Introdução à Pneumática

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Introdução à Pneumática Aula 2 Pneumática Introdução à Pneumática

Produção, preparação e distribuição Filtros de ar comprimido Pneumática Produção, preparação e distribuição Compressores Filtros de ar comprimido Secadores de ar Redes de distribuição Vazamentos

Assuntos desta Aula: Aula 2 Pneumática Turbo Compressor de Fluxo Radial Turbo Compressor de Fluxo Axial Compressores de Parafuso Compressor rotativo Roots Compressor alternativo de pistão de Simples Efeito Compressor alternativo de pistão de duplo efeito Resfriamento a Água Resfriamento a Ar

Elementos de produção de ar comprimido Pneumática Elementos de produção de ar comprimido Compressores Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão, exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido. Os compressores classificam-se em dois princípios de trabalho: Deslocamento Positivo Deslocamento Dinâmico

Deslocamento Positivo Pneumática Compressores Deslocamento Positivo Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio exterior, onde seu volume é gradualmente diminuído, processando-se a compressão. Quando uma certa pressão é atingida, provoca a abertura de válvulas de descarga, ou simplesmente o ar é empurrado para o tubo de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão. Deslocamento Dinâmico A elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor. Este ar é acelerado, pela alta rotação da turbina ( rotor do compressor).

Pneumática

Tipos de Compressores Pneumática de Êmbolo Linear de Pistão de membrana Turbo Compressor Turbina Radial Turbina Axial Rotativo Parafuso De Palheta Tipo Roots

Pneumática Turbo Compressor de Fluxo Radial O ar é acelerado a partir do centro de rotação, em direção à periferia; requerem altas velocidades de trabalho 334 a a1667 r.p.s.. As pressões influenciam no seu rendimento Difusor: É uma espécie de duto que provoca diminuição na velocidade de escoamento de um fluido, causando aumento de pressão.

Pneumática Turbo Compressor de Fluxo Axial Há modelos de compressores em que o escoamento do gás é paralelo ao eixo, chamados compressores axiais. A diferença construtiva e de aplicação entre os dois tipos e bastante perceptível. Os compressores axiais são adequados, em grandes vazões e cuja pressão de descarga não é tão alta (até 30 bar), embora seja possível obter taxas de compressão duas vezes superiores a dos compressores centrífugos, em uma mesma carcaça.

Compressores de Parafuso Pneumática Compressores de Parafuso Este compressor é dotado de uma carcaça onde giram dois rotores helicoidais em sentidos opostos. Um dos rotores possui lóbulos convexos, o outro uma depressão côncava e são denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fêmea. O ar à pressão atmosférica ocupa o espaço entre os rotores e, conforme eles giram o volume compreendido entre os mesmos é isolado da admissão. Em seguida começa a decrescer dando início a compressão. Esta prossegue até uma posição tal que a descarga é descoberta e o ar é descarregado continuamente, livre de pulsações.

Compressor rotativo Roots Pneumática Compressor rotativo Roots Compressor rotativo Roots (êmbolo rotativo) são máquinas de rotação de dois eixos. Uma engrenagem síncrona assegura o movimento livre sem contato dos eixos. Para evitar perda de pressão e para garantir o máximo em desempenho, a folga (e a distância à parede da carcaça) são mantidas o menor que possível - como no compressor helicoidal. Áreas de aplicação Pressurização de estações de tratamento de esgoto Circulação de gás - alta pressão Produção de aço Exploração de gás

Compressor rotativo Roots Pneumática Compressor rotativo Roots sua vazão praticamente não varia com a pressão na linha, tornando a instalação menos suscetível a entupimentos pela manutenção da velocidade de transporte independentemente da carga de material. Os Compressores tipo roots, são compressores de baixa pressão, que são muito utilizados em transportes pneumáticos e na sobrealimentação dos motores Diesel. Estes compressores apresentam um rendimento volumétrico muito baixo, mas em compensação o rendimento mecânico é elevado. No entanto a principal vantagem destes compressores é a sua grande robustez, o que permite que rodem anos sem qualquer revisão.

Compressor rotativo de Palhetas Pneumática Compressor rotativo de Palhetas Trata-se de um rotor que gira no interior de uma carcaça acionado por um motor elétrico ou de combustão. O rotor está excêntrico à carcaça e apresenta palhetas ao seu redor que podem deslizar em guias como mostrado na figura

Compressor rotativo de Palhetas Pneumática Compressor rotativo de Palhetas

Compressor de Membrana Pneumática Compressor de Membrana E um equipamento que emprega a flexão de uma membrana de borracha ou silicone para comprimir o ar, impedindo o contato do ar com as partes móveis do equipamento, um fator essencial a fim que não haja contaminação do ar com os fluidos lubrificantes do compressor. Aplicações como no caso de pintura de automóveis e pulverização de tintas, a compressão de gases tóxicos ou explosivos (devido ao fato de que o atrito entre metais é quase nulo).

Compressor de Membrana Pneumática Compressor de Membrana

Compressor alternativo de pistão de duplo efeito Pneumática Compressor alternativo de pistão de duplo efeito

Pneumática Compressor alternativo de pistão de Simples Efeito Este tipo de compressor leva este nome por ter somente uma câmara de compressão, ou seja, apenas a face superior do pistão aspira o ar e comprime; O pistão está ligado diretamente ao virabrequim por uma biela (este sistema de ligação é denominado tronco), que proporciona um movimento alternativo de sobe e desce ao pistão, e o empuxo é totalmente transmitido ao cilindro de compressão.

Compressor alternativo de pistão de duplo Pneumática Compressor alternativo de pistão de duplo efeito ou compressor tipo cruzeta Este compressor é assim chamado por ter duas câmaras, ou seja, as duas faces do êmbolo aspiram e comprimem.

Cilindros (cabeçotes) : Pneumática Complementação sobre os compressores Cilindros (cabeçotes) : São fabricados, geralmente, em ferro fundido perlítico de boa resistência mecânica, com dureza suficiente e boas características de lubrificação devido à presença de carbono sob a forma de grafite. Pode ser fundido com aletas para resfriamento com ar, ou com paredes duplas para resfriamento com água (usam-se geralmente o bloco de ferro fundido e camisas de aço). A quantidade de cilindros com camisas determina o número de estágios que podem ser:

Pneumática Complementação sobre os compressores

Complementação sobre os compressores Pneumática Complementação sobre os compressores Êmbolo (pistão): O seu formato varia de acordo com a articulação existente entre ele e a biela. Nos compressores de simples efeito, o pé da biela se articula diretamente sobre o pistão e este, ao subir, provoca empuxo na parede do cilindro. Em conseqüência, o êmbolo deve apresentar uma superfície de contato suficiente. No caso de duplo efeito, o empuxo lateral é suportado pela cruzeta e o êmbolo é rigidamente preso à haste. Os êmbolos são feitos de ferro fundido ou ligas de alumínio.

Remove o calor gerado entre os estágios de compressão, visando: Pneumática Sistema de refrigeração dos compressores (resfriamento intermediário) Remove o calor gerado entre os estágios de compressão, visando: Manter baixa a temperatura das válvulas, do óleo lubrificante e do ar que está sendo comprimido (com a queda de temperatura do ar, a umidade é removida). Aproximar da compressão isotérmica, embora esta dificilmente possa ser atingida, devido à pequena superfície para troca de calor. Evitar deformação do bloco e cabeçote, devido às temperaturas. Aumentar a eficiência do compressor.

Pneumática O sistema de refrigeração compreende duas fases: • Resfriamento dos cilindros de compressão • Resfriamento do resfriador intermediário Um sistema de refrigeração ideal é aquele em que a temperatura do ar na saída do resfriador intermediário é igual à temperatura de admissão deste ar. O resfriamento pode ser realizado por meio de ar em circulação, ventilação forçada e água, sendo que o resfriamento a água é o ideal porque provoca condensação de umidade; os demais não provocam condensação.

Pneumática Refrigeração a água

Pneumática Resfriamento a água Os blocos dos cilindros são dotados de paredes duplas, entre as quais circula água. A superfície que exige um melhor resfriamento é a do cabeçote, pois permanece em contato com o gás ao fim da compressão. No resfriador intermediário empregam-se, em geral, tubos com aletas. O ar a ser resfriado passa em torno dos tubos, transferindo o calor para a água em circulação.

Pneumática Resfriamento a água Esta construção é preferida, pois permite maior vazão e maior troca de calor. A água utilizada para este fim deve ter baixa temperatura, pressão suficiente, estar livre de impurezas e ser mole, isto é, conter pouco teor de sais de cálcio ou o outras substâncias.

Pneumática Resfriamento a ar Compressores pequenos e médios podem ser resfriados a ar em um sistema muito prático, particularmente em instalações ao ar livre ou onde o calor pode ser retirado facilmente das dependências. Nestes casos, o resfriamento a ar é a alternativa conveniente. Existem dois modos básicos de resfriamento por ar: Circulação: os cabeçotes são aletados e as polias de Transmissão funcionam como hélices Ventilação forçada: A refrigeração interna dos cabeçotes e resfriador intermediário é conseguida através de ventilação forçada, ocasionada por uma ventoinha, obrigando o ar a circular no interior do compressor.

Pneumática Fim da Aula 2