QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS: História da IPB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O protestantismo no Brasil
Advertisements

Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
Seminário de Pequenos Grupos
O Presbiterianismo no Paraná Alderi Souza de Matos
O Movimento Pentecostal
Cristianismo.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul. Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul.
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA TRINDADE
A.B. Olhão 1ª Conferência Missionária 25, 26 e 27 Maio 2007
CORPO ADMINISTRATIVO ANO 2012
Recordamos a vida de Cristo
Rainha dos Apóstolos.
Culto à Virgem Maria.
A vocação de São José.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
O Anjo e Maria.
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Projeto missionário Feira de Santana-BA Pregando o Evangelho...
O DESAFIO DA IGREJA GERAR A UNIDADE.
Orkut: IPB CACHOEIRA DO SUL
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
A formação integral do cristão
Escola Bíblica: uma trajetória de sucesso.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO III
PARABÉNS PELO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
Ecumenismo e confissões cristãs.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
PPS.: savipe Louiz Francescon Nascido em 29 de Março de Na comarca de Covasso Nuovo, Provincia de Udine – ITÁLIA Após o serviço ao Exercito, imigrou.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Eu sou poeta.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
Revisão Autores Nordestinos.
Reforma Protestante no Brasil Igrejas Fruto de Missão
38 ANOS DE MCA.
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Pr Josenildo Oliveira Silva
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEOLOGIA PARA GRADUADOS CETEG
PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ
Proposta de Ação Evangelística
A Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada em cinco princípios bíblicos de crescimento para a igreja local com.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
O EVANGELHO AOS GENTIOS
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
MÚSICA: CAMPEÕES DE JEOVÁ (AUTOR: WALDECIR AGUIAR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
Bem-vindos.
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
Outras Atividades. Formação do Clero Nossa Província teve sob sua responsabilidade a formação nos seguintes Seminários Diocesanos: Seminário Menor Menino.
CARTA INFORMATIVA - MARÇO A MAIO DE 2009 CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA Estivemos participando da Conferência Missionária da Agência Parceiros em Missões em Recife,
Somos a Igreja de Cristo parte 1
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
MISSIONÁRIOS FILHOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – CLARETIANOS. 120 anos sendo “testemunhas-mensageiros da alegria do Evangelho” no Brasil.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Conceitos e visões filosóficas
DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV Música em São Paulo colonial I Prof. Diósnio Machado Neto.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
DEUS SELA: O Batismo Cristão
Transcrição da apresentação:

QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS: História da IPB. Presb. Josimar Santos Rosa

1. Introdução 1.1 - A primeira tentativa de implantação do presbiterianismo no Brasil, ocorreu com a Invasão dos Franceses no Rio de Janeiro, sob o comando do militar aventureiro Nicolas Durand de Villegaignon. 1.2 - Como segunda tentativa, a chegada dos holandeses no Nordeste por volta do Século XVII, começando por Recife e Olinda, não evoluindo por força da expulsão dos mesmos. 1.3 - Já a terceira tentativa se fez através do Rev. James Cooley Fletcher em 1851, nos tempos de D. Pedro II, ampliando com a chegada ao Brasil em 1855 do Rev. Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P. Kalley.

2. Implantação do Presbiterianismo 2.1 - A base para a implantação do presbiterianismo no Brasil, resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton. 2.2 – Foi alcançado por um reavivamento em 1855, que resultou em sua pública profissão de fé e ingresso no Seminário de Princeton. 2.3 – O despertamento pela obra missionária no exterior, aconteceu após um sermão do conhecido teólogo Charles Hodge.

2.4 – Dois meses após sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro no dia 12/08/1859, com 26 anos de idade. 2.5 – Em 22/04/1860, Simonton dirigiu o primeiro culto em português. 2.6 – A organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, ocorreu em 12/01/1862, quando Simonton recebeu os primeiros membros. 2.7 – Casou-se com Helen Murdoch Simonton, com quem teve uma filha que recebeu o nome da mãe. 2.8 – Faleceu em 1867, com 34 anos, quando já estava viúvo a 3 anos.

2.9 – Simonton foi um dos pioneiros, um estadista, um diplomata e um visionário na vida da recém-criada denominação reformada e calvinista no Brasil Império em 1859. 2.10 – Como historiador o Rev. Júlio Andrade Ferreira registrou sobre Simonton: “...homem de Deus e pioneiro da fé.”

3. Ministério de Simonton – 1859-1867 3.1 - Aprendeu a falar e a escrever em português. 3.2 - Recebeu 80 pessoas por Pública Profissão de Fé e Batismo. 3.3 - Organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a primeira no Brasil. 3.4 Organizou a primeira escola confessional.

3.5 – Fundou o primeiro Jornal Evangélico no Brasil, a Imprensa Evangélica. 3.6 – Organizou o Presbitério do Rio de Janeiro, em 16/12/1865. 3.7 – Fundou o primeiro Seminário Teológico do Brasil. 3.8 Escreveu vários sermões, artigos, folhetos e parte de um comentário do Evangelho de Mateus.

4. Conversão e expansão 4.1 – O Rev. José Manoel da Conceição, um ex-sacerdote tornou-se o primeiro ministro do evangelho ordenado. 4.2 – Outras igrejas foram organizadas em São Paulo, Brotas, Rio Claro, Lorena, Borda da Mata (Pouso Alegre) e Sorocaba. 4.3 – De forma incansável visitou dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça.

5.Principais colaboradores 5.1 – Rev. Alexander L. Blackford, cunhado do Rev. Ashbel Green Simonton. 5.2 – Rev. Francis J. C. Schneider, trabalhou entre os imigrantes alemães. 5.3 – Rev. George W. Chamberlain, grande evangelista. 5.4 – Alunos do Seminário Primitivo – Antônio Bandeira Trajano, Miguel Gonçalves Torres, Modesto Perestrello Barros de Carvalhosa e Antônio Pedro de Cerqueira Leite.

6. Desafio “Quem me dera um coração totalmente de Cristo.”

Muito Obrigado! Fim josimar.sinodo@terra.com.br