TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipo de elementos visores
Advertisements

Trigonometria e aplicações
Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas
Prof. Artur Caldas Brandão – UFBA
ARQUITETURA TOPOGRAFIA
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
Topografia Medida de distância Prof. Me Jairo Ribeiro da Costa.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Topografia FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
ALTIMETRIA É a parte da topografia que estuda os métodos e instrumentos empregados na determinação da variação do relevo do terreno e de sua representação.
Prof. Artur Caldas Brandão – UFBA
Introdução à topografia.
Funções Prof. Márcio.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
PONTO, RETA E PLANO.
Noções de proporção: unidades de medida e escala
AULA DE CARTOGRAFIA PROFESSOR FLORIANO (especialista)
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
Cartografia É a “ ciência” que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando.
Gente especializada em gentewww.empreza.com.br MANUAL DO MODERADOR WIKI EMPREZA Equipe de Desenvolvimento – (AGOSTO/2014)
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Geografia.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Apreensão e compreensão do espaço geográfico
1/6/2016 Computação Gráfica
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
Apresentação da Disciplina de Geometria Descritiva
Lei de Gauss José Roberto.
T ERRACEAMENTO Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o semiárido.
Noções de geometria projetiva
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE NÍVEL DE LÍQUIDO
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Colégio Juvenal de Carvalho
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Mateus. Espaço Natural e Geográfico O homem sempre interagiu com o espaço à sua volta – Depende dele – Ao mesmo.
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Projeção cartografica
Distancia de visibilidade
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 3 - Escalares, Vetores,
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Prof. Márcia. AEROFOTOGRAMETRIA SENSORIAMENTO REMOTO.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Perspectivas.
Desenho Arquitetônico
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA
Transcrição da apresentação:

TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes

CONTEÚDO Conceitos Representação Divisão Topologia Instrumentos, equipamentos e acessórios topográficos

CONCEITOS Definição: a palavra “topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever) o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura terrestre.

CONCEITOS Quando desejamos levar ao terreno dados e indicações obtidas nesta representação gráfica (planta topográfica), chamamos de locação topográfica. Quando desejamos colher todas as informações de uma área e defini-la nesta planta topográfica, chamamos de levantamento topográfico.

CONCEITOS Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento, etc.

CONCEITOS Diferença entre Geodésia e Topografia A Topografia e a Geodésia se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. A Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície terrestre (área de raio até 30km)

CONCEITOS A Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.

REPRESENTAÇÃO A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal colcada e denomina-se superfície topográfica. Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal.

REPRESENTAÇÃO A esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico.

DIVISÃO A Topografia está dividida em dois ramos distintos Topometria, como a própria palavra sugere, neste ramo, estão agrupados todas as operações de medidas, tais como: Planimetria Altimetria

DIVISÃO Planimetria é a representação em projeção horizontal dos detalhes existentes na superfície, ou seja, na planimetria são medidas as grandezas sobre um plano horizontal. Tais grandezas são as distânciais e os ângulos horizontais. (Não levamos em consideração a curvatura terrestre).

DIVISÃO Altimetria é a representação em projeção vertical, onde são medidas as grandezas sobre um plano vertical, ou seja, os ângulos e as distâncias verticais. Sua representação gráfica será em corte, vista lateral, perfil, considerando a terra como esfera de raio médio igual a 6.370 km.

TOPOLOGIA É a parte da topografia que estuda a morfologia do terreno, através de sua conformação, das suas modificações e das leis do seu modelado. Sua aplicação principal é na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Os instrumentos mais utilizados em levantamentos plamimétricos / altimétricos. Teodolito: Instrumento topográfico bastante utilizado na execução de levantamento planimétricos, altimétricos e planialtimétricos. Tem por finalidade única a medição de ângulos verticais e horizontais.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Telurômento: Instrumento utilizado na determinação de grandes distâncias através da telemetria, comprimentos de ondas através do som. Receptores GPS: Instrumentos eletrônicos acompanhados de antenas e computadores, que determinam as coordenadas e altitudes de pontos atráves de conexão com satelites ativos.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Trenas simples / Eletrônicas: Instrumento utilizados na medição de distâncias lineares horizontais ou verticais. Normalmente de fibra de vidro enrolada num carretel com 10, 20, 30 ou 50 metros ou: Trena eletrônica utilizadas na medição de pequenas distâncias através de ondas (raio lazer).

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Níveis: Instrumento topográfico empregado para nivelamento de pontos. Serve para indicar uma ou mais retas no plano horizontal. Alguns têm linha de visada dirigida direta, e outros, a linha de visada é dirigida por meio de luneta. Existem os níveis de bolha, de água, colimador e os eletrônicos.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Mira ou Régua Melimetrada: É uma régua centrimetrada, destacando-se cada centímetro e cores variadas, ou seja, preta e branca, branca e vermelha e branca e amarela. Os números nela existentes são diretos ou invertidos: pode ser dobradiça ou encaixe.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Tripé: Suporte portátil com três pernas corrediças (reguláveis) sobre o qual se acoplam os instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, etc).

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Balizas: É uma haste de madeira ou ferro, de seção circular sextavada ou oitavada, com 2,00 metros de altura com 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetros, tendo em uma de suas extremidades a parte pontiaguda normalmente pintada de vermelho e branco em intervalos variados, podendo ser inteira ou desmontável.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Bússola: Instrumento que tem finalidade básica a determinação de ângulos azimutais e rumais através do norte magnético. Tipo de Bússolas: Declinatória, Rumal e Azimutal.

INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS Umbrela: Também chamado de guarda sol, serve para proteger os instrumentos topográficos contra o sol ou chuvas.