Comunicação e Educação Profa. Dulce Márcia Cruz Produção telejornal Comunicação e Educação Profa. Dulce Márcia Cruz
Pergunte para os alunos se eles têm o hábito de assistir aos telejornais. Peça que enumerem as características, que tipo de notícias são veiculadas, qual telejornal é mais assistido e por qual motivo o fazem. É importante o registro escrito. Assim, você pode verificar como seus alunos se expressam: com coerência, objetividade e logicidade. Apresente aos alunos diferentes telejornais disponíveis na televisão e na Internet para que eles analisem alguns aspectos, tais como: os diferentes tipos de textos utilizados; como as notícias são apresentadas; expressões utilizadas pelo apresentador; cenários e figurinos.
Exemplos de jornais http://g1.globo.com/bom-dia-brasil (Acesso em 10/09/2010) http://g1.globo.com/jornal-hoje (Acesso em 10/09/2010) http://g1.globo.com/jornal-nacional (Acesso em 10/09/2010) http://g1.globo.com/jornal-da-globo (Acesso em 10/09/2010) http://programas.rederecord.com.br/programas/jornaldarecord/home.asp (Acesso em 10/09/2010)
Além de assistirem aos vídeos, peça para que os alunos listem os elementos que compõem o telejornal apresentado: chamada, temas abordados, notícias, reportagens, tipo de locução, qualidade da leitura, entonação empregada, recursos audiovisuais utilizados.
requisitos exigidos para a elaboração de um telejornal: Assunto/ Tema/ Retranca Pauta Espelho de Pauta Matéria/ Reportagem Notícias Produção Fontes
Escolha nomeTelejornal e temas a serem tratados em sua primeira edição. frequência: mensal, semanal, quinzenal, bimestral. temas que serão tratados na primeira edição. Serão veiculados notícias que acontecem pelo mundo, discussão de temas polêmicos, tais como: gravidez na adolescência, drogas, "bulling" ou outro assunto do universo dos jovens estudantes? Ou até mesmo notícias do que acontece na escola e na comunidade escolar?
Divida a turma em grupos e cada um ficará responsável em pequisar melhor o tema escolhido e que será veiculado pelo telejornal. Nesse momento, leve seus alunos para o laboratório de informática para que empreendam a pesquisa. Peça para que selecionem e registrem o que encontrarem.
Equipe de produção Diretores e assistentes Cenógrafos, figurinistas e arte Iluminação, continuidade e som Prestadores de serviço Elenco, figurantes e dublês Engenharia e técnica Efeitos especiais Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Redação de um telejornal Editor(es) chefe(s) Pauteiro(s) Produtores Repórteres Editores Apresentadores Sonoplastia Iluminação Câmeras Contra-regras
Fases de produção Produção é providenciar para que nada falte e o trabalho seja feito de forma rápida e eficiente Três fases: Pré-produção (preparação) Produção (direção e gravação) Pós-produção (edição e finalização - Computação gráfica; Efeitos; Trilha sonora; Dublagem; Locução e outros) Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Produção jornalística Produção: escuta, pauta, investigação, fontes, personagens e as ferramentas para construir uma matéria ou reportagem de televisão. - Texto na TV: processos e estilos, comunicação correta e eficiente com o telespectador. - Matéria factual x reportagem de TV: diferenças, estilos e tendências no telejornalismo mundial. - Entrevista: conceitos e técnicas da arma do repórter para obter informações. - O repórter: passagem, link, stand up, teaser, off, sonora e outros gêneros do telejornalismo. - Edição: a arte de selecionar informação e princípios para relação com o telespectador.
http://pt.scribd.com/doc/15471780/Aspectos-da-producao-do-Telejornal
Luz! técnica básica de iluminação onde 3 fontes de luz são empregadas para iluminar uma pessoa. Uma delas é a luz principal (key light), e as outras duas são iluminações secundárias destinadas a modelar a imagem, criando com isso a atmosfera desejada: a luz de preenchimento (fill light) e a contra-luz (backlight). Ver imagem em: http://www.willians.pro.br/trespont.htm Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
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Câmera Papel criador da câmera Enquadramento Planos Ângulos Movimentos Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
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Câmera! Angulação Ângulo em que colocamos a câmera com relação ao objeto ou a pessoa nunca é gratuito. Pode ser justificado pelo cenário, pela iluminação, valorização de um aspecto do assunto, pelo ângulo precedente ou seguinte e também para despertar emoções. Cada ângulo implica uma escolha. Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Câmera! Principais movimentos Travelling Panorâmica Trajetória: Mistura de travelling e panorâmica feita com uma grua. Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
de grande angular para teleobjetiva Câmera! Movimento de objetiva Zoom-in: fecha = aproximação de grande angular para teleobjetiva Zoom-out: abre = distância Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Ação!! Faça um grande plano geral Grave planos de corte ou inserts para evitar pulos de edição e fazer avançar a história, ilustração, ações paralelas, etc. Faça tomadas longas: gravar um tempo antes e depois da cena que esta valendo, de preferência antes e depois do movimento. Grave duas tomadas de uma só vez, seja oportunista, ou seja, no mesmo ângulo faça um plano mais aberto e outro mais fechado. Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Ação! Grave 3 pelo preço de 1: (ex: plano geral fecha zoom até close, conta até 3 e abre de novo em zoom). Idem para panorâmicas. Use zoom para enquadramento e composição do quadro, não abuse. Zoom é difícil de cortar mas serve para desvelar ou chocar. Movimentos de câmera devem ter motivo. Mantenha a continuidade de direção, não quebre o eixo. (usar como referência a esquerda/direita da câmera) Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Ação! Tomadas neutras ajudam a disfarçar a mudança de ângulo (de frente ou atrás) Grave em som direto e fique em silêncio. Efeitos sonoros são muito mais difíceis de conseguir e menos ricos que o som real. Minimize o ruído de fundo e inclua o som depois na edição. Desligue todos os aparelhos, a gente não escuta mas o equipamento sim. Profa. Dulce Márcia Cruz - Profor UFSC
Manual telejornal Metodista http://jornal.metodista.br/tele/manual/manual.htm
5.0 - MODELOS DE LAUDA 5.1- MODELO DE LAUDA