CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ “No seu próprio processo formativo, a participação activa daqueles que são catequizados está plenamente de acordo, não apenas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Catequese e Iniciação Cristã
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
Dois modos de ler a Bíblia.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Departamento Arquidiocesano da Catequese
veio morar no meio de nós
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
(Catequistas. Século XXI. p ; )
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Espiritualidade do Catequista
Maria: Modelo original dos homens
O princípio da interação: “Fé-Vida”
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Profª. Taís Linassi Ruwer
Comunicação na catequese
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O Verbo se fez carne.
A Lei.
Assunção de Maria.
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Mãe de Deus.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Ministério da Catequese - Missão
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Ainda em clima de Natal... a liturgia apresenta-nos a FAMÍLIA SAGRADA onde essa criança cresceu e viveu... como exemplo e modelo para todas as famílias...
Transcrição da apresentação:

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ “No seu próprio processo formativo, a participação activa daqueles que são catequizados está plenamente de acordo, não apenas com a genuína comunicação humana, mas também e muito concretamente com a economia da Revelação e da Salvação. De facto, no estado ordinário da vida cristã, os crentes são chamados a responder activamente ao dom de Deus, individualmente e em grupo...”(DGC 157) “Trata-se de permitir aos cristãos, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, inventarem a forma como a sua vida cristã, o seu testemunho de fé e a sua palavra, podem dar sentido a uma situação humana, e, aí, fazer nascer e crescer a Igreja” ( J.P. Bagot)

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ O que é a Criatividade? O que é a Criatividade? É estruturar a vida em função da capacidade espiritual de organização criadora. a sua criatividade. Podemos dizer que, o atributo principal do homem actual é o da sua própria capacidade criadora: a sua criatividade. O destino social e espiritual de cada pessoa há-de partir, em sua realização, da sua própria capacidade de acção criativa.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ A criatividade constitui, um “valor autêntico” na Educação, Só acontece Educação onde há criatividade. Ela pode constituir um sistema pedagógico, com as suas linhas e directrizes, mas com urna ampla margem concedida à capacidade criadora do Educador, do Educando e do meio. Sabemos que o Educador é figura” determinante ou “condicionante” da criatividade: ou a bloqueia ou a promove. A Liberdade e a criatividade não se improvisam, nem se preparam para estas as pessoas com sintomas e métodos que não sejam igualmente criativos e libertadores.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ Quando queremos falamos de Pedagogia da Criatividade estamos a falar de“ Criática ”.Podemos dizer que é o mesmo falar de Criática ou de Pedagogia da Criatividade. Quando queremos falamos de Pedagogia da Criatividade estamos a falar de “ Criática ”. Podemos dizer que é o mesmo falar de Criática ou de Pedagogia da Criatividade. Criática e Criatividade. * Há no entanto que distinguir entre Criática e Criatividade. Criatividade Criática é a pedagogia da criatividade, a criatividade em dinamismo, em acção. Criatividade é uma capacidade inata no homem; mas, o homem só será criativo se lhe derem “espaço” e “meios” para desenvolver essa mesma capacidade. Todo o homem sente necessidade de “expressar” o seu mundo interior formado de representações, sentimentos, valores, cultura, etc…Assim, podemos dizer que Criática é a pedagogia da criatividade, a criatividade em dinamismo, em acção. Mounier diz que o homem é sobretudo “criador e livre”, capaz de transformar o mundo pela reflexão crítica, pelo compromisso e pela doação constante.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ FÉ E CRIATIVIDADE Entre Fé e Criatividade não existe contradição. A Fé é dom e é resposta pessoal a Alguém que nos interpela através de factos e palavras. O primeiro Plano da Criatividade Salvadora é o de Deus. Ele é que é o princípio da Criatividade. Ele é CRIADOR. A Fé é um projecto histórico de cada pessoa e realiza- se num contexto de relações interpessoais… A leitura dos sinais e acontecimentos é também suporte da Fé, mas essa leitura tem ritmos e cadencias diferentes conforme as pessoas.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ Paulo captou perfeitamente a dimensão desta acção e viu que, na Pessoa de Cristo esse principio se fazia realidade.O que está em Cristo é uma nova criatura. Paulo captou perfeitamente a dimensão desta acção e viu que, na Pessoa de Cristo esse principio se fazia realidade. O que está em Cristo é uma nova criatura. passou o homem velho, todo é novo ”.( passou o homem velho, todo é novo ”.(23 Cor.5,17) o problema fundamental da Igreja hoje é : J.P.Bagot diz:” o problema fundamental da Igreja hoje é : Como provocar a criatividade do Povo Cristão”… Como provocar a criatividade do Povo Cristão”… “Como fazê-lo capaz de enfrentar as novas situações, a nova cultura, fazendo brilhar a interpretação cristã dos acontecimentos.” A Catequese tem de fomentar urna atitude critica, construtiva, que leve á denúncia do mal e ao estímulo do bem; capaz de substituir o negativo e velho pelo positivo e nova. E necessário por em causa métodos e formas de trabalhar que até são eficazes, e que no fim de cantas até satisfazem.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ SECTORES QUE ENTRAM NA CRIATIVIDADE Imaginativo Imaginativo - a imaginação é fonte e produto da criatividade. É pela imaginação que a criança se vincula ao mundo e é por esta que vai realizando a passagem para a percepção da realidade, como algo diferente da fantasia..Antigamente a imaginação era a “ doida do sótão” ! Havia portanto de a aprisionar! Hoje, sabemos que a imaginação é uma grande fonte de criatividade. Intelectual Intelectual - a inteligência se bem que não plenamente correlacionada com a criatividade, supõe era suas operações a originalidade própria do indivíduo, à Criatividade é produto da inteligência não tanto quantitativamente como em sua própria origem.

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ Qperativo-concreto Qperativo-concreto - série de manifestações concretas pelas quais a capacidade latente de criação se põe a manifesto com características diferenciadas: arte, cultura, técnica, etc... Sector vivencial Sector vivencial - este vê-se implicado de modo criativo na série de respostas que cada pessoa há-de dar ás diversas situações que a vida lhe levanta e aos problemas aos quais tem de dar solução ou soluções variadas e pessoais. “O homem nasce Criador ”(Garaudy)

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ “O Espírito é o principio essencial da compreensão da Fé em toda a Catequese. A intensidade da luz do Espírito não se mede pelo grau de inteligência humana. Depende do Espírito.” ( Jh. Colom) “ Uma Fé integrada, psicologicamente fundada, aprofundada, diferenciada, crítica, aberta e activa” são aspectos de uma Fé madura. A aceitação passiva de um conjunto preestabelecido de usos e tradições vazias, não demonstram o possuir de uma fé. Quem se decide a prestar atenção profunda ao DEUS VIVO revelado em Jesus Cristo, põe-se sob a moção do Espírito Santo, fonte contínua de vida e novidade. (Alberich)

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ O Educador respeitará o ritmo pessoal do catequizando, orientando o trabalho e evitando o interferir permanentemente. * Expressão criativa ou criativa: Há que estruturar os conteúdos, mas permitindo sempre a linguagem apropriada à sua mentalidade e sistema de valores. O Catequista propõe, elabora as sínteses dos plenários, o trabalho de grupos, a expressão gráfica ou plástica das ideias principais. * Interiorização experiencial - * Interiorização experiencial - Quando falamos de “ experiencial ” referimos tudo aquilo que o catequizando vive e experimenta, para que aprofunde até ao interior da experiência religiosa. A expressão explicita da fé implica a pessoa toda. O cristão para o ser verdadeiramente tem de estar profundamente enraizado na realidade existencial. * Pessoal e social - O ponto de partida da catequese foi a experiência real dos factos e acontecimentos e situações humanas para entrar no “transcendente” O objectivo do compromisso cristão vai unido à realidade existencial como mediação para chegar à realidade transcendente.” A Catequese sai do Evangelho e não cessa de voltar a ele como sua fonte” ( P. Liege )

CRIATIVIDADE E PEDAGOGIA DA FÉ O atributo principal da pessoa humana actual é o da própria capacidade criadora ou criativa. Trata-se de permitir aos cristãos, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, o inventar a maneira como a sua vida cristã, o seu testemunho de fé e a sua palavra, podem dar sentido a uma situação humana, fazendo, por isso mesmo, nascer e fazer crescer a Igreja” ( J.P.Bagot) “ Trata-se de permitir aos cristãos, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, o inventar a maneira como a sua vida cristã, o seu testemunho de fé e a sua palavra, podem dar sentido a uma situação humana, fazendo, por isso mesmo, nascer e fazer crescer a Igreja” ( J.P.Bagot)SÍNTESE: » Há que estruturar a vida em função da capacidade espiritual de organização criativa ou criadora. » O atributo principal do homem actual é o da sua própria capacidade criativa. A sua CRIATIVIDADE » CRIATIVIDADE – Capacidade inata » CRIÁTICA – Pedagogia da Criatividade – Criatividade em acção » Liberdade e Criatividade andam de mãos dadas » Entre Fé e Criatividade não há contradição » DEUS é o princípio da Criatividade… » A CRIATIVIDADE é um valor autêntico na Educação – Só acontece educação onde há Criatividade. » O Catequista é – figura determinante da Criatividade – Ou a promove ou a bloqueia…

PARA CELEBRAR ORIENTADOR - ORIENTADOR - Chega um tempo de agir no sentido do tempo. Tempo de se ganhar o tempo já perdido. Tempo de se vencer o tempo contra-tempo, para que o tempo torne a ter sentido. 1 — “Mas eu não tenho tempo para pensar em nada...” Todos - ATÉ QUANDO? ATÉ QUANDO? 1 — “Ainda tenho muito tempo...” 2 — E este o tempo favorável. É este o dia da salvação” (2 Cor 6, 2). (Breve silêncio) 3 — E tempo de nascer e ser dia. 4— E tempo de dar e ser mão. 5— E tempo de partir e ser barco. 1 — E tempo de gritar e ser profeta. 2 — E tempo de subir e ser montanha. Todos - E TEMPO DE SER! CânticoÉ tempo de ser esperança! Cântico (refrão) — É tempo de ser esperança! 3 — É tempo de ensinar e ser palavra, 4 — E tempo de alimentar e ser pão. 5 — E tempo de estudar e ser livro. 1 — E tempo de calar e ser protesto. Todos - E TEMPO DE SER!

PARA CELEBRAR CânticoÉ tempo de ser esperança! Cântico (refrão) — É tempo de ser esperança! 2 — É tempo de alumiar e ser sol. 3 — E tempo de fazer e ser braços. 2 — É tempo de aproximar e ser ponte. 5 - E tempo de sorrir e ser espelho 1 — E tempo de caminhar e ser estrada. 2 E tempo de construir e ser casa. Todos - E TEMPO DE SER! CânticoÉ tempo de ser esperança! Cântico (refrão) — É tempo de ser esperança! 3 — É tempo de crescer e ser mar. 4 — E tempo de sonhar e ser poema. 5— E tempo de olhar e ser horizonte. 1 — E tempo de chegar e ser porto. 2 — E tempo de parecer e ser. 3 — E tempo de libertar e ser Páscoa. 4 — E tempo de ter memória e ser criatividade. Todos - E TEMPO DE SER! 5— “Chega um tempo de agir no sentido do tempo Todos - PORQUE UM SO TEMPO E O NOSSO E O TEMPO ÉHOJE” 2 — “Meu tempo é hoje. Tudo o mais é não ser”, Todos - E TEMPO DE SER, HOJE. Cântico É TEMPO DE SER ESPERANÇA! Adaptado de LOPES MORGADO,