LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO 46ª Assembleia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”
Advertisements

PANORAMA DA ENERGIA SOLAR NA BAHIA: PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVAS
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Energia Solar Fotovoltaica
Crescimento e Perspectivas da Participação da Energia Solar no Brasil
SOLAR PUMPING. 01 Solar Pumping / O que é? Solar Pumping (Bombeamento Solar) é o sistema de propulsão de bombas utilizando-se a energia gerada por um.
Sistemas de Potencia A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
Perspectivas da Geração Fotovoltaica no Estado de Minas Gerais
VIII Conferência Anual da RELOP
2 O que é a ABSOLAR? Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica Objetivos: coordenar, representar e defender os interesses do setor de energia.
O sol é o mais novo aliado do seu negócio!
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Dany de Moraes Venero WEG - Centro de Negócios de Eficiência Energética Gestão Eficiente de Energia.
Fórum Democrático De Desenvolvimento Regional - FDDR Infra-Estrutura – Sub-grupo de energia Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Julho.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROGRAMA DE FOMENTO À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E OPERACIONAL DA ARES-PCJ XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
031/5/2016 Redes Convergentes na GMB. 131/5/2016 Quem somos 1925 – início das atividades no Brasil empregados veículos por ano 4 fábricas.
Apresentação Energia Solar Fotovoltaica em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba.
Risco Energético nas Cooperativas de Eletrificação no Brasil Risco Energético nas Cooperativas de Eletrificação no Brasil Marco Olívio Morato Analista.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO
Created by BM|DESIGN|ER Solsticio Energia Pessoas Físicas Pessoas Jurídicas Governo.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Conversas que se conectam com um clique! Interligue suas filiais e pontos de presença aproveitando a infraestrutura atual de equipamentos e o acesso.
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
14 de Abril de 2016 Forum “Os Desafios da Transmissão” Auditório da UniCorreios Brasília Mauricio Tolmasquim Presidente PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO.
SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Programa de Regularização Ambiental Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
VISÃO CRÍTICA DECORRENTE DO DIAGNÓSTICO DE RSU DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS Filipe Franz Teske Janaína Mattos Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de Experiências.
5º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA, 30 A 31 DE
CHAMADA PÚBLICA MCT/MCIDADES/FINEP/2010 Tema Prioritário ​ Desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir do biogás produzido em ETE´s e AT´s que viabilizem.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
APRESENTAÇÃO EMPRESARIAL NKX NETWOKS LTDA ME QUEM SOMOS? Uma empresa que visa atender seu cliente com excelência e preço justo, centralizando todos os.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PROVÍNCIA.
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
Energias Renováveis e Sustentabilidade em Edifícios – EST SETÚBAL Aplicações de energia solar térmica em edifícios de habitação Rafael Ribas
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
João Carlos de Souza Meirelles Secretário São Paulo e o setor energético.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Biogás no Tratamento de Esgoto: Iniciativas PROBIOGAS
Estrategias empresariais e mudancas climaticas Grupo 2: Marcelo Sandro Eliana Questao 4: Caso Gothenburg.
Energia Eólica - Brasil
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Monitorando.
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul FORUM DEMOCRÁTICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
17/05/2016 Eficiência do uso da água em cidades inteligentes 46ª ASSEMAE Jaragua do Sul SAMUEL LEE VP Vendas e Marketing.
C ONDICIONAMENTO DE E NERGIA - O UT /2009 P ROF. José Maria de Carvalho.
Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO 46ª Assembleia Nacional da Assemae Jaraguá do Sul – SC, 18 de maio de 2016

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Fonte: estacoes/index.htm. Acesso em 17/05/2016. Bombeamento Serviços auxiliares e administrativos

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Bombeamento fotovoltaico

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Geração centralizada Geração distribuída Sistemas conectados à rede

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Sistema de Compensação - RN ANEEL 482/2012 (17/04/2012) RN ANEEL 517/2012 (11/12/2012) RN ANEEL 687/2015 (24/11/2015) Microgeração: P ≤ 75 kW Minigeração: 75 kW < P ≤ 5 MW Módulo FV InversorMedidor Rede

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Entregue a Rede (a outros consumidores) P FV Potência 12 Tempo 0 24 PCPC Adquirida da Rede Consumida localmente

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Fonte: ANEEL ( Noticias.cfm?Identidade=9044&id_area=90). Acesso em 11/05/ kW / conexão Final de 2015

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Benefícios: Resfriamento dos módulos devido à evaporação (?) Redução da evaporação da água (?) Redução da proliferação de algas (?) Grandes áreas disponíveis para a instalação Desafios: Ancoragem Ambiente úmido Estruturas flutuantes Compartilhamento da área com outras atividades

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO Fonte: Trapani, Kim e Santafé, Miguel Redón. A review of floating photovoltaic installations: 2007–2013. Progress in Photovoltaics: Research and Applications. 23:524–532, Hoje: Projetos em estudo e implantação, inclusive no Brasil, somam algumas dezenas de MWp.

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA O SANEAMENTO OBRIGADO! Marcelo Pinho Almeida