Equipamentos de recebimento e armazenamento de alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

Micropipetas: Funcionamento, Uso Correto e Manutenção
Professor: José Queiroz
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
CONSERVAÇÃO DO PESCADO PÓS CAPTURA
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Padrões Mínimos de Segurança
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
Encontro de Associados
Ela oferece soluções completas e integradas em empreendimentos corporativos, desde a comercialização de escritórios nas melhores localizações, preparação.
POLÍTICA DE COMPRAS EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
HIGIENIZAÇÃO O processo de limpeza visa remoção de 90% dos resíduos solúveis em água. O uso conjunto com detergente em contato direto com as sujidades.
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Geradores de Vapor Caldeiras
Apresenta:.
Projeto de Boate.
Escalas Termométricas.
Sistemas Estruturais II
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Condensadores resfriados a ar
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
CONSED – AULA N.º 14 PINTURA E ACABAMENTOS FINAIS
REFRIGERAÇÃO.
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Termômetro de infravermelho digital
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
Manual de Práticas Saudáveis
Gás - Reduz até 50% no consumo de gás GN e GLP Tecnologia inovadora e patenteada no INPI Av. Carmem Miranda, 2099 | Jd. Madrid | Maringá - PR Fone: (44)
Segurança física e lógica
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Realizado pelo Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria- I.D.P.C.
Materiais x Equipamentos
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Docente Msc Marilsa S. S. Santini
Observância da RDC A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas.
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Planejamento racional evitar cruzamentos perigosos.
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Jackson Eduardo da Silva
Refrigeração Eng. Mecânica Universidade de Santa Cruz do Sul.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO
Como organizar a geladeira
ENVELHECIMENTO ACELERADO
6° CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS MAIO 2011 Refrigeração CADEIA DE FRIO Prof. Mauricio Barros.
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
SISTEMAS DE FORRAÇÃO. AZEREDO (1987) define teto como o que define o pé direito de um cômodo, enquanto que forro é o revestimento que cobre o teto ou.
Packing House.
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Capítulo 10 - Medições variadas
Manutenção de Sistemas Eletrônicos - Prof Maia 1 Roteiro Roteiro  Reconhecimentos de materiais  Técnicas de soldagem  Técnicas para dessoldar  Pesquisa.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Graus de intemperismo de aço carbono Inspeção de Pintura
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
Transcrição da apresentação:

Equipamentos de recebimento e armazenamento de alimentos Pesagem dos produtos Avaliação da temperatura Recebimento Equipamentos de pesagem Objetivo Aferir o peso dos alimentos de acordo com a solicitação realizada ao fornecedor Balança eletrônica de pesagem rápida Balança eletrônica de pesagem rápida BP foi desenvolvida para ser utilizada em qualquer estabelecimento comercial e industrial, no qual se deseja pesagem com agilidade e segurança. Suportam até 15 kg. Aplicação: hiper e supermercados, panificadoras, rotisseries, delicatessen, peixarias e outros ambientes que necessitem de balança de pesagem rápida e simples. Vantagens: balança de pesagem rápida, agilizando o processo de pesagem . Liga desliga tara

Equipamentos de recebimento e armazenamento de alimentos Balanças de plataformas suportam maior peso = aproximadamente 300 kg de alimento Devem ser utilizados em estabelecimentos que utilizam grande volume de alimentos. Podem ser eletrônicas ou manuais. Aspectos importantes Escolhendo o local adequado O local onde a balança será instalada deve ser nivelado par não haver Variação de peso no mento da aferição. Verificar energia elétrica Verificar os voltes das tomadas(220v 110 v) Calibração do equipamento: Constantemente deve ser realizada a Calibração dos equipamentos mediante contratação de empresa Especializada. Utiliza-se peso padrão.

Aferição de temperatura Objetivo Verificar se os alimentos resfriados e congelados Apresetam-se dentro dos padrões de temperatura Especificados pela legislação vigente Termômetro digital infravermelho com mira a laser Características: Termômetro Digital Infravermelho com Mira Laser - Precisão do infravermelho: em –33 +500ºC (+ ou – 2%) - Pilha com longa vida útil, tipo AAA (incluída). LCD de fácil visualização, com luz de fundo âmbar. Indicação de valores medidos e máximos. Auto desligamento em 15 segundos. Graus ºC e ºF. Mira Laser

Modo de uso Cuidados Aponte o equipamento para o objeto a ser medido e pressione o botão de medida. Em poucos segundos leia a temperatura da superfície. Em seguida recoloque a tampa protetora para prolongar a vida do sensor. se a superfície do alimento estiver coberto de gelo limpe-o para realizar a aferição. Cuidados Não apontar o laser para os olhos de outras pessoas ou animais Não olhe na diretamente para a fonte de laser com o aparelho em uso. Não incidir o laser sobre qualquer gás que possa explodir realizar limpeza com pano úmido com detergente neutro, não aplicar produtos abrasivos os solventes. Não exponha o equipamento a elevadas umidades.

Armazenamento de alimentos resfriados e congelados Equipamentos Refrigeradores e freezeresverticais e horizontais Objetivo: aumentar a durabilidade de alimentos Perecíveis tais como: vegetais, laticínios, carnes, etc Características e informações importantes utilizados para pequenos volumes de alimentos In natura ou pré-preparados. Refrigeradores Temperatura padrão ente 0º e 10 Cº, temperatura Ideal 0º a 4ºc. Freezeres: Temperatura padrão ente 0º e -18 C. Manter portas fechadas para evitar o aumento da Temperatura interna. Realizar limpeza periódica para evitar odores desagradáveis. Permitir a circulação de ar evitando materiais que Impeçam a circulação de ar tais como tapetes.

Câmaras frigoríficas Tipos: Objetivos Aumentar o tempo a conservação dos alimentos Perecíveis. permitir uma maior estocagem de gêneros perecíveis. Tipos: Alvenaria operação entre -18 e 0°C; ou 0 a 4°C paredes de alvenaria, piso e teto em laje e concreto. Aplicação de impermeabilizantes e placas de material isolante e o acabamento. Desmontáveis  São construídas em Termopainés  com núcleo de EPS (Poliestireno Espandido) revestido por chapas de aço inox, ou aço zincado com pintura epóxi.  O piso é feito em concreto armado sobre  isolante térmico (placas de poliestireno).  

Câmaras frigoríficas Aspectos importantes Manutenção da porta fechada Verificação doa padrões de temperatura estabelecidos. calibração do equipamentos e do visor de temperatura. higienização adequada