Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,
Advertisements

Revisão de Conceitos de Termodinâmica
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Máquinas térmicas.
CICLO DIESEL.
Lembrando do que ainda não vimos...
ENTROPIA.
Prof. Matheus Fontanelle Pereira
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Segunda Lei da Termodinâmica
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
CICLOS TERMODINÂMICOS
Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira
Máquinas Térmicas e Sistemas Refrigeradores
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
3.1.1.Calor Específico molar do gás
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
2ª Lei ou Enunciado de Kelvin
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
GERAÇÃO TERMELÉTRICA Conceitos Básicos, Configurações, Potencia gerada e Energia produzida Prof. Lineu Belico dos Reis Agosto de 2012.
História das células a combustível
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Como funciona um motor?.
Introdução a termodinâmica: trabalho e energia Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 3 – Propriedades.
COMPRESSORES DE AR Prof. Adalberto.
Gases resolução dos exercício impares propostos página 92
τ =F.d {p=F/A→F=p.A τ =p.A.d{V=A.h→A=V/h τ =p.V.h {d=h τ = p. ΔV
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Energia hídrica e eólica 6ª CONFERÊNCIA. Energia hídrica É aquela que é obtida a partir da energia cinética ou potencial de uma massa de água.  Trata-se.
Termodinâmica Conceitos Fundamentais 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo v. 1.0.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Termodinâmica Trabalho e calor
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Primeira lei da termodinâmica
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
Professor; Albino nunes
Equação de energia para fluidos ideais
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
Equilíbrio Químico Albino O. Nunes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN Campus Mossoró.
Fundamentos da Termodinâmica A primeira lei da termodinâmica.
Bombas.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidráulica.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR DE EXPLOSÃO.
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Transcrição da apresentação:

Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013

A entropia no mundo real: máquinas térmicas Máquina térmica: “dispositivo que extrai energia do ambiente na forma de calor e realiza um trabalho útil” (Halliday & Resnick, volume 2) Toda máquina térmica precisa de uma substância de trabalho Máquinas a vaporágua Nos motores de automóvelmistura de gasolina, álcool ou diesel com ar Toda máquina térmica opera em um ciclo (série fechada de processos termodinâmicos)

Examinando uma máquina térmica ideal Todos os processos são reversíveis e não há perdas por atrito A máquina de Carnot (1824) utiliza o calor com a maior eficiência para realização de trabalho TQTQ TFTF QFQF Q W

Fonte quentecalorsubstância de trabalho expansão substância de trabalhocalorFonte fria compressão ab cd b a c d

Transformações de energia envolvem variações de entropia Na máquina de Carnot, que está isolada TQTQ TFTF entropia temperatura Usando a primeira Lei para calcular o W  E = Q - W  E = 0 no ciclo W =  Q W = Q Q - Q F Pela segunda Lei  S gas = (- ou +) Q/T Assim,  S gas = Q Q /T Q – Q F /T F Neste caso  S = 0Q Q /T Q = Q F /T F Eficiência: energia utilizada = W = 1 - Q F / Q Q energia adquirida Q Q

Motores de carro Motores quatro temposBaseados no ciclo de Otto Quatro fases distintas Da transformação de energia química à energia mecânica (E cinética de rotação) O pistão

Primeiro tempo: admissão Pistão na entrada Pistão se movendo para baixo Abertura para entrada de combustível e de ar (gasolina vaporizada e misturada com o ar) Razão ideal = 14:1 ar gasolina

Segundo tempo: compressão Fechamento da válvula de entrada Câmara selada: entre o pistão e o topo do cilindro Subida do pistão comprimindo a mistura (10:1) (quanto maior esta distância, mais potente a máquina) 5.0 L 8 cilindros 40 L Comprimidos para 4 L

Terceiro tempo: combustão Câmara do cilindro cheia de combustível+ ar fortemente comprimido Uma faísca inicia a explosão na câmara Movimento forçado do pistão para baixo rápida expansão da mistura comprimida “buracos” no sistema causam perda de pressão e perda de força no motor

Quarto tempo: exaustão Pistão alcança a parte de baixo da câmara Sobra “lixo” na câmara do cilindro O pistão se move para cima e a válvula de exaustão se abre O pistão força o “lixo” a sair pela válvula de exaustão O processo recomeça

Considerações importantes O motor a diesel não tem vela: o ar é comprimido até que a temperatura se eleve à ~500  C o diesel é injetado e a mistura explode espontaneamente Os motores necessitam de: rolamentos e óleos para reduzir o atrito interno sistema de refrigeração forçada (água ou ar) A energia liberada pelo calor da explosão é: em parte convertida em trabalho e em parte transferida ao ambiente movimento Pela 2ª. Lei da termodinâmica, não pode ser convertida em trabalho Calor de fonte quente para fonte fria: processo irreversível

admissão combustãocompressão exaustão  3 máquina de Otto (motores a gasolina ou álcool = 1,3 máquina de Diesel

Carnot = gás mono-atômico ideal Ciclo de Otto comparado ao de Carnot: o gás (ar) é bombeado fisicamente pra dentro e pra for a do cilindro ao invés de estar selado e ser reutilizado indefinidamente como no ciclo de Carnot os cilindros não são perfeitamente isolados = isso implica em…e a eficiência… Ao invés de estar em contato com um reservatório de calor (externo) a mistura ar-gás é aquecida por combustão interna O gás não é mono-atômico (ar: N 2 e O 2 ) e nem a gasolina (octanos, C 8 H 18 ) O gás não é ideal.

Transformação de energia térmica em energia mecânica

créditos