DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = 1.455.588 hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó171.012 Iguatu316.816 Brejo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
DESIGUALDADE E POBREZA
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
Dificuldades e soluções na administração de um programa de Asma Saúde Pública.
SAÚDE Compromissos de Governo.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
EUNÁPOLIS - BA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
HAPVIDA SAÚDE HOJE • 3ª maior operadora privada do Brasil;
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Regionalização Solidária.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Ambulatório Médico Especializado
CONTEXTO HISTÓRITO DA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE Primazia dos municípios Constituição Federal de 1988 Descentralização, atribuições.
A Saúde chegando até você
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2004 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Outubro – Dezembro 2004.
Gestão Estadual e Redes de Atenção à Saúde do Paraná
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
MODELO DE ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SUS
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Gerência de Planejamento do SUS - GEPSA DIAGNÓSTICO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERTADOS EM SANTA CATARINA.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
Resumo do Fórum da Câmara Técnica de Saúde. Proposta de organização Câmara Técnica de SAUDE 18 membros titulares: 1 Governo, 1 Legislativo e 1 Sociedade.
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI

MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo Santo Crato Juazeiro do Norte

 EQUIPAMENTOS EXISTENTES  Hospital Regional do Cariri- HRC;  Hospital Maternidade São Lucas;  Hospital Municipal Maria Amélia;  Centro de Nefrologia de Juazeiro do Norte - CNJ;  Centro de Infectologia do Cariri;  Centro de Especialidades Odontológicas – CEO REG  CAPS AD, CAPS III e CAPS Infantil (recentemente implantado)  LACEN.

 EQUIPAMENTOS EXISTENTES  Hospital Maternidade Santo Antonio;  Hospital Maternidade São Vicente de Paulo;  Hospital do Coração do Cariri;  Clínica de Doenças Renais de Barbalha - CLINIRIM;  Policlínicas;  CAPS AD, CAPS III e CAPS Infantil.

 EQUIPAMENTOS EXISTENTES  Hospital São Raimundo;  Hospital Maternidade São Francisco de Assis;  Hospital Psiquiátrico Santa Tereza;  LACEN;  Unidade de Doenças Renais do Crato - UNIRIM;  CAPS II.

 AVANÇOS:  Planejamento Local;  Fortalecimento Regional (COAP);  Definição das responsabilidades dos entes federados de forma clara;  Vazios assistenciais (Identificação de necessidades);  Processo de construção de redes;  Fortalecimento do Processo de Monitoramento e Avaliação;  Indicadores e Metas da Saúde.

 AVANÇOS:  Contratualização do Hospital São Raimundo para atendimentos em ortopedia (Média e Alta Complexidade);  Retorno do Hospital Regional do Cariri para Cirurgias Eletivas;  Retorno de Tomografias Computadorizadas; Ressonancia Magética e algumas Colonoscopias no HRC.

 AVANÇOS:  Implantação de Transporte Sanitário através do Programa QUALISUS Redes;  Implantação do CAPS Infantil no município de Juazeiro do Norte;  Zerar a fila de espera para Cirurgias Eletivas de Catarata;  Ampliação no número de consultas e exames especializados através das Policlínicas;  Implantação de 28 Leitos no Hospital Maternidade São Lucas para demanda de Cirurgias Eletivas programadas.

 AVANÇOS:  Zeramos a fila de espera em Tomografia Computadorizada, colonoscopia, mamografia e endoscopia.  Consolidação do Processo de Regulação Estadual através do UNISUSWEB;  Consolidação da regionalização e Expansão da Rede Especializada no Interior do Estado.  Ajustes no processo de Regionalização da Atenção no Estado, seguindo as diretrizes do Decreto nº 7.508/2011.  Diminuição nos processos de judicialização junto à saúde.  Término da Greve das Equipes de Saúde da Família.

 VAZIOS ASSISTENCIAIS:  Hospital Maternidade Santo Antonio sem oferta integral de sua carteira de serviços;  Dificuldades no Hospital do Coração do Cariri;  Cirurgia Vascular e Cirurgia Pediátrica;  Deficiência na oferta de serviços em alguns procedimentos de Alta Complexidade.

 VAZIOS ASSISTENCIAIS:  UTI Neo e Adulto;  Déficit de Leitos;  Falta de estrutura nos Centros de Zoonoses;  Déficit nas Especialidades: Traumato-ortopedia, reumatologia, neurologia, neurocirurgia, neurologia pediátrica, cardiologia pediátrica, otorrinolaringologia dentre outras.

 DESAFIOS:  Investimento para implantação das redes;  Insuficiência de oferta de alguns serviços;  Insuficiência de leitos;  Fragilidade no processo de pactuação de metas e indicadores de saúde;  Fortalecimento dos Sistemas Locais de Auditoria;  Dificuldade na implantação do Quali-SUS Redes;

 DESAFIOS:  Dificuldades na Assistência Farmacêutica de Alta Custo;  Não cumprimento da PPI referente aos medicamentos da Atenção Básica e Secundária;  Reforma e Implantação do Hospital Municipal Tasso Ribeiro Jereissati – 80 leitos para realização de Cirurgias Eletivas;  Falta de recursos na área de Saúde Mental (implantação de leitos) em Hospitais Gerais.  Implantação e efetivação de Protocolos Clínicos e Assistenciais.

OBRIGADA!!!