INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POP ARTE.
Advertisements

Escola de Frankfurt.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Os anos 60 - iconografia.
Pop Art.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Economia da Cultura Criativa e Solidária Ms. Selma Santiago.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
Cultura popular: Danças, músicas e moda no pós 1950.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Conferência do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento PROPRIEDADE INTELECTUAL ADERENTE À DINÂMICA DO PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTICIPAÇÃO.
Panorama da Economia Criativa no Brasil
E CONOMIA CRIATIVA... Dra. Cosette Castro – coordenadora OLAICD Docente PPGCOM - UCB, Brasil
O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
Mario Guilherme Sebben Diretor Presidente Desafios e Oportunidades da Logística Reversa como instrumento da Política.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR.
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Razão, cultura e mercadoria
Os Media Portugueses na Internet: Acessibilidade dos conteúdos Web da imprensa escrita, radiofónica e televisiva segundo as WCAG 1.0 do W3C.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Carta: Regulamentação dos serviços postais, define carta como: "objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CULTURA POPULAR: DANÇAS, MÚSICAS E MODA NO PÓS “Anos dourados”; - Retorno às formas tradicionais de vida; - “American way of life”; - O estilo de.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
LINGUAGEM MULTIMIDIÁTICA Prof. Ms. Agnes Arruda Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
INDÚSTRIA CULTURAL.
Transcrição da apresentação:

INDÚSTRIA CULTURAL

1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos, das formas de sociabilidade e das representações da realidade. São expressões e simbolismos da visão de mundo dos homens.

2. INDÚSTRIA CULTURAL: BENS SIMBÓLICOS: A industrialização gerou urbaniza- ção e uma sociedade com manifes – tações e expressões diferentes. Houve mudanças nos padrões de consumo de bens culturais devido aos novos padrões e exigências. Revolução tecnológica mudou o modo de vida das pessoas.

3. SOCIEDADE DE MASSAS: PADRÕES DE CONSUMO: MÁQUINA FOTOGRÁFICA. TELÉGRAFO. TELEFONE. CINEMA. RÁDIO. TV. COMPUTADOR.

4. CULTURA/ INDÚSTRIA DE MASSA Manifestações culturais com fins comerciais a serem consumidas. Cria – se um mercado de bens culturais ou simbólicos. Surge a indústria do lazer e do entretenimento. A cultura passa a ser mercadoria de venda e compra.

5. ONDAS CULTURAIS: ERA DO RÁDIO ( ANOS 1920 ): MÚSICAS, NOTÍCIAS, LAZER. RADIONOVELAS. FINANCIAMENTO DE EMPRESAS PATROCINADORAS. ESTÍMULO AO CONSUMO. RÁDIO: VEÍCULO DE COMUNICA – ÇÃO DE MASSA.

ERA DA TELEVISÃO: EUA – ANOS 1940 / 1950: REDES TRANSMISSORAS. APARELHOS SE MULTIPLICAM. LINGUAGEM VISUAL. FILMES, NOVELAS,PROGRAMAS. NOTÍCIAS E COMERCIAIS. PODER DE COMUNICAÇÃO. REVOLUÇÃO NOS HÁBITOS.

ERA DA INFORMÁTICA – ANOS 50: ELETROELETRÔNICA. COMPUTADORES. INTERNET. VÍDEO / CD / DVD. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. CORRIDA ESPACIAL, CORRIDA ARMAMENTISTA, SATÉLITES. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

6. GLOBALIZAÇÃO: Interdependência econômica. Revolução Tecnológica. Tecnologias da informação. Sacralização do mercado/lucro. NOVOS HÁBITOS SOCIAIS SELF – SERVICE / FAST FOOD PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MINISSAIA, JEANS, ROCK

ROCK: PROTESTO OU CONSUMO? Rock’n roll, soul, reggae, punk, heavy metal, tecnopop, new wave. A música tornou –se produto de Consumo de massa associada aos padrões culturais e ao mercado de consumo, ajudando a vender roupas, cigarros, bebidas, tênis, moda, etc.

A música transformou – se em mercadoria e bem de consumo. Basta lembrar de Elvis, Beatles, Rolling Stones, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, É o Tchan, Raça Negra, Zezé e Luciano, Madona, Michael Jackson, Menudos, RBD...

7. ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL: PÓS – MODERNISMO: A arte passou a incorporar os simbolismos da sociedade de consumo. A POP – ART fazia representações da CULTURA MASSIFICADA. Nome: ANDY WARHOL.

MINIMAL ART ( 1966/1969). Tirar traços básicos de um objeto artístico ( forma, cor, emoção ) e reduzi – lo: uma prancha de surfe em fiberglass ou bloco de espuma numa parede era arte minimalista. VÍDEO ARTE: A informática a serviço da arte.

Criando no computador, o artista desenha, recorta, cola, copia, monta, reproduz... Fotografia, filme, animações... O universo da arte se amplia na sociedade informática.