CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA Prof. Jane Ilce.
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
Geografia . Aula 02 Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas” 2 . Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
EXERCÍCIOS 11- Para um geógrafo foi solicitado um mapeamento de uma trilha ecológica em linha reta de 11 km, que será construída em um parque. Todo o projeto.
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
Sistema de representação cartográfica
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Cartografia II Movimento de rotação
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
A Moderna Cartografia – parte 2
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
Pré-enem/vestibular Frei Seráfico
Verificação de Aprendizagem
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Cartografia Os mapas – Elementos dos Mapas – Orientação pela Rosa dos Ventos- Projeções Cartográficas – Anamorfoses Gráficos – Sensoriamento Remoto – SIG.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Capítulo 3 – Os mapas UNIDADE I - CARTOGRAFIA 1 – Evolução dos mapas
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Forma e movimentos da Terra
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
A representação da Terra
Geografia - Cartografia
CARTOGRAFIA.
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções Cartográficas
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. processo matemático que permite representar uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
Área – Ciências Humanas e suas Tecnologias 6º Ano, Ensino Fundamental
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Cíntia Schroeder 1º Anos
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Grande valorização das grandes latitudes; Mantém as formas corretas.
Transcrição da apresentação:

CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções em qualquer tentativa de planificá-lo. Nenhum mapa consegue representar o planeta de forma perfeita, respeitando suas formas, áreas e ângulos.

Teatro do Globo Terrestre. Abraham Ortelius, Antuérpia, Bélgica – 1570.

Mapa mundi de 1689

Apenas "recortando" a terra não encontramos distorções Projeções cartográficas: Apenas "recortando" a terra não encontramos distorções Todas as tentativas de construir representações terrestres planas, sempre acarretaram distorções. Nesta busca, algumas diversas técnicas de projeções cartográficas foram elaboradas, cada uma apresentando vantagens e problemas em suas conversões, vejamos as mais comuns:

Projeção cônica: Dependendo da área a ser estudada podemos utilizar a projeção que melhor a representa, evitando distorções. A cônica (imagem de cima) é um modelo de projeção que procura maior fidelidade para as latitudes médias, de 20º até 50º.

Projeção plana ou azimutal: Qualquer ponto pode se tornar o centro de um mapa azimutal e quanto mais distante do centro maior a distorção. A superfície terrestre é representada sobre um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do polo. As deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência. É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central.

Projeção cilíndrica:  O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa. As projeções cilíndricas podem ser: equivalentes, que procura manter a proporção das áreas, mas distorce a forma, exemplo: a projeção de Peters; e a projeção conforme, que mantém a forma, mas distorce as áreas,a projeção de Mercator.

Projeção cilíndrica de Mercator: Projeção de Mercator ou Projeção Cilíndrica Conforme: conserva a forma dos continentes, direções e os ângulos verdadeiros, mas distorce as dimensões das áreas temperadas e polares. Por exemplo, a Groelândia é 4x menor que o Brasil e no mapa parece maior. É muito utilizada para navegação marítima e aeronáutica. 

Projeção cilíndrica de Peters: Tem uma maior preocupação com a proporção, isto é, com o tamanho relativo de cada área mapeada. Por isso, ela procura fazer um retrato mais ou menos fiel ao tamanho das áreas, no entanto acaba muitas vezes distorcendo as formas. Observando a projeção de Peters, vemos que ela apresenta um alongamento das áreas no sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste. A África e América do Sul, por exemplo, ficam alongadas no sentido norte-sul e estreitas no outro sentido. Já com a Rússia e o Canadá ocorre o inverso: esses países ficam alongados no sentido leste-oeste e estreitas no sentido norte-sul. Permite comparar o tamanho de países ou continentes. Por exemplo: nessa projeção o Brasil fica maior do que a Europa, e a Groelândia fica bem menor do que a Austrália, mas o formato das áreas é completamente distorcido. Projeção de Peters ou Projeção Cilíndrica Equivalente: não mantém as formas, direções e ângulos, conserva a proporcionalidade das áreas, preservando as superfícies representadas. 

Escalas: Ao contrário do que se pensa uma escala grande não é aquela que possui um número enorme. Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados.  A escala 1:5.000 é grande pois a representação da realidade foi diminuída apenas 5.000 vezes, enquanto na escala 1:30.000.000 a representação da realidade foi diminuída 30 milhões de vezes. Você pode usar o seguinte raciocínio, um dividido por 5 mil é maior que 1 dividido por 30 milhões. 

Legenda: Escala gráfica: A escala gráfica apresenta-se sob a forma de um segmento de reta graduada, normalmente dada em quilômetros.

Tipos e usos de Mapas:

Mapa rodoviário de SP

Mapas temáticos: Empresas: Vegetação

Poços de água subterrânea:

Ortofotos ou fotografias aéreas: Vila Olímpia – São Paulo/SP

Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP Imagens de satélite: Americana/SP Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP

Sensoriamento Remoto: O sensoriamento remoto é uma das ferramentas mais utilizadas para o monitoramento da superfície terrestre e é o meio mais efetivo de coletar dados, extrair informações e desenvolver conhecimentos sobre o meio ambiente global.

As imagens de radar são utilizadas para detecção de desmatamentos, corte seletivo, identificação de pistas de pouso clandestinas, ocorrência de garimpos, entre outras aplicações. A área imageada com radar corresponde a mais de 3 milhões de km2 recobrindo cerca de 65% da Amazônia Legal.