História do Brasil – 5º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
Advertisements

A República faz 100 anos.
Período Regencial.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Revisão 8° ano Conteúdos: A independência do Brasil O Primeiro Reinado
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
Primeiro Reinado Prof. Ive.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
REGÊNCIAS: a unidade ameaçada
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
O que é o Estado? Capítulo 16.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
“QUIZ” História.
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A Vinda da Família Real para o Brasil
Período Regencial 1831 a 1840.
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.
IMPÉRIO BIZANTINO Professor Romildo Tavares Imperatriz Teodora.
Período Regencial ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
encontros com meu amigo jesus
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Estados Nacionais Modernos
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
História do Brasil No tempo dos Coronéis
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
Reis Magos e tradições de Natal…
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
PROFESSOR RODRIGO SIMÃO
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
PARTE 2. A Revolução Inglesa A Inglaterra passou por uma verdadeira “revolução” e iremos saber os motivos. Antes disso, precisamos saber sobre um documento:
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
Prof.: Eliandra Feitosa
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
O OURO NO BRASIL.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
A União Ibérica. Retorno ao Norte de África A crise do império oriental, na segunda metade do séc. XVI, levou muitos portugueses a defenderem o regresso.
A República das Oligarquias
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
Pr. Marcus Alexandre 10 de maio de 2015 Shalon SJP/PR.
O PERIODO REGENCIAL PROFESSORA NATANIA A S NOGUEIRA
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
I REINADO ( ) ESCOLA ESCRITOR JOSÉ LINS DO RÊGO
Transcrição da apresentação:

História do Brasil – 5º ano O Brasil em Formação

O Primeiro Reinado O Brasil pagou caro pela independência! O Brasil pagou 3,7 milhões de libras para a Coroa Portuguesa como indenização pela independência. Quem emprestou esse dinheirão todo para o Brasil pagar a Portugal? Esse dinheiro que foi emprestado pela Inglaterra deu origem a primeira DÍVIDA EXTERNA brasileira. INGLATERRA

D. Pedro I outorgou a Constituição de 1824 Quando tornou-se independente, o Brasil adotou a MONARQUIA como sistema de governo. O Imperador D. Pedro I outorgou a primeira Constituição brasileira. Ele impôs a Constituição. Eu não quis saber a opinião dos representantes da população, os constituintes. A Constituição é o conjunto de normas supremas de um país. Eu outorguei a Constituição e pronto!!

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA O rei ou imperador governa o país. Poder é hereditário (passa de pai para filho). O poder é vitalício. ( O rei é rei até morrer!) O presidente governa o país. O presidente é eleito. O mandato tem tempo determinado. Forma de Governo estabelecida no Brasil após a proclamação da independência. Existiu na maior parte do século XIX. Forma de governo no Brasil atualmente.

A independência causou conflitos entre brasileiros e portugueses. Antes da independência, os nascidos no Brasil se consideravam portugueses. Após a independência, algumas pessoas começaram a se declarar brasileiros e formaram o “partido brasileiro”. . Os contrários à independência formaram o “partido português”. Os “brasileiros” acusavam os “portugueses” de monopolizar o comércio do Rio de Janeiro. Em março de 1831, os brasileiros atacaram as casas dos portugueses, que reagiram jogando garrafas. Que loucura! A noite das garrafadas Socorro!!!!

D. Pedro abdicou! O Príncipe Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos!!! Mas o que quer dizer abdicar? D. Pedro abdicou! Abdicar quer dizer renunciar. D. Pedro não quis mais ser imperador do Brasil. D. Pedro tinha muitos problemas para tratar: Os brasileiros reclamavam dos impostos. Também reclamavam da Constituição outorgada. O “partido brasileiro” desconfiava de que D. Pedro planejava reunir o Brasil e Portugal. O Príncipe Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos!!! D. Pedro não deu conta de tantos problemas! Ele resolveu abdicar do trono brasileiro em favor de seu filho PEDRO DE ALCÂNTARA.

O período regencial foi dividido em duas etapas: Com apenas 5 anos, Pedro de Alcântara não podia governar o Brasil. Era apenas uma criança! Por isso, foram escolhidos REGENTES para dirigir o império até que o menino atingisse a maioridade. Enquanto isso, uma equipe de tutores (professores) garantiu a educação de D. Pedro, ensinando-lhe direito, artes, ciências e outras disciplinas. O período regencial foi dividido em duas etapas: REGÊNCIA TRINA PERMANENTE 3 Regentes administrariam o império até que o jovem Pedro se tornasse MAIOR de idade. NÃO DEU CERTO!! REGÊNCIA UNA Em 1837, os três regentes foram substituídos por apenas um.

Período Regencial Muitas rebeliões (grandes confusões!!) aconteceram no período regencial. Queriam dividir o Brasil em várias repúblicas. Por causa dos conflitos ou rebeliões, o governo regencial reforçou o poder central, criou a Guarda Nacional e o Código do Processo Criminal para combater as tropas rebeldes. A Guarda Nacional foi criada para proteger o império contra as tropas rebeldes do exército.

Período Regencial E foi assim que , com apenas 14 anos, em 1840, eu virei imperador do Brasil. Sou D. Pedro II. No período regencial, começaram a surgir idéias de que o Brasil deveria mudar a forma de governo de Monarquia para República. Para alguns políticos isso não era nada interessante. Esses políticos eram chamados de MODERADOS. Eles anteciparam a maioridade de D. Pedro para garantir a manutenção da Monarquia. O governo de D. Pedro II foi marcado pelo desenvolvimento na indústria, no sistema de transportes e nas artes.

O PÚBLICO E O PRIVADO NO IMPÉRIO As festas cívicas: Durante o século XIX, os principais acontecimentos políticos eram acompanhados de festas cívicas. A aclamação de D. Pedro I O beija-mão Beijava-se a mão de reis e rainhas para demonstrar respeito a eles. A coroação de D. Pedro I aconteceu em local fechado. Só os nobres puderam participar! Gravura de Debret

O público e o privado no império As festas populares aconteciam nas ruas ou em praças públicas nas cidades e vilas do Brasil. Festa do Divino Batuque de Pretos Durante o dia de Santa Ana, escravos e homens livres batucavam e dançavam em rodas. Uma festa católica As pessoas caminhavam em procissões seguindo uma bandeira que representava o Espírito Santo.

O público e o privado no império As festas privadas aconteciam nas casas, palacetes ou no palácio imperial. Nem todas as festas eram para pessoas mais ricas. Você sabia que a a quadrilha, dança típica de festas juninas, era dançada em salões imperiais ? Ela era comandada por mestres franceses! Tudo muito sofisticado e elegante!! Depois a quadrilha virou uma dança popular.

Recordando Como eram chamados os políticos que anteciparam a maioridade de D. Pedro de Alcântara? Em que ano foi outorgada a primeira Constituição do Brasil? Moderados 1824 Quais foram as duas fases do Período Regencial? Que tipo de festa foi a coroação de D. Pedro I ? Foi uma festa cívica. Regência Trina Permanente Regência Una

O que o governo regencial criou para proteger o império contra as tropas rebeldes? Como era chamado o chefe do governo enquanto o imperador D. Pedro era criança? O governo regencial criou a Guarda Nacional e o Código de Processo Criminal. Regente