PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
A idade dos Metais.
Comunidades agro - pastoris
Alunos: Carlos Henrique;
Materiais e Ferramentas
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
ARQUEOLOGIA.
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
História – Pré-história
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
História Geral.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
Gestão Sustentável dos Recursos
PROJETO DA PRÉ-HISTÓRIA
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
Periodização da História
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA. Entre a. C. e 8000 a. C., ocorreram modificações climáticas que alteraram o modo de vida do ser humano. O novo clima, quente.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
Na Segunda Metade do Século XIX
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Por que Estudar Imperfeiçõ es em Sólidos?. As propriedades de alguns materiais são profundamente influenciadas pela presença de imperfeições. Conseqüentemente,
A Necessidade de Contar
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Paleolítico. Modo de vida- África Os primeiros homens: viviam em pequenos grupos que habitavam cavernas ou grutas. Isso garantia proteção contra animais.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
Ciências Naturais – 7.º ano
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Pré-História.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.

I NICIO DE T UDO – P ALEOLÍTICO V AI DE A. C. ATÉ A. C. Homem Ser frágil porém Inteligent e Animal Possui ferramenta própria X Observando os animais o homem começou a criar ferramentas para: Caçar/Pescar Defender-se Cultivar a terra Fogo

U M POUCO DA HISTÓRIA 1.Idade da Pedra Lascada: Primeiras Ferramentas: Machadinhas Facas Serras Martelos Lanças Arpões 2. Idade da Pedra Polida Revolução agrícola Domesticaram animais Ferramentas Para Agricultura

U M POUCO DA HISTÓRIA 3. Idade da Ceramica: Utensílios Domésticos 4. Idades dos Metais: Início da fabricação de ferramentas e armas de metal. Rudimentar técnica de fundição. Matéria prima o cobre, o estanho e o bronze. 5. Idade do Cobre: O cobre, como o ouro e a prata, foi um dos primeiros metais; Em vários sítios arqueológicos a partir de 6500 a.C.

U M POUCO DA HISTÓRIA 6. Idade do Bronze: O bronze é o resultado da liga de cobre e de estanho. A quantidade de estanho podia variar de cerca de 3% até cerca de 25%. Supõe-se que foram os egípcios os primeiros a acrescentar estanho ao cobre;

U M POUCO DA HISTÓRIA 7. Idade do Ferro: O ferro é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, porém, o seu uso prático começou 7000 anos mais tarde que o do cobre e 2500 anos depois do bronze. O mineral triturado devia estar totalmente rodeado de carvão de lenha e numerosos foles que, insuflavam oxigênio continuamente. Por meio de golpes, parte das impurezas eram eliminadas; Depois era levado ao estado incandescente, até obter uma massa denominada ferro esponjoso, altamente impuro, pelo qual voltava a ser batido para refinar. Após um longo e repetitivo processo de martelagem e aquecimento, evitando que o ferro se esfriasse, obtinha-se uma barra forjada, bem pura, resistente e maleável.

U M POUCO DA HISTÓRIA 7. Idade do Ferro: Nasce a METALURGIA Forjamento

U M POUCO DA HISTÓRIA 7. Usinagem: Torno primitivo permitiu a criação de outras Máquinas Ferramenta como a fresadora

U M POUCO DA HISTÓRIA Os egípcios inventaram o processo de furação

U M POUCO DA HISTÓRIA A partir disso outras tecnologias foram criadas: Agricultura Teares Armas

U M POUCO DA HISTÓRIA Revolução Industrial Inicio em 1760 na Europa Mudança da Manufatura para Maquinofatura Manufatura: Força Homem Maquinofatura: Força Motriz ( transformação físico química – Carvão em Vapor)

D EFINIÇÃO DE F ABRICAÇÃO Fabricação é a aplicação de processos físicos e químicos que permite a alteração de geometria e/ou mudança de propriedades de alguma matéria- prima com o objetivo de confeccionar peças ou produtos.

T IPOS DE P ROCESSOS DE F ABRICAÇÃO

A TIVIDADE 1.De acordo com o conversado em sala, escreva com suas palavras o que compreendeu sobre a história da evolução da fabricação e comente a importância dessa evolução para a humanidade atual. a)Escreva uma redação de no mínimo uma página; b)Entrega Hoje; c)Letra legível; d)Texto com Inicio, meio e fim.