PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 – SEMINÁRIOS EM IA (2016.1) ALUNO: JOSÉ RODOLFO DE LIMA FARIAS
ROTEIRO Introdução Método Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado Conclusão
INTRODUÇÃO Como funciona uma pesquisa eleitoral hoje? 1. Questionário 2. Treinamento 3. Coleta de dados 4. Checagem 5. Processamento 6. Análise
INTRODUÇÃO Abordagem antiga: - Contagem simples
MÉTODO Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado estimado
PREPARAÇÃO DOS DADOS Cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo Termos identificadores 200 tweets 10 semanas Aproximadamente 1,3 milhões de tweets 222 mil usuários
ANÁLISE DE SENTIMENTO Dicionário léxico - Apoio, Voto, Ladrão, Corrupto. Algoritmo supervisionado tweets, 2000 tweets Análise de polaridade
CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL Spammers Jornalístico
RESULTADO
CONCLUSÃO Vantagens : Redução de custos associados Não direcionamento da resposta Maior escalabilidade Desvantagens : Taxa de acerto
DUVIDAS