SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.

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Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos da ACDD

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Objetivos Reconhecer a importância das diversas manifestações culturais locais no espaço escolar; Utilizar recursos impressos e tecnológicos disponíveis para o estudo e resgate da cultura local a fim de fortalecer a identidade cultural; Registrar informações por meio de pesquisas e entrevistas com a família e comunidade em torno da escola; Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro; Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, festas tradicionais, comidas típicas, etc.; Identificar o folclore das diversas regiões do país; Respeitar as tradições, usos e costumes de nosso país e de suas regiões; Pesquisar sobre Folclore em: livros, revistas, jornal, internet. Apresentar à Comunidade Escolar os resultados dos estudos de resgate da cultura local, através de exposição dos trabalhos e pesquisas realizadas, painel de fotos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estratégias Pedagógicas A partir da segunda metade do século 20, a sociedade brasileira passou por processos de industrialização e urbanização acelerados. Os dois processos concorrem para a criação de uma cultura mais homogênea em todo o país, bem como para fazer desaparecerem ou se modificarem as tradições culturais populares, cuja origem se encontra no passado rural do país. Por isso, mais do que nunca é importante apresentá-las às novas gerações e preservá-las. Trata-se de tradições que formam a identidade nacional brasileira. - Leitura do texto Folclore: a sabedoria e as tradições do povo, passadas de geração a geração. * Os alunos podem ler os textos em casa e discuti-los em sala de aula de modo a esclarecer as dúvidas que tiverem sobre eles. 1) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos característicos do folclore brasileiros em uma área cultural específica. - um grupo se dedica à música; *Inezita Barroso é uma grande pesquisadora da chamada "música de raiz" brasileira, aquela que está mais ligada às nossas tradições culturais populares.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Os alunos podem acessar, através da Rádio UOL e ouvir as canções de Inezita. - outro grupo se dedicará ao artesanato; - outro a literatura, lendas, etc. Não se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar objetos folclóricos que possam ser expostos; 2) Pesquisar a história dos objetos encontrados: de onde eles se originam, quais suas fontes básicas, quem são seus produtores atualmente, etc. 3) A pesquisa pode ser estimulada por meio da coleta de dados pelos próprios alunos e realizada em trabalho de campo, a partir da família, estendendo-se à vizinhança e à comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. 3.1) O estudo de provérbios ou ditados oferece oportunidade de debates sobre conceitos, tais como: justiça, honradez, bondade, ingratidão e outras abstrações. “O provérbio é sempre uma síntese de sabedoria popular. A sabedoria coletiva é reveladora de convicções, de certezas, merece fé” (Martins, 1986).

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 3.2) Propondo ou decifrando-se adivinhas, leva-se o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, além de alegrar-lhe o espírito. 3.3) Com as parlendas e outras formas lúdicas verbais, ela entra em contato com o idioma. 3.4) Os trava-línguas são exercícios de comprovada eficácia para a correção de defeitos no falar. 3.5) Jogos e brincadeiras podem ensejar ao aluno uma participação mais ativa no meio social, desenvolvendo mecanismos sadios de competição, além de torná- lo conhecedor e respeitador de regras. 3.6) O artesanato ajuda o aluno em idade escolar a usar as mãos de maneira adequada, apressa a eclosão de valores artísticos, além de servir como meio de se praticar o lazer. O aluno adora realizar trabalhos manuais. 3.7) Com referência à linguagem, os sotaques e pronúncias regionais são peculiaridades que resultam do esforço adaptativo das pessoas ou do estilo de vida, isto é, do relacionamento entre o homem e o meio. 3.8) Outra experiência folclórica, a culinária, resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. Por meio dela, o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 4) Podem-se privilegiar os elementos do folclore do local onde se realizará a exposição. Mesmo assim, é importante confrontar esses elementos com outros de outras regiões do Brasil. O artesanato em barro, por exemplo, existe em várias regiões brasileiras, mas apresentam motivos, formas ou técnicas diferentes conforme a região onde são produzidos. 5) Uma vez realizadas as etapas anteriores, pode-se organizar a exposição. A mostra não deve se restringir à classe que a organizou. Por isso, deve ser realizada preferencialmente em algum local em que ela possa ser visitada por toda a comunidade escolar. 6)As atividades de artesanato desenvolvidas pelos alunos, nas aulas de Educação Artística e de dança, nas aulas de Educação Física, foram documentadas via câmera digital.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Recursos Didáticos - Textos; - Jornais; - Revistas; - Televisão; - Rádio; - Câmera digital; - Cds com Músicas; - Internet. Avaliação A avaliação acontecerá mediante a valorização das fontes de documentação, preservação e acervo da produção cultural regional e local. Observando assim, se o aluno valoriza, respeita e reconhece o direito à preservação da própria cultura e das demais e se percebe a necessidade da existência e a importância da conservação das fontes de documentação para a perpetuação da memória cultural de um povo.

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