UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Diocese de São João da Boa Vista
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
Manual da Pastoral da Comunicação Elaborado pelo Pe. Benedito Spinosa para a CNBB.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
LUMEN FIDEI Sobre a Fé. Capítulo I ACREDITAMOS NO AMOR(cf. 1 Jo 4, 16) Capítulo II SENÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS (cf. Is 7, 9) Capítulo III TRANSMITO-VOS.
A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER.
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
“É uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular, escolhidos para auxiliar o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
XI PLANO DE PASTORAL TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Ser testemunha de.
O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
A Música Litúrgica na Igreja hoje
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
FunçãoMinisterial Da Música e do Canto. Canto processional de Entrada ou Abertura: Finalidade:constituir a assembléia, introduzindo-a no mistério a ser.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Encontro de Responsáveis Paroquiais de Catequese SDCIA Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência.
1 PAMI Linhas mestras do Plano Operacional.
+ MINISTÉRIOS DOS CRISTÃOS LEIGOS. + O QUE SE ENTENDE POR MINISTÉRIOS? Evidentemente se trata de ministério em senso eclesial católico. Não se trata de.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
FORMARTES.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Processo Catecumenal A partir do RICA.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
A Liturgia de hoje nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios,
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Transcrição da apresentação:

UMA TENTATIVA

RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos diferentes (regiões, vicariatos, pastorais, iniciativas pastorais, serviços, celebrações, fiéis, etc.) Finalidade: os elementos diferentes não estão justapostos, mas formam um todo coerente O que parece estar separado, na realidade, faz parte de um todo orgânico: as relações não são visíveis à primeira vista

SÍNTESE Mostra e revela as relações desse todo coerente com a vida eclesial da Arquidiocese A síntese (relações) não é resultado de dedução nem de indução, mas da inspiração É uma iluminação que amadurece com esforço e com a ação do Espírito

O TODO NAS PARTES ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO Testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo É o que dá sentido e orientação a tudo o que a Igreja é e faz em São Paulo Pastorais, instituições educativas, de caridade e de solidariedade, bispos, padres, consagrados, paróquias, santuários, conventos, comunidades de base, celebrações, as construções e os prédios, as manifestações artísticas e culturais, sinos, jornal, rádio, redes sociais... Tudo isso existe em função da missão de ser testemunha de JC

O TODO NAS PARTES Testemunha de JC na cidade Megalópole – Conurbação – Cidade mundo Lugar onde Deus habita, onde habitam os cristãos A Arquidiocese de São Paulo sente-se enviada a esta cidade para anunciar a Boa nova com palavras e com a vida. Toda ação pastoral não pode dispensar ou dar por suposto o encontro com Jesus Cristo. A referência a Jesus Cristo não se esgota na perspectiva do dom do encontro, mas leva a assumir o seu jeito de ser, a imitá-lo e a identificar-se com Ele.

AS PARTES NO TODO Igreja em estado permanente de missão Vivemos em uma estação evangelizadora marcada pela alegria do Evangelho Em que a Igreja deseja ser uma Igreja em Saída, Samaritana, que vai ao encontro dos que estão nas periferias existenciais para lhes comunicar o dom da fé e o tesouro do encontro pessoal com Cristo

AS PARTES NO TODO Para uma Igreja em saída missionária é preciso identificar os grupos e pessoas que merecem atenção especial Atenção especial: família, jovens, pobres (senso amplo), sofredores, os afastados... Ações concretas: visitas missionárias, presença no ambiente virtual

AS PARTES NO TODO Em vista desses “destinatários preferenciais”, a Arquidiocese de São Paulo deseja impregnar e envolver toda a sua ação pastoral pela ternura e misericórdia, “arquitrave que suporta toda a Igreja” (MV 10). As pastorais sociais como expressão concreta da Igreja “oásis de misericórdia” (MV 12) A saída missionária coincide com a dinâmica da misericórdia (cf. Lc 15) As obras de misericórdia corporais e espirituais: “para despertar a nossa consciência diante do drama da pobreza e para entrar no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina” (MV 15)

AS PARTES NO TODO Família – Sínodo Patrimônio da humanidade, escola de gratuidade, lugar da iniciação à vida cristã, eixo transversal da ação pastoral, objeto do cuidado pastoral, sujeito da ação evangelizadora.

AS PARTES NO TODO Juventude Faz parte da dinâmica da “Igreja em saída missionária” a criação do vicariato episcopal para a educação e a universidade Trata-se de ir ao encontro dos jovens onde eles estão para lhes anunciar a alegria do Evangelho É também o esforço missionário e institucionalizado de ir em busca dos jovens

AS PARTES NO TODO Para que a Igreja (Arquidiocese) acolha os jovens, empenha-se no setor juventude como lugar de comunhão e colaboração

AS PARTES NO TODO Igreja comunidade animada pela Palavra de Deus Há pessoas que não conhecem a Boa nova; há cristãos que têm necessidade que lhes seja anunciada novamente a Palavra de Deus; as novas gerações tem necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus... Não é mais suficiente um contato casual e superficial com a Palavra de Deus

AS PARTES NO TODO Trata-se de acolher a Palavra de Deus com e na Igreja superando a interpretação individual. A leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus como modo de se aproximar do Deus da Palavra, superando a dicotomia entre fé e vida. A Bíblia nas mãos de todos especialmente dos mais pobres. A animação bíblica como caminho de conhecimento e interpretação da Palavra, como caminho de comunhão e de oração com a Palavra.

AS PARTES NO TODO Para ser capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. Isso significa recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra que nos é dirigida. Deste modo é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida (MV 13).

AS PARTES NO TODO Iniciar os fiéis na Palavra de Deus através de retiros, cursos, encontros, subsídios Incentivar os grupos de rua, os círculos bíblicos Investir na formação Estudar a Dei Verbum (Verbum Domini)

AUSENTE MAS NÃO ESQUECIDO O desafio de uma religiosidade descompromissada com o ser humano e a dimensão eclesial; a migração dos fiéis católicos para as seitas, a diminuição das vocações sacerdotais; o obscurecimento da importância do domingo, a diminuição na frequência aos sacramentos A deterioração dos costumes pela perda dos valores. Presença física missionária: a ausência física é causa do distanciamento das pessoas na vida eclesial

AUSENTE MAS NÃO ESQUECIDO A formação de associações de fiéis por categorias profissionais em vista de uma presença mais eficaz no mundo da política, economia, educação, justiça, etc. A ação ecumênica e o diálogo inter-religioso A evangelização nos ambiente secularizados tornando a Palavra de Deus mais conhecida e amada. A valorização da homilia: preparação EG

AUSENTE MAS NÃO ESQUECIDO A fé que vivemos: os mandamentos e as bem- aventuranças. O que a fé confessa, os sacramentos comunicam. Reconhecendo pela fé a nossa dignidade, sentimo- nos chamados a levar uma vida digna do Evangelho de Cristo. Na ação evangelizadora importa revelar a alegria e as exigências do seguimento de Cristo.