Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.

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Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano

ARISTÓTELES virtudes ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)

A VIRTUDE EM ARISTÓTELES O QUE É SER FELIZ? É POSSÍVEL SER FELIZ EM NOSSA SOCIEDADE? EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE A FELICIDADE, A JUSTIÇA E A BONDADE?

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO MORAL: ALGO CONSTITUTIVO DA VIDA SOCIAL AVALIAÇÃO ACERCA DOS COSTUMES PARA ACEITAR OU REPROVAR NÃO SE PODE PENSAR A VIDA SOCIAL SEM A PRESENÇA DE REGRAS DE CONDUTA

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO TEXTO FUNDAMENTAL PARA A CULTURA OCIDENTAL: DEUTERONÔMIO (segunda lei) DE MOISÉS (SÉC. V a. C.) DÉCALOGO OU DEZ MANDAMENTOS CULTURA OCIDENTAL – PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DA MORALIDADE

ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)

ÉTICA CIÊNCIA DA CONDUTA; PARTE DA FILOSOFIA PRÁTICA QUE TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA MORAL; PRINCÍPIOS; REFLEXÃO SOBRE AS RAZÕES DE SE DESEJAR A JUSTIÇA E A HARMONIA E SOBRE OS MEIOS DE ALCANÇÁ-LAS MORAL: CONSTRUÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRESCRIÇÕES DESTINADAS A ASSEGURAR UMA VIDA EM COMUM JUSTA E HARMONIOSA

ÉTICA A NICÔMACO DISTINÇÃO DA TRADIÇÃO JUDAICA ARISTÓTELES: A VIRTUDE EXIGE PRÉ-REQUISITOS; NÃO É OBRIGATÓRIA, É UMA CONQUISTA, UMA AQUISIÇÃO QUE NÃO É DADA A TODOS A VIRTUDE ESTÁ ASSOCIADA AO SABER, À CULTURA

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO CRISTIANISMO: APROXIMAÇÃO DA TRADIÇÃO GREGA E JUDAICA ÉTICA DE SALVAÇÃO: IDADE MÉDIA CONQUISTA DA VIRTUDE NA TERRA SERIA UM REQUISITO ESSENCIAL À OBTENÇÃO DA PAZ INTERIOR APÓS A MORTE

ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO INDIVÍDUO – ÉTICA ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO PARTE DE UMA SOCIEDADE - POLÍTICA

ÉTICA A NICÔMACO Livro I: Finalismo das ações: tudo visa a obtenção de um bem. Pergunta-se então o que é bem ou bom; de qual ciência o sumo Bem é objeto? O bem é identificado como eudaimonia (felicidade). Há dois tipos de virtudes: as virtudes éticas (nascem do hábito) e as virtudes dianoéticas (próprias da inteligência);

O SUPREMO BEM AÇÃO HUMANA – FIM / BEM CONJUNTO DAS AÇÕES HUMANAS – FIM ÚLTIMO / SUPREMO BEM (FELICIDADE) O QUE É A FELICIDADE? (EUDAIMONÍA)

O SUPREMO BEM OS BENS VARIAM; PARA CADA SER DEVE HAVER UM BEM, CONFORME A NATUREZA OU A ESSÊNCIA DO RESPECTIVO SER; CADA SUBSTÂNCIA TEM O SEU SER E BUSCA O SEU BEM; BENS CONCRETOS;

O SUPREMO BEM ÉTICA ARISTOTÉLICA: FINALISTA OU EUDEMONISTA ( felicidade em Grego ) MARCADA PELOS FINS QUE O HOMEM DEVE ALCANÇAR PARA ATINGIR A FELICIDADE

O SUPREMO BEM O MAIS ALTO DE TODOS OS BENS: FELICIDADE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FELICIDADE

O SUPREMO BEM 1. PRAZER E GOZO; VIDA DIGNA DE ANIMAIS; ESCRAVOS 2. HONRA (SUCESSO); DEPENDE DE QUEM A CONFERE 3. JUNTAR RIQUEZAS; MEIO PARA OUTRAS COISAS

MEDIANEIRA

O SUPREMO BEM ÉTICA TELEOLÓGICA: (TELOS – FIM, FINALIDADE E LOGOS – TEORIA, CIÊNCIA) Tanto os múltiplos seres existentes, quanto o universo como um todo direcionam-se em última instância a uma finalidade

O SUPREMO BEM HIERARQUIA DE BENS: Bens relativos e intrínsecos ao homem Os relativos são aqueles necessários para a vida cotidiana (bens materiais, prazeres vitais, etc.). Estes mudam constantemente, pois sempre desejam outros e maiores. Bens intrínsecos, não visam outros porque eles são auto-suficientes, ou seja, os bens intrínsecos são bens supremos.

O SUPREMO BEM O BEM SUPREMO REALIZÁVEL PELO HOMEM CONSISTE EM APERFEIÇOAR-SE ENQUANTO HOMEM CONSISTE NA ATIVIDADE QUE DIFERENCIA O HOMEM DE TODAS AS OUTRAS COISAS

O SUPREMO BEM A ATIVIDADE DA RAZÃO O HOMEM QUE QUER VIVER BEM DEVE VIVER SEMPRE SEGUNDO A RAZÃO ARISTÓTELES PROCLAMA OS VALORES DA ALMA COMO VALORES SUPREMOS RECONHECE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DOS BENS MATERIAIS

O SUPREMO BEM O que faz a marca específica do homem é o pensamento e a razão que o segue. É a atividade intelectual. Nesta encontra-se a fonte principal das alegrias do homem, ou seja, a fonte donde provém a verdadeira felicidade. Com efeito, a felicidade do homem consiste no aperfeiçoamento da atividade que lhe é própria, ou seja, na atividade segundo a razão. O homem deve, então, subordinar o sensível ao racional. A subordinação da atividade sensível à atividade racional se impõe. É o preço da felicidade humana e a condição da moral humana. Portanto, para ser feliz, o homem deve viver pela inteligência e segundo a inteligência (Nodari, 1997, p. 390).

JUSTO MEIO VIRTUDE: REPETIÇÃO DE UMA SÉRIE DE ATOS SUCESSIVOS / HÁBITO OS IMPULSOS, AS PAIXÕES E OS SENTIMENTOS TENDEM AO EXCESSO OU À FALTA A RAZÃO DEVE IMPOR A “JUSTA MEDIDA”, O “JUSTO MEIO” ENTRE OS DOIS EXCESSOS

JUSTO MEIO VITÓRIA DA RAZÃO SOBRE OS INSTINTOS JUSTIÇA: A MAIS IMPORTANTE DAS VIRTUDES “NA JUSTIÇA ESTÁ ABARCADA TODA VIRTUDE”

QUADRO DAS VIRTUDES MORAIS Sentimento ou paixão (por natureza) Situação em que o sentimento ou a paixão são suscitados Vício (excesso) (por deliberação/ escolha) Vício (falta) (por deliberação/ escolha) Virtude (justo meio) (por deliberação/ escolha) Prazeres Tocar, ter ingerir IbertinagemInsensibilidadeTemperança MedoPerigo, dorCovardiaTemeridadeCoragem ConfiançaPerigo, dorTemeridadeCovardiaCoragem RiquezaDinheiro, bensProdigalidadeAvarezaLiberalidade FamaOpinião alheiaVaidadeHumildadeMagnificência HonraOpinião alheiaVulgaridadeVilezaRespeito próprio Cólera Relação com os outros IrascibilidadeIndiferençaGentileza Convívio Relação com os outros ZombariaGrosseriaAgudeza de espírito Conceder prazer Relação com os outros CondescendênciaTédioAmizade Vergonha Relação de si com outros Sem-vergonhiceTimidezModéstia Sobre a boa sorte de alguém Relação dos outros consigo InvejaMalevolêciaJusta apreciação Sobre a má sorte de alguém Relação dos outros consigo InvejaMalevolênciaJusta indignação CHAUÍ, Marilena de Souza. Introdução à história da filosofia:dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ATIVIDADES 1.É POSSÍVEL SER VIRTUOSO EM NOSSOS DIAS SEGUINDO OS PRECEITOS DE ARISTÓTELES? 2.A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES O QUE DEVEMOS FAZER PARA SERMOS FELIZES?

ATIVIDADES 3. EM QUE CONSISTE A VIRTUDE PARA ARISTÓTELES? 4. APRESENTE EXEMPLOS DE SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ E/OU ALGUÉM QUE CONHEÇA AGIU DE FORMA VIRTUOSA DE ACORDO COM A VIRTUDE EM ARISTÓTELES.

MEDIAMEIRA WILSON ATIVIDADES 5. EXPLIQUE POR QUE, SEGUNDO ARISTÓTELES, A VIRTUDE MORAL NÃO SURGE EM NÓS POR NATUREZA.

MEDIAMEIRA WILSON Fonte de pesquisa: