ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soldagem do aço Inoxidável
Advertisements

Fundamentos e Tecnologia
Tecnologia da Soldagem
PROTEÇÃO FACIAL- ESCUDOS
PROF: Elias Junior AULA 07
SOLDA MIG E MAG PROF: ELIAS JUNIOR.
Tecnologia da Soldagem
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação
Aula 8 – Introdução aos processos de fabricação
Aula 14 Processos de soldagem - Noções
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Tecnologia da Soldagem
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 12 – Soldagem com Eletrodo Revestido
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
METALURGIA DO PÓ - (MP) A metalurgia do pó abrange a produção de metais na forma de pó e a manufatura desses pós em produtos úteis pelo processo conhecido.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
História das células a combustível
EXPLOSIVOS Demolição.
1 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Métodos de enformação por Fundição.
NR 10 Instalações e serviços em eletricidade
CORRENTE ELÉTRICA 1,5 V Prof. ReinerLacerda.
Métodos para combate à Corrosão
DESTILAÇÃO.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Revestimentos metálicos Processo de eletrodeposição
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Aula 06 – Fundição de precisão
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
4/28/2017 VÁLVULAS CORTA - CHAMA.
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
Soldagem por Resistência Elétrica
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidráulica.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Eletroquímica.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Capítulo 1 Processos de soldagem por fusão.. Soldagem por pressão (esquemática). Soldagem por fusão (esquemática).
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM EQUIPAMENTOS PARA SOLDAGEM TRANSFERÊNCIA DO METAL SOLDA TIG EQUIPAMENTOS BÁSICOS ELETRODOS CONSUMÍVEIS

O QUE É SOLDA SUBSTÂNCIA METÁLICA E FUSÍVEL USADA PARA LIGAR PEÇAS TAMBÉM METÁLICAS. SOLDA AUTÓGENA: SOLDA DE DOIS METAIS POR FUSÃO PARCIAL DELES, CONSEGUIDA POR MEIO DE MAÇARICO. MIG/MAG TIG

SOLDA MIG/MAG MIG/MAG SE REFEREM RESPECTIVAMENTE AOS GASES DE PROTEÇÃO: GASES INÉRTES, E GASES ATIVOS OU MISTURAS DE GASES INÉRTES COM ATIVOS. MIG SOLDAGEM DE MATERIAIS FERROSOS. MAG SOLDAGEM DE MATERIAIS NÃO-FERROSOS (ALUMÍNIO, COBRE, NÍQUEL, MAGNÉSIO). USADA NA FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS, EQUIPAMENTOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE, NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, NA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, NA RECUPERAÇÃO DE PEÇAS DESGASTADAS E NO REVESTIMENTO DE SUPERFÍCIES METÁLICAS.

PROCESSO DE SOLDAGEM FUSÃO QUE UTILIZAM O CALOR DE UM ARCO ELÉTRICO FORMADO ENTRE UM ELETRODO METÁLICO CONSUMÍVEL E A POÇA. O ARCO E A POÇA DE FUSÃO SÃO PROTEGIDOS CONTRA A CONTAMINAÇÃO PELA ATMOSFERA POR GASES. MIG/MAG USAM ELETRODOS SEM REVESTIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA SOLDAGEM. A ALIMENTAÇÃO DO ELETRODO É FEITA MECANICAMENTE. O SOLADADOR É RESPONSÁVEL POR TODO O PROCESSO, ISSO GARANTE A ALTA PRODUTIVIDADE.

EQUIPAMENTO PARA SOLDAGEM SEMI-AUTOMÁTICO: A ALIMENTAÇÃO DO ELETRODO É FEITA AUTOMÁTICAMENTE PELA MÁQUINA E O RESTO DO PROCESSO É FEITO PELO SOLDADOR. AUTOMÁTICO: APÓS A REGULAGEM FEITA PELO SOLDADOR, ESTE NÃO INTERFERE MAIS NO PROCESSO. FONTE DE ENERGIA SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO ELETRODO TOCHA/PISTOLA DE SOLDAGEM SUPRIMENTO DE GÁS DE PROTEÇÃO COM REGULADOR DE PRESSÃO E FLUXÔMETRO 5. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE ÁGUA

EQUIPAMENTO PARA SOLDAGEM Tocha de Solda MIG                                           

TRANSFERÊNCIA DO METAL INFLUÊNCIADO PELO VALOR DA CORRENTE DE SOLDAGEM, TENSÃO, DIÂMETRO DO ELETRODO, TIPO DE GÁS DE PROTEÇÃO USADO. PODE OCORRER DE TRÊS FORMAS: CURTO-CIRCUITO: BAIXOS VALORES DE TENSÃO E CORRENTE, A GOTA DE METAL QUE SE FORMA NA PONTA DO ELETRODO VAI AUMENTANDO DE DIÂMETRO ATÉ TOCAR A POÇA DE FUSÃO. GLOBULAR: O METAL DO ELETRODO SE TRANSFERE PARA A PEÇA EM GOTAS COM DIÂMETRO MAIOR DO QUE O DIÂMETRO DO ELETRODO. SPRAY: OCORRE COM CORRENTES DE SOLDAGEM ALTAS, O QUE FAZ DIMINUIR O DIÂMETRO MÉDIO DAS GOTAS DE METAL LÍQUIDO.

SOLDA TIG TIG REFERE A UM PROCESSO DE SOLDAGEM AO ARCO ELÉTRICO, COM OU SEM METAL DE ADIÇÃO, QUE USA ELETRODO NÃO-CONSUMÍVEL DE TUGSTÊNIO ENVOLTO POR UMA CORTINA DE GÁS PROTETOR. PROCESSO DE SOLDAGEM MANUAL, QUE PODE TAMBÉM SER AUTOMATIZADO, E RESOLVE PROBLEMAS DE SOLDAGEM EM PEÇAS PEQUENAS OU JUNTAS COMPLEXAS; PODENDO CONTROLAR O CALOR CEDIDO À PEÇA. É UM PROCESSO DOS MAIS VERSÁTEIS EM TERMOS DE LIGAS SOLDÁVEIS. PRODUZ SOLDAS DE ÓTIMA QUALIDADE.

PROCESSO DE SOLDAGEM A UNIÃO DAS PEÇAS METÁLICAS É FEITA POR AQUECIMENTO E POR FUSÃO ATRÁVES DE UM ARCO ELÉTRICO ENTRE UM ELETRODO DE TUNGSTÊNIO NÃO-CONSUMÍVEL E AS PEÇAS A SEREM UNIDAS. A PRINCIPAL FUNÇÃO DO GÁS INERTE É PROTEGER A POÇA DE FUSÃO E O ARCO CONTRA A CONTAMINAÇÃO. O ARCO ELÉTRICO PRUDUZ SOLDAS COM BOA APARÊNCIA E ACABAMENTO, NÃO EXIGINDO LIMPEZA APÓS A SOLDAGEM. ESSE ARCO PODE SER: CORRENTE ALTERNADA (CA), CORRENTE CONTÍNUA E ELETRODO NEGATIVO (CC-) E CORRENTE CONTÍNUA E ELETRODO POSITIVO (CC+).

PROCESSO DE SOLDAGEM ARCO DE SOLDAGEM TIG IDEAL É AQUELE QUE FORNECE A MÁXIMA QUANTIDADE DE CALOR AO METAL BASE E A MÍNIMA AO ELETRODO. O USO DO ELETRODO NÃO-CONSUMÍVEL PERMITE A SOLDAGEM SEM UTILIZAÇÃO DE METAL DE ADIÇÃO, COM ISSO O GÁS INERTE NÃO REAGE QUIMICAMENTE COM A POÇA DE FUSÃO, O QUE PROPORCIONA UMA BOA VISIBILIDADE PARA O SOLDADOR.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS Tocha de solda TIG FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA TOCHA DE SOLDAGEM FONTE DE GÁS PROTETOR ELETRODO PARA ABERTURA DO ARCO UNIDADE PARA CIRCULAÇÃO DE ÁGUA PARA REFRIGERAÇÃO DA TOCHA Tocha de solda TIG                                                     

ELETRODOS É UMA VARETA SINTETIZADA DE TUNGSTÊNIO PURO OU COM ADIÇÃO DE ELEMENTOS DE LIGA (TÓRIO, ZIRCÔNIO, LANTÂNIO E CÉRIO).

CONSUMÍVEIS SÃO NECESSÁRIOS TAMBÉM OS ITENS CHAMADOS DE CONSUMÍVEIS, É O METAL DE ADIÇÃO E O GÁS DE PROTEÇÃO. A FUNÇÃO DO METAL DE ADIÇÃO É AJUDAR A DIMINUIR AS FISSURAS E PARTICIPAR NA PRODUÇÃO DO CORDÃO DE SOLDA. PARA SOLDAGEM MANUAL O METAL DE ADIÇÃO É FORNECIDO NA FORMA DE VARETAS E NA SOLDAGEM MECANIZADA O METAL É FORNECIDO NA FORMA DE FIO ENROLADO EM BOBINAS. O GÁS INERTE ALÉM DE PROTEGER A REGIÃO DO ARCO, COMPREENDIDA PELA POÇA DE FUSÃO, TAMBÉM TRANSFERE A CORRENTE ELÉTRICA QUANDO IONIZADO.

IMAGENS