O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOEDA E CÂMBIO CÂMBIO - A compra e a venda de bens e serviços no mercado internacional geram pagamentos e/ou recebimentos em moedas estrangeiras. Dessa.
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Sistemática de Importação e Exportação
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Prof. Angello Reggio Neto
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Legislação de DB Vilma Lima.
Prof. Angello Reggio Neto
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Imposto Sobre Operações Financeiras
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Banco Central do Brasil Diretoria de Assuntos Internacionais- Direx
Procedimentos Aduaneiros na Importação
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Programa de Financiamento às Exportações
Sistemática de Importação e Exportação
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
Fundamentos do Comércio Exterior
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Pagamento do Imposto
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Sistematização das exportações (Aspectos Administrativos, Operacionais e Financeiros) Exportações: quatro grupos (livres, sujeitas a limitações, suspensas.
Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição.
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
Processo de importação
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Controle administrativo no comércio exterior
Alexsandra O.Bertolla Coord. Acadêmica: Prof. Miguel OBS:
“Recepção e Remessa de Capitais” Lei n.º 4.131, de 03 de Setembro de 1962 Disciplina a aplicação do capital estrangeiro e as remessas de valores para.
5 – MOD PAG.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Mercado de Crédito Objetivo:
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
MOEDA E CÂMBIO CÂMBIO - A compra e a venda de bens e serviços no mercado internacional geram pagamentos e/ou recebimentos em moedas estrangeiras. Dessa.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Tributos Internacionais
Contratos Comerciais Internacionais Ato de comércio onde uma ou mais partes encontra-se submetido a outra ordem jurídica. Formas de colocação de produtos.
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA FALÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – Lei (11.101/05) SLIDE II.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
Produto: Alliansys COMEX – Importação Alliansys Consulting Ltda.  Uma solução pioneira desenvolvida para trabalhar online com o SAP,
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
SISTEMÁTICA DO COMEX 5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO DO COMEX.
Cláusula de Romalpa. Com vistas a assegurar o pagamento de suas exportações, o vendedor tem à sua disposição vários instrumentos de proteção, tais como.
Prof. Cláudio Costa do Amaral1 CÂMBIO e pagamentos internacionais no comércio exterior TPC.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Transcrição da apresentação:

O sistema cambial COMEX

NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência da atual legislação, sempre uma das moedas envolvidas será a nacional.  Comprar ou vender moeda estrangeira é o que se designa como fechar ou contratar câmbio.  Como regra geral, é vedado às empresas brasileiras manter moedas estrangeiras em seus caixas, visto serem elas patrimônio da União.

CONTRATO DE CÂMBIO  O Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI) define contrato de câmbio como o instrumento específico firmado entre o vendedor e o comprador de moeda estrangeira, no qual são estabelecidas as características e as condições sob as quais se realiza a operação de câmbio.  Os tipos de contratos de câmbio utilizados são os seguintes: Tipo 1: destinado à contratação de câmbio de exportação de mercadorias ou de serviços. Tipo 2: destinado à contratação de câmbio de importação de mercadorias com prazo de pagamento em até 360 dias, não sujeito a registro no Banco Central do Brasil, ou parcelas à vista ou pagas antecipadamente, mesmo quando sujeitas a registro na referida instituição.

Tipos 3 e 4: transferências financeiras, sendo as compras tipo 3 e as vendas tipo 4. Tipos 5 e 6: destinados à contratação de câmbio entre instituições integrantes do sistema financeiro nacional autorizadas a operar no mercado de câmbio, inclusive arbitragens, e entre estas e banqueiros no exterior a título de arbitragem, sendo as compras tipo 5 e as vendas tipo 6. Tipos 7 e 8: alteração de contrato de câmbio, sendo as compras tipo 7 e as vendas tipo 8. Tipos 9 e 10: cancelamento de contrato de câmbio, sendo as compras tipo 9 e as vendas tipo 10. Contrato de câmbio simplificado, com uso de boleto para operações realizadas no mesmo dia, em que sejam coincidentes a moeda estrangeira, a data da liquidação e a natureza da operação.

CÂMBIO NA IMPORTAÇÃO  O pagamento das importações brasileiras (art. 3°, Cap. 12, RMCCI) deve ser processado em consonância com os dados constantes: na Declaração de Importação (DI) ou documento equivalente registrado no Siscomex; na documentação da operação comercial, no caso de ainda não estar disponível a DI ou documento equivalente registrado no Siscomex.  As importações brasileiras podem ser feitas com ou sem cobertura cambial.  Para as importações sem cobertura cambial não existe tratamento cambial, pois não será necessário enviar para o exportador estrangeiro nenhum valor a título de pagamento de importação.

Contratação e liquidação de câmbio em importações  Normalmente, nas importações o câmbio é contratado para liquidação pronta.  Os pagamentos antecipados de importação devem estar respaldados em operações comerciais efetivamente já contratadas.

Documentos e exigências na liquidação  A liquidação de contratos de câmbio em pagamento antecipado de importação está condicionada à apresentação/comprovação, pelo importador, de: a)fatura pro forma (ou documento equivalente) indicando exigência de pagamento antecipado e data prevista para embarque ou nacionalização da mercadoria; b)Licença de Importação (LI) aprovada pelo órgão anuente, quando esta for exigível antes do embarque da mercadoria.

Vinculação entre o contrato de câmbio e a DI  A vinculação entre o contrato de câmbio e a respectiva Declaração de Importação (DI) é de responsabilidade exclusiva do importador e deverá ser efetuada no prazo máximo de 60 dias contados da data prevista para embarque ou nacionalização prevista na fatura pro forma, informada por ocasião da liquidação do câmbio.

Câmbio simplificado  Em operações com valor inferior a US$ ,00 ou o seu equivalente em outras moedas, as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio podem realizar operações de câmbio simplificado de importação (Cap , § 2°, RMCCI) por meio de preenchimento e assinatura de boleto pelo importador.

CÂMBIO NA EXPORTAÇÃO  As operações cambiais na exportação podem ser efetuadas mediante celebração de contrato de câmbio com instituição financeira ou assinatura de um boleto nos casos de câmbio simplificado de exportação.  Nas operações de exportação com cobertura cambial até o limite de US$ ,00 é aplicado o Registro de Exportação Simplificado (RES).  O RMCCI, no Cap. 11 – art. 1°, § 10, refere que o recebimento da receita de exportação pode ocorrer em qualquer moeda, inclusive em reais, independentemente da moeda constante do registro de exportação no Siscomex.  O contrato de exportação pode ser celebrado para liquidação pronta ou futura, prévia ou posteriormente ao embarque da mercadoria ou prestação do serviço, observado o prazo máximo de 750 dias entre a contratação e a liquidação.