Atualizado: 19/03/2014 82.564 Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores300.770Técnicos187.726.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Prof(a): Patrícia Braz
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Apresentação do Campus Porto Alegre
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
SÉCULO XX.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
ATIVIDADE AVALIATIVA:
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
Grade Curricular.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SINAES: Concepções e Diretrizes
Consultoria e Projetos
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Autoavaliação Institucional e a CPA
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Curso de Graduação em Gestão Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Planejamento e Responsabilidade Social
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Qualificação Profissional
Introdução ao Serviço Social
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
RETROSPECTIVAHISTÓRICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1° Encontro.
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
Transcrição da apresentação:

Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos Profissionais ativos – Homens – Mulheres Profissionais Registrados

Ano: Contador: Técnico: (19/3/14) Fonte: Conselho Federal de Contabilidade QuantosSomos

O ensino superior brasileiro é composto por instituições de ensino superior, de acordo com dados do MEC. Desse total, 85% são faculdades, 8% são universidades, 5,3 centros tecnológicos e 1,6% são institutos tecnológicos. Ensino Superior no Brasil Mais de IES oferecem curso de Bacharelado em Ciências Contábeis Instituições de Ensino

Bacharel em Ciências Contábeis GradeCurricular

GradeCurricular

IF GOIANO – RIO VERDE MATRIZ CURRICULAR – TÉCNICO EM CONTABILIDADE CONTABILIDADE GERAL60hs CONTABILIDADE COMERCIAL60hs CONTABILIDADE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS20hs CONTABILIDADE DE CUSTOS60hs CONTABILIDADE PESSOA FÍSICA60hs CONTABILIDADE EMPRESA AGRÍCOLA E PECUÁRIA60hs CONTABILIDADE DE COOPERATIVAS20hs DISCIPLINAS ESPECÍFICAS340hs TOTAL DA CARGA HORÁRIA1.060hs GradeCurricular

ENSINO ESCOLA PROFISSIONAL (RS) MATRIZ CURRICULAR – TÉCNICO EM CONTABILIDADE CONTABILIDADE GERAL60hs CONTABILIDADE COMERCIAL60hs CONTABILIDADE FISCAL60hs CONTABILIDADE DE CUSTOS60hs CONTABILIDADE PÚBLICA30hs CONTABILIDADE AGROINDUSTRIAL30hs CONTABILIDADE AGRONEGÓCIOS30hs ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS30hs DISCIPLINAS ESPECÍFICAS390hs TOTAL DA CARGA HORÁRIA1.060hs GradeCurricular

O Guia Pronatec de Cursos FIC ( elaborado pelo Ministério da Educação para direcionar a oferta dos cursos do Pronatec/Bolsa-Formação e atualizado periodicamente, em sua 3ª edição teve a inclusão de 140 novos cursos, totalizando 644 opções diferentes, distribuídos nos 13 eixos tecnológicos. Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios (28) Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética. Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade. (*FOI OBSERVADO QUE NÃO APRESENTA O CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE) No site da SISUTEC não há o curso de técnico em contabilidade ( divulgado nesta data. Pronatec

NBCs 9696 ITG 20 CTG 2727 CTA 1818 CTO 11 CTR 22 CTSC 2 2 Normas Brasileiras de Contabilidade

O Art. 3º da Resolução CNE/CES de 10/12/04 determina que o curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o futuro contador seja capacitado a: “I - compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; II - apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; III - revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação¨. Habilidades e Competências Exigidas do Profissional

A citada Resolução prevê em seu art. 4º que o profissional inserido no mercado de trabalho, deve ter formação que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: “I - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; II - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; III - elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; IV - aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; V - desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; VI - exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania; VII - desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; VIII - exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.” Habilidades e Competências Exigidas do Profissional

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade Contador Zulmir Ivânio Breda