PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 –

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Transcrição da apresentação:

PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 – SEMINÁRIOS EM IA (2016.1) ALUNO: JOSÉ RODOLFO DE LIMA FARIAS

ROTEIRO Introdução Método Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado Conclusão

INTRODUÇÃO Como funciona uma pesquisa eleitoral hoje? 1. Questionário 2. Treinamento 3. Coleta de dados 4. Checagem 5. Processamento 6. Análise

INTRODUÇÃO Abordagem antiga: - Contagem simples

MÉTODO Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado estimado

PREPARAÇÃO DOS DADOS Cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo Termos identificadores 200 tweets 10 semanas Aproximadamente 1,3 milhões de tweets 222 mil usuários

ANÁLISE DE SENTIMENTO Dicionário léxico - Apoio, Voto, Ladrão, Corrupto. Algoritmo supervisionado tweets, 2000 tweets Análise de polaridade

CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL Spammers Jornalístico

RESULTADO

CONCLUSÃO Vantagens : Redução de custos associados Não direcionamento da resposta Maior escalabilidade Desvantagens : Taxa de acerto

DUVIDAS