O que são resultados? O que são resultados?  Ao escrever ciência, a seção de resultados serve para oferecer ao leitor elementos empíricos para uma interpretação.

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Transcrição da apresentação:

O que são resultados? O que são resultados?  Ao escrever ciência, a seção de resultados serve para oferecer ao leitor elementos empíricos para uma interpretação independente do autor.  Resultados em ciência servem para que um leitor expert possa compreender o que de há de substancial em nosso estudo.

O que está em questão na seção de resultados? a força da base empírica do seu estudo

Resultados bem escritos Resultados bem escritos devem :  analisar os dados, usando procedimentos e medidas sistemáticos e padronizados  oferecer uma boa descrição do observado, mas não do inferido  omitir referências bibliográficas  mover-se da descrição à análise  usar categorias para contextualizar os depoimentos, narrativas  não expresse sua opinião sobre os resultados (use a discussão!).

Proposta de elementos mínimos para a seção de resultados Proposta de elementos mínimos para a seção de resultados  Descrição dos resultados do estudo Resultados mais importantes em figuras ou gráficos menos importantes em tabelas ou texto  Análise dos resultados do estudo Afirme claramente o que ocorreu: reduziu, aumentou Evite expressões “afetou”, pois não informa o efeito Afirme claramente o que ocorreu: reduziu, aumentou Evite expressões “afetou”, pois não informa o efeito

Figuras Tabelas Texto VídeoÁudio

Figuras Tabelas Texto VídeoÁudio

A T E N Ç Ã O Não há padrões de apresentação dos resultados em função das variáveis medidas. Indicadores de grau de satisfação Artigo 3 Texto Artigo 1 Figura Artigo 2 Tabela

Resultados Texto Informações não contidas em Figuras e Tabelas. Mais de 80% dos entrevistados relataram estar satisfeitos com o novo aprendizado.

Resultados Texto Indicação de Figuras ou Tabelas As mulheres apresentaram maior índice de aceitação das atividades propostas (Fig. 1).

Material e Métodos Xnflddnl skjsl slsjhtel slshjsls e ee sl s lsls. Shfk sk s sljhgls lljsl wlej sls slsjhs sls lsls kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Alajls alsjsl ao sleutopqo woueio so woreue. Slsisj sos isls sosos os ssd slsls soeiks ss ells kie osi ap ewo8wuel osue4o8s ajdjpos sos. Shfk sk s sljhgls lljsl wlej sls slsjhs sls lsls kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Alajls alsjsl ao sleutopqo woueio so woreue. Slsisj sos isls sosos os ssd slsls soeiks ss ells kie. kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Resultados Alajls alsjsl ao sleutopqo woueio so woreue. Slsisj sos isls sosos os ssd slsls soeiks ss ells kie osi ap ewo8wuel osue4o8s ajdjpos sos. Shfk sk s sljhgls lljsl wlej sls slsjhs sls lsls kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Alajls alsjsl ao sleutopqo woueio so woreue. Slsisj sos isls sosos os ssd slsls soeiks ss ells kie. kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Shfk sk s sljhgls lljsl wlej sls slsjhs sls lsls kkk ekekee slsjsl sls sl slsksksks l ls sls lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. lskskeis aie al ie ao oajal lauo aoaoa lslkjd al alskdjd ds. Alajls alsjsl ao sleutopqo woueio so woreue. Slsisj sos isls sosos os ssd slsls soeiks ss ells kie. Tabela 1 Figura 1

Resultados - texto Sflsj lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu Sflsj lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. etoiu ser doujs ouewr. lsjsljfsle eke elsj s sljskdjf slrj gtlsdj tks fljt fljst eiwo dordli etoiu ser doujs ouewr. Resultados Discussão Apenas o maior número de pessoas reduziu a atividade X (Fig. 1). a a b Indivíduos Atividade X

No texto, não repita as variáveis e nem os valores já expressos em Figuras ou Tabelas

Não repita resultados Resultados e Discussão Os coeficientes de digestibilidade aparente da EB, MS e PB e os valores de energia digestível, de matéria seca digestível e proteína digestível do milho extrusado, do milho gelatinizado, da gordura de coco, do óleo de soja e da gordura suína obtidos no experimento 1 são apresentados na Tabela 3. Para o milho extrusado, os coeficientes de digestibilidade aparente da EB, MS e PB foram de 85,1; 84,2; 65,3% e, para o milho gelatinizado, de 84,4; 84,5 e 65,0%, respectivamente.

Resultados e Discussão Os coeficientes de digestibilidade não diferiram entre o milho extrusado e o gelatinizado (Tabela 3). Não repita resultados

Enalteça os pontos que você usará mais diretamente para sustentar as conclusões Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsxxlj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fslj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsljsdfet. Texto (ou Tabela) Resultados Obtidos A = B A ≠ C D = E D ≠ F G ≠ H G ≠ I I = H Gráfico G I H *Resultados

Pirâmide lógica do texto Conclusão Principal Conclusão 1 Dados secundários da literatura Livros e Artigos Dados primários (ex. Fig 1, Tabelas 1 e 2) Métodos 1 e 2Métodos 2 e 3Conclusão 2 Dados primários (ex. Fig 2, Tabela 3 e 4) Métodos 1 e 4

Erros comuns na seção de resultados Erros comuns na seção de resultados  introduzir resultados que não estão nos objetivos  resultados apresentados não respondem aos objetivos  confundir análise com interpretação  repete no texto, valores informados nas figuras e tabelas

Resultados Descrição 1º parágrafo – quem vc estudou? Descreva sua amostra (em métodos ou em resultados?) 2 º parágrafo – análise univariada – distribuição da variável de interesse

Resultados Associação sem interferência 1º parágrafo – quem vc estudou? Descreva sua amostra (em métodos ou em resultados?) 2 º parágrafo – análise bivariada – Apresente a distribuição segundo as variáveis dependente ou independentes Do 3 º ao penúltimo parágrafo – Detalhe a associação entre a variável dependente e as independentes Priorize o uso de figuras ou tabelas Último parágrafo- Informe as análises mais sofisticadas, realizadas de forma a evitar vieses como confusão e fator modificador de efeito

Resultados Associação com interferência 1º parágrafo – quem vc estudou? Descreva sua amostra (em métodos ou em resultados?) 2 º parágrafo – análise bivariada – Apresente a distribuição segundo as variáveis dependente ou independentes Do 3 º ao último parágrafo – Detalhe como a(s) variável(is) independente(s) interfere(m) na variável dependente Priorize o uso de figuras ou tabelas Informe as análises mais sofisticadas, realizadas de forma a minimizar vieses como confusão e fator modificador de efeito

EXERCÍCIO 1º -Voltemos à referência mais importante da sua discussão. Veja como está redigida a seção de resultados dessa referência. 2º. Localize no seu manuscrito os seus resultados 3º. Diferenças e semelhanças entre a forma de apresentação dos resultados

Resultados Lembrar : Existem normas para construir tabelas e gráficos – a escolha depende entre um e outro depende de uma série de coisas (conteudo, cor, visual, etc) Cada revista científica aceita um determinado, e limitado, número de tabelas e gráficos.

Como redigir resultados Números < 10 – são palavras (oito, seis) Números > 10 – são números (13, 17) Ser consistente ao citar dois números em uma mesma frase. Frases não são iniciadas por números. Números < 1 começam com 0

Como redigir resultados Não use espaço entre o número e o % Use um espaço entre o número e sua unidade ( 25 km) Quando a amostra é maior que 100, as porcentagens devem ter apenas uma casa decimal. Não use casa decimal quando a amostra for menor que 100 Não use porcentagem se a amostra < 20 Não passe a idéia de precisão maior do que seu instrumento de medida permite.