Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.

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Transcrição da apresentação:

Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N

Marcelo Marques da Rocha 27 de março de 2013 “Gargalos logísticos no Porto de Santos" Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo - Comus

A história se repete Há muitos anos, quando tem início a safra de grãos, o trânsito no Porto de Santos entra em colapso. A história sempre se repete e as medidas preventivas nunca são tomadas. Como o transporte é uma cadeia, a solução do problema não pode ser tomada apenas por uma das partes. Ou seja, é preciso que haja um entrosamento e que todos estejam dispostos a colaborar.

Os entraves Falta de entrosamento entre os “atores” envolvidos: armadores/ terminais/ ferrovia/ transportadores/ importadores/ exportadores/ Autoridade Portuária/ Alfândega/ entre outros Necessidade de obras – Avenida Perimetral da Margem Esquerda (já em andamento)/ Ligação seca entre Santos e Guarujá/ Terceira pista entre São Paulo e a Baixada Santista

Problemas visíveis: Terminais trabalham com uma quantidade de contêineres maior do que têm capacidade. Falta um controle maior por parte da Alfândega/Codesp quanto à limitação Apesar de todo o empenho para que o porto opere 24 horas, os terminais de contêineres vazios encerram o expediente às 16 horas

Novas leis exigem adequação Com a entrada em vigor da Resolução 3.658/11, da ANTT; e da Lei /12, que regulamentou a profissão de motorista e entrou em vigor em 17 de junho do ano passado; oferecer infraestrutura e agilizar o processo de transportar passou a ser uma necessidade para que se possa cumprir o que determina a legislação.

O que vimos desde fevereiro: o trânsito completamente parado.

Situação tomou toda Baixada Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Rua do Adubo, Avenida Santos Dumont (em Guarujá); Avenida Perimetral, Via Anchieta, Avenida Nossa Sra. de Fátima (em Santos), todas estas vias ficaram congestionadas. Os funcionários não tinham como chegar ao trabalho. Tudo pela falta de planejamento.

Todos pedindo socorro Empresas associadas ao Sindisan enviaram inúmeras mensagens relatando o problema. Os prejuízos foram incalculáveis. Caminhoneiros passaram dias nas filas para carregar/descarregar nos terminais sem que houvesse qualquer infraestrutura.

Na estrada:

Manchetes Pane em terminal causa fila de caminhões Jornal A Tribuna – 06/02/13 Prefeitura convoca empresas para solucionar problemas de congestionamento Jornal A Tribuna – 21/02/13 Guarujá ameaça fechar acesso a caminhões Jornal A Tribuna – 06/02/13

Manchetes Caminhões causam congestionamento de mais de 12km na Cônego Jornal A Tribuna – 22/02/13 Trabalhador de Cubatão percorre 30 Km a pé para chegar em casa Jornal A Tribuna – 22/02/13

Trevo de Cubatão Construído na década de 50, está totalmente obsoleto. Atualmente, passa por obra de engenharia, mas é considerado ponto de afunilamento do tráfego.

Viaduto da Alemoa O cruzamento em “X” entre caminhões e carros de passeio no acesso ao viaduto é inaceitável, colocando a vida de todos em risco. Com o trânsito parado, ficou pior ainda. Codesp

Marginais da Via Anchieta A malha atual não comporta o fluxo viário. Os acessos precisam ser melhorados.

Dificuldades TRC Más condições de Rodovias que cortam o País Alta carga tributária Dificuldades de renovação de frota

Dificuldades Marítimo Falta de dragagem ideal Falta de berços de atracação Excesso de burocracias na cabotagem Falta de regularidade da oferta na cabotagem

Ferroviário Falta de malha ferroviária Falta de investimentos Alta tributação sobre equipamentos CNT

O ciclo ideal Agendamento da carga feito na origem Bom relacionamento com fornecedores e clientes Escolha do local com um custo ideal para instalações Qualificação de funcionários Cálculo de impostos, taxas e tarifas Colaboração do Governo para uma infraestrutura adequada

Meta Novos investimentos Eliminação de gargalos Melhorias constantes no atendimento ao cliente Capacitação de funcionários

Muito Obrigado! Marcelo Marques da Rocha (13)