O Mercado Brasileiro do Seguro de Transportes – Um Panorama Geral Valdo Alves da Silva- Tokio Marine
Mercado Brasileiro de Seguros Total de Mercado: 75,2 Bilhões ** 2,5 Bilhões Participação do Transportes no Mercado * Participação dos Segmentos 2006 a 2013 **Mercado Segurador Brasileiro - exceto Saúde, VGBL e Capitalização * SUSEP - Janeiro a Novembro 2013
Mercado Brasileiro – Segmento Na maior parte das exportações o seguro é contratado pelo importador no exterior. Transporte Internacional Valores em Bilhões R$
PIB e Balança Comercial Exportações e Importações – 2010 a 2013 Fonte: MDIC - Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / G1-Globo.com Histórico PIB Brasil Ano PIB (R$ trilhões) Posição Mundial ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° Valores em US$ 2000 a 2013
Mercado Brasileiro Consolidado + 16,8% + 22,0% + 11,1% - 5,4% - 9,5% CAGR 5,2 % CAGR: (Compound Annual Growth Rate) Taxa Composta Anual de Crescimento. Principais Players 2013 * Fonte: SUSEP Gross Written Premium à 2013 L/R – Loss Ratio * Susep - Jan.a Nov ,0% + 17,5% Valores em Bilhões R$ Rank.SeguradoraGPW (R$)Mkt. %. 1ALLIANZ % 2MAPFRE % 3ACE % 4ITAÚ UNIBANCO % 5TOKIO MARINE % 6RSA % 7YASUDA MARÍTIMA % 8PORTO SEGURO % 9LIBERTY % 10ZURICH % 11SUL AMÉRICA % 12CHUBB % 13BRADESCO % 14GENERALI % 15ARGO % 16HDI % 17MITSUI SUMITOMO % Demais % Total Abertura do mercado de Resseguros Maior concorrência (novos players) Redução de taxas Excesso de Capacidade
Mercado Brasileiro de Seguros Fonte: ALSUM – ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SUSCRIPTORES MARÍTIMOS
Mercado Brasileiro de Seguros Fonte: ALSUM – ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SUSCRIPTORES MARÍTIMOS
Principais Acontecimentos 2001 Criação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários Consolidação e padronização do clausulado dos seguros para embarcadores Revisão do clausulado padronizado para os seguros de transportadores Resolução CNSP 247 que altera as regras de averbação dos seguros obrigatório de transportadores Maior disseminação das práticas e regras de gerenciamento de risco. Criação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Lei /2007 x DDR.
Mercado Brasileiro – Segmento Nos últimos 3 anos tem sido impactado pelo baixo ritmo de crescimento da economia do país. Verifica-se um aumento da sinistralidade nos últimos anos em função da redução de taxas e das DDR’s. Transporte Nacional A elevação de sua participação no mix da carteira verificada nos últimos anos é mais influenciado pela redução do TN e TI do que aumento de movimentação e volume de prêmio. Carteira com maior frequência de sinistros. Transportadores
Os Desafios do Seguro de Transportes Paulo Robson – Zurich Seguros Salvatore Lombarde – Argo Seguros Amilcar Spencer – Chubb Cia de Seguros Valdo Alves – Tokio Marine
Fatores Externos Aumento de tempo de trânsito Agravação de risco Acumulo de risco Gargalos Logísticos Logística moderna concentra cargas de diversas empresas no transporte e na armazenagem Acúmulos conhecidos x desconhecidos Difícil controle Controle de Acúmulos de risco
Atingir mesmo padrão na gestão de outros riscos de transporte. Gestão de Risco Acidente rodoviário Incêndio em armazénsCarga e descarga Desafio Brasil é estado da arte em gestão de risco de roubo rodoviário.
Fatores Relevantes “Juniorização” do mercado de trabalho Informações aquém do desejável Diferença de clausulado entre Brasil e outros países Taxas em alguns casos 1/5 do que eram há 10 anos Diminuição do Risco Tendência mundial Soft Marketing Subscrição
Cenário Atual Desenhos de apólices mais complexos Maiores limites STP, DSU, NVOCC amadurecimento do mercado Crescimento de mercado moderado Internacionalização do mercado Soft market vai continuar?
Muito Obrigado!