Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ministério da Educação
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
26 de Maio de Associação cultural Sem fins lucrativos Duração ilimitada Constituída nos termos da legislação CARÁCTER JUVENIL.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Prêmios Santander Universidades
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Projeto Contadores De Histórias
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Missão Ajudar para um mundo melhor Apoiar famílias carenciadas; A nossa Associação destina-se a ajudar e a servir as necessidades de quem nos procura.
Objectivos A I Semana Social estava prevista no plano de acção da Rede Social, tratava-se de um evento que pretendia envolver os vários parceiros sociais.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Vencer o tempo nas 7 cidades Um projecto para sensibilizar os portugueses para a importância do saber e da experiência dos mais velhos. Para a importância.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Medidas Ativas de Emprego
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
A Reforma da Formação Profissional
Parcerias Territoriais de fomento ao empreendedorismo e inovação
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Aluna: Liliana Santos Orientadora: Irina Saur-Amaral Dia Internacional do Voluntariado 5 de Dezembro de 2012.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Estudo “Atividades de Voluntariado dos Estudantes da Universidade de Aveiro” Filipe Teles Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território Dia.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Transcrição da apresentação:

Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo da vida com e para cidadãos seniores

Objetivo Geral Desenvolver, na Universidade de Aveiro, um espaço de interação, partilha de saberes e experiências com e para os cidadãos seniores, promovendo a sua participação social e aprendizagem ao longo da vida. Público-Alvo Docentes e funcionários reformados da Universidade de Aveiro; Cidadãos seniores reformados residentes no Concelho de Aveiro.

Principais Objetivos Específicos Promover o envelhecimento ativo; Incentivar o contacto inter-geracional; Potenciar as capacidades, competências e recursos dos cidadãos seniores; Reforçar a ligação entre a ciência e a comunidade;

Contextualização (Problema que se pretende resolver) Envelhecimento Demográfico Novo perfil de envelhecimento Necessidade de novas respostas Aprendizagem ao longo da vida

Contextualização (continuação) “Sinfonia de Saberes” um espaço aberto a todos os cidadãos reformados. ajudar as pessoas a envolverem-se em atividades com sentido e significado após a reforma; promover a partilha de conhecimentos e competências; ajudar as pessoas a viver uma vida gratificante; fomentar a igualdade de oportunidades entre os seniores; promover a solidariedade inter-geracional; Criar impacto social, criar valor social

Atividades (Como se vai transformar/resolver o problema) i) Vertente formativa e de desenvolvimento pessoal: cursos de curta duração, conferências, seminários, workshops, palestras. ii) Vertente sociorecreativa: workshops de promoção da saúde e bem-estar, grupo coral, atividades ligadas à fotografia e à arte, contadores de histórias a crianças e adultos, passeios pedestres, criação de um blogue na internet. iii) Vertente de voluntariado: atividades culturais, recolha de bens de primeira necessidade para pessoas carenciadas, envolvimento em campanhas de cidadania.

Avaliação (como avaliar os resultados do projeto) Impacto do projeto número de candidatos inscritos; satisfação dos formandos e formadores; feedback da comunidade em geral, dos docentes ativos, estudantes e funcionários da UA. Equipe representante dos docentes e funcionários reformados da UA representante dos docentes e funcionários em actividade na UA representante da associação acadêmica da UA representante dos fundadores da sinfonia de saberes representante dos formandos da sinfonia de saberes

Sustentabilidade (exequibilidade e continuidade) Assegurada pela/pelo (s): participação voluntária dos docentes reformados da Universidade de Aveiro na dinamização de formações; contribuição de uma mensalidade simbólica por parte dos formandos; colaboração voluntária por parte de estudantes de 1º e 2º ciclos e docentes do Departamento de Educação, Escola Superior de Saúde e Secção Autónoma de Ciências da Saúde na promoção e dinamização de cursos de promoção de saúde e bem-estar;

Sustentabilidade (exequibilidade e continuidade) - continuação reforço dos protocolos que a Universidade de Aveiro já tem com entidades como o poder local, instituições de solidariedade social, no âmbito da Saúde e empresas privadas; envolvimento dos cidadãos seniores como parceiros ativos nas atividades, promoção e divulgação do espaço; grande diferencial que a Universidade de Aveiro representa em termos da sua localização, infraestrutura e recursos tecnológicos.

Obrigada Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás