RISCOS QUÍMICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Os perigos do Nitrogênio
Noções Básicas de Corrosão
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Higiene e problemas sociais
ALIMENTOS E NUTRIENTES
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Proteção Respiratória
Professora Bruna Gratão
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
ÁGUAS DOENTES.
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
A saúde e a vida.
À descoberta do LABORATÓRIO!!!.
Equipamentos de Protecção Individual
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Efeito DOS metais Pesados na saúde
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Agentes tóxicos e seus efeitos
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
POLUENTES ATMOSFÉRICOS
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Fabrica equipamentos de protecção individual para pessoas que se expõem ao raio X. Estes equipamentos de protecção contêm chumbo e por isso, é necessário.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sistema Respiratório.
Toxicologia e Toxicidade
Identificação dos perigos  Não fazer chama ou faíscas;  Não fumar.  Ventilação;  Iluminação;  Não utilizar ar comprimido para enchimento, descarga.
Atividades Econômicas
AMONÍACO, saúde e ambiente
Sistema Respiratório.
IClinix.
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Riscos Químicos.
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Segurança Ocupacional
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
Síntese do amoniaco o amoniaco
INTRODUÇÃO AO SISTEMA GLOBAL HARMONIZADO
A poluição atmosférica
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Eliminação de produtos da atividade celular
AGENTES QUÍMICOS.
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
RÚBIA SILVA. Realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Como se alimentam as plantas?
S I N A L I Z A Ç Ã O.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

RISCOS QUÍMICOS

Certas substâncias químicas, utilizadas nos processos de produção industrial, são lançadas no ambiente de trabalho através de processos de pulverização , fragmentação ou emanações gasosas. Essas substâncias podem apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso.

No estado sólido, temos as poeiras de origem animal, mineral e vegetal, como a poeira mineral de sílica encontrada nas areias para moldes de fundição. No estado gasoso, como exemplo, os gases (fumos) libertados nas queimas ou nos processos de transformação das matérias primas . Quanto aos agentes líquidos , eles apresentam-se sob a forma de solventes, tintas , vernizes ou esmaltes.

Esses agentes químicos ficam em suspensão no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por: Via respiratória :essa é a principal porta de entrada dos agentes químicos, porque respiramos continuadamente, e tudo o que está no ar acaba por passar nos pulmões.

Via digestiva: se o trabalhador comer ou beber algo com as mãos sujas, ou que ficaram muito tempo expostas a produtos químicos, parte das substâncias químicas serão ingeridas com o alimento, atingindo o estômago e podendo provocar sérios riscos à saúde

Epiderme : essa via de penetração é a mais difícil, mas se o trabalhador estiver desprotegido e tiver contacto com substâncias químicas, poderão serão absorvidas pela pele.

Via ocular :alguns produtos químicos que permanecem no ar causam irritação nos olhos e conjuntivite, o que mostra que a penetração dos agentes químicos pode ocorrer também pela vista

As medidas ou avaliações dos agentes químicos em suspensão no ar são obtidas por meio de aparelhos especiais que medem a concentração, ou seja, percentagem existente em relação ao ar atmosférico Mediante os valores obtidos há que tomar medidas , devendo-se recorrer a equipamento de protecção pessoal sempre que possível , bem como a alterações no processo produtivo que permitam a redução dos emissões de poluentes . Estas alterações podem ser ao nível do equipamento ou de matérias-primas

Os efeitos no organismo, vão pois depender da dose absorvida e da quantidade de tempo de exposição a essa dose. Assim, os graus de Intoxicação com produtos Químicos podem ser classificadas em : 􀀻 Intoxicação Aguda , corresponde a uma absorção rápida num curto período de tempo (geralmente ocorrem em situações de acidente). 􀀻 Intoxicação Crónica , absorção de pequenas doses em certos períodos de tempo (ocorrem no local de trabalho, num turno ou em parte dele

Os poluentes químicos são uma presença constante nos processos produtivos. Com o fim de proteger o trabalhador os Valores Limite de Exposição, referenciados na legislação devem ser cumpridos

Artistas , artesãos e, principalmente, operários que trabalham nas actividades cerâmicas, podem estar sujeitos a algumas “doenças” decorrentes a falta de higiene e proteção, que acarretam ao longo dos anos graves problemas de saúde. As “doenças do trabalho” que merecem atenção especial do ceramista são as intoxicações por metais pesados, tendo o chumbo no topo da lista, que causa o Saturnismo e outros metais usados em forma de pigmentos para dar cor a esmaltes e vidrados ou massas cerâmicas Os casos mais comuns são provocados pela inalação dos gases durante a queima dos esmaltes que contem este metal como fundente, principalmente os chamados esmaltes de baixa temperatura usados na cerâmica, porcelana e vidro.

Por tal motivo todos os fornos devem ter uma chaminé com exaustão, ou coifa, externa para eliminar todos os gases na medida que são gerados dentro do forno NÃO comer, beber sem antes lavar as mãos. Nunca limpe o piso sem antes molhar com muita água para evitar “levantar a poeira”. Utilize sempre panos húmidos para limpeza de mesas, objectos e peças.

EFEITOS DOS POLUENTES QUÍMICOS Sensibilizantes : produtos que levam a reacções alérgicas. Manifestam-se por afecções da pele ou respiratórias. (Isocianatos usados por exemplo no fabrico de espumas). Irritantes : produtos que levam a inflamações no tecido onde actuam (ácido clorídrico ,óxidos de azoto). Anestésicos ou narcóticos : produtos que actuam sobre o sistema nervoso central, tais como os solventes usados na indústria das colas ou tintas, (toluol, acetato butilo, hexano, etc...) Asfixiantes : produtos que dificultam o transporte de oxigénio a nível sanguíneo. (Monóxido de Carbono)

Cancerígenas : substâncias que podem provocar o cancro Corrosivas : substâncias que actuam quimicamente sobre os tecidos quando em contacto com estes