Prof. Orlando Santos Brito. Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS

Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
O Aluno a Distância.
Fundamentos de Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
Educação no contexto do Trabalho
educação NA ERA DIGITAL
O Uso Pedagógico do Blog
Planejamento PNAIC 2014.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Introdução à Educação à distância
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Transcrição da apresentação:

Prof. Orlando Santos Brito

Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação ao que está sendo proposto como estudo, curiosidade sobre educação a distância, desejo de formação continuada, quem sabe analisar se o seu perfil de professor pode vir a ser de professor tutor também, entre outras expectativas que nossa imaginação deixa correr solta, são prováveis motivações que o fazem pensar, não é mesmo?

Mas, saiba que na EAD você assume o papel principal, gerenciando o seu ritmo de aprendizagem, definindo o melhor local e horário para estudar! Dessa forma, você é o gestor do estudo, navegando pelos conteúdos e organizando o seu tempo para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Palavras-chave do estudo Nossas palavras-chave são autonomia, autoestudo, autodisciplina e construção de conhecimento em torno dos conceitos e metodologias da educação a distância online!

EaD: uma nova experiência de formação online? Você já participou de algum curso ou programa de estudos totalmente a distância via Internet ou está pensando nisso? Bem! Aos iniciantes é uma oportunidade de conhecer o universo que a envolve e aos veteranos uma possibilidade de aprofundar conhecimentos e de conhecer novas formas nessa modalidade de estudo.

Tempos de EaD sem internet e computador: recordando Quando falamos de EaD logo nos remetemos aos tempos atuais e a associamos, de alguma maneira, ao uso das tecnologias, dos computadores e da Internet. Está certo, o mundo evolui e com ele a sociedade e seus novos aparatos e maquininhas. Que tal “brincarmos” de túnel do tempo? A EaD também está nele, pois ela tem uma longa história no Brasil.

Você se recorda de cursos pela TV ou de cursos por correspondência? O ensino por correspondência, por exemplo, era muito procurado por pessoas que para exercer certas atividades profissionais necessitavam de conhecimentos técnicos. Os materiais eram entregues via correio. Pois é, alguns modelos de ensino por correspondência e pela TV até hoje funcionam na educação a distância!

Já foi à uma banca de jornais e revistas comprar encartes, com áudio ou só texto, para aprender inglês ou espanhol? Também é educação a distância. Você sabia que muitos cursos a distância se utilizavam das cadeias de rádio para programas de alfabetização?

Como você observou, na história da educação a distância diferentes aparatos e metodologias foram lhe propiciando diversificar seus formatos. De fato, a EaD não possui um formato único; nele interferem algumas questões, desde a intenção pedagógica, o público-alvo, as mídias, a metodologia e até a avaliação! Tempos atuais da EaD e novas tecnologias: diferentes formatos

Além disso, a educação a distância, nos dias atuais, agregou diferentes mídias e tecnologias computacionais, constituindo-se, assim, numa diversidade de cenários. O “antigo” não foi abandonado, mas remodelado com as tecnologias de informação e de comunicação para propiciar mais flexibilidade de acesso aos estudos

Observe as ilustrações. Vídeo-aulas via web, conferências na web, ambientes virtuais de aprendizagem, são algumas das tecnologias e de metodologias de que se vale a EaD em tempos de Internet.

É possível que você saiba na prática como ela funciona, mas vamos lhe apresentar conceitos e características, recursos didáticos, metodologias de acompanhamento ao aluno e tecnologias, objetivando, assim, explicitar como ela se organiza para promover a aprendizagem de quem estuda a distância. O que é Educação a Distância?

Sociedade conectada Por que falamos em sociedade conectada? Porque atualmente grande parte do que fazemos requer que estejamos conectados à rede Internet, utilizando diferentes dispositivos e meios digitais. É fato que os celulares, os computadores de mesa, os notebooks, os smartphones (telefones inteligentes),. cada vez mais entram em nossas vidas e nos inserem numa cultura digital. Não significa outra coisa senão que esses dispositivos estruturam a forma como produzimos, nos comunicamos, aprendemos, enfim, como nossa vida social por eles se modifica O que é cultura digital, vamos nos aproximar melhor desse conceito?

André Lemos (2009) analisa a cultura digital no sentido da apropriação social dos dispositivos eletrônicos e afirma: Às vezes, quando se fala de cultura digital, cibercultura, tem sempre uma ideia futurista, uma ideia de ficção científica. E, na realidade, não é isso, trata-se da cultura hoje marcada por essas ferramentas eletrônicas. O que a meu ver alterou substancialmente a nossa relação com os objetos técnicos na atualidade é que pela primeira vez, talvez, a gente tenha a dimensão LEMOS, Andre. Infraestrutura da Cultura Digital. In: Cultura Digital.br. Rj: Azougue Editorial, p.136 Cultura Digital

técnica, o digital, colado à dimensão da comunicação. São tecnologias não apenas da transformação material e energética do mundo, mas que permitem a transformação comunicativa, política, social e cultural efetivamente. Porque nós conseguimos transitar informação, bens simbólicos, não materiais, de uma maneira inédita na historia da humanidade. LEMOS, Andre. Infraestrutura da Cultura Digital. In: Cultura Digital.br. Rj: Azougue Editorial, p.136

As tecnologias provocam mudanças na educação Por que as tecnologias são consideradas imprescindíveis à educação e à escola se sabemos dar nossas aulas sem elas? Lembra-se que a tecnologia é, de fato, estruturante da sociedade atual e é por meio dela que tudo a nossa volta vem se modificando. Reflita a partir dos cenários ilustrados a seguir.

1.Sala de aula presencial; 2.Sala de aula presencial com apoio das tecnologias. 3.Educação a distância online

Algo vem mudando, não lhe parece? Se algo vem mudando na educação, certamente falar de tecnologias é um dos assuntos que se articula à essas mudanças, não é mesmo? Tecnologias móveis, proximidade, distância e mobilidade...o que isso significa?

Afirmam Silva e Consolo (2008): “a introdução das tecnologias móveis está nos levando a um re-exame do que significa proximidade,distância e mobilidade.Percebemos uma mudança na cultura que propõe novas tendências no comportamento, por exemplo, quando falávamos no telefone convencional, fixo, que ficava no comércio ou em casa, a conversa tinha um caráter íntimo, privado. Hoje falamos ao celular em todo e qualquer lugar deixando de tornar privado o que falamos.[...] é possível uma maior flexibilidade na hora de se comunicar

No âmbito da educação, o que podemos refletir sobre essa nova concepção da comunicação com mobilidade? Na era da tecnologia, como serão as salas de aula do futuro? A primeira mudança é a expansão do espaço e do tempo. Rompe-se com o isolamento da escola entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Teremos a escola no mundo e o mundo na escola. Isso, porque o conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida - numa empresa, num museu, num parque de diversões, no meio familiar.

Tais espaços poderão se integrar com as práticas escolares e provocarão uma revisão no conceito de escola e de currículo. Os equipamentos serão bem diferentes, estarão disponíveis em qualquer lugar, talvez nem tenhamos que carregá-los. A conectividade é que vai nos acompanhar em todos os lugares. (ALMEIDA, 2008) Já ouviu falar do Projeto Um Computador por Aluno? Ele tem por base conceitual a possibilidade de desenvolver situações de aprendizagem com o uso dos dispositivos móveis e conectados.