige menos tempo Desvantagens Pode estar desatualizadoOs dados podem ser irrelevantes Tipos InternoExterno

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Informações Disponíveis num Censo Populacional Slide 5-5 Table 5.3 Relação familiar Sexo Idade Estado civil Instrução — matrícula e progresso Local de nascimento, cidadania e ano de entrada Filiação Migração Deficiências Fertilidade Emprego e desemprego Ocupação, setor e classe de trabalhador Local de trabalho e meio de transporte para o trabalho Experiência profissional e renda PopulaçãoResidências Número de unidades na estrutura Número de aposentos na unidade Unidade própria ou alugada Valor da unidade própria ou aluguel pago Fonte de água e método de remoção de esgoto Automóveis, caminhões leves e vans Eletrodomésticos Ano de construção da estrutura Ano de mudança para a residência Número de quartos Residência de praia e/ou campo Situação de condomínio Encanamentos Telefone

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Formular o Problema Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing Figure 5.3 Slide 5-6 Desenhar um projeto de pesquisa Coletar dados Analisar e interpretar os dados Preparar o Relatório de pesquisa

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Formular o Problema Figure 5.3 Slide 5-7 Desenhar um projeto de pesquisa Coletar dados Analisar e interpretar os dados Preparar o Relatório de pesquisa Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Formular o Problema Figure 5.3 Slide 5-8 Desenhar um projeto de pesquisa Coletar dados Analisar e Interpretar os dados Preparar o Relatório de pesquisa Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Formular o Problema Figure 5.3 Slide 5-9 Desenhar um projeto de pesquisa Coletar dados Analisar e interpretar os dados Preparar o Relatório de pesquisa Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing

Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1998 Formular o problema Figure 5.3 Slide 5-10 Desenhar um projeto de pesquisa Coletar dados Analisar e Interpretar os dados Preparar o Relatório de pesquisa Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing