ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Básicos sobre Laser
Advertisements

Espalhamento Raman Lasers.
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
FÍSICA MODERNA 3 0 LASER Prof. Cesário.
Luz e Visão.
Interferometria holográfica
Quiz sobre Laser.
LASER de Rubi Comemoração dos 50 anos da criação do laser!!! Alunos:
Centro de Lasers e Aplicações CLA – IPEN CNEN
Holografia e ondas de luz
ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.
Da régua ao bisturi O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção.

Laser Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.
MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4
Propriedades ópticas dos materiais
Lasers e sua aplicação Marta Carrilho nº15 1ºGI.
Capítulo 41 Tudo sobre átomos.
Optoeletrônica - fotodetectores e fotoemissores
Espectroscopia Definição Radiação Espectro
FABÍOLA DE ALMEIDA CAMARGO ORIENTADOR: NIKLAUS URSUS WETTER “Anatomia” do laser.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Aprofundamento de Química
DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Ana Paula da Silva Layla Pires Mirian Stringasci ÓPTICA APLICADA.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 3 provas escritas. P1 (1,0 ponto)= 11/abril(EM)
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA I ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
O que é Robótica É ciência que estuda a tecnologia de construção de robôs envolvendo Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Construção de um LASER pulsado de Nd: YAG
Luz, onda ou partícula?.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
OP ART. A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do.
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE NÍVEL DE LÍQUIDO
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
Colégio Juvenal de Carvalho
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
Aula 5: O Potencial Elétrico
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (05/06/2013)  DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DA LUZ.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
II Grupo Dilone Alexandre Ernesto Zeca Joaquim Orlando Zacarias Milvia Baçopo Parte I Polarímetro.
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA.
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
Geometria Analítica Cônicas Parábola Profª Juliana Schivani.
X-RAY DIFFRACTION ANALYSIS (XRD) BIOMATERIAIS I Alexandre Cunha.
DHT –Distorção Harmônica Total
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA II ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
Vera Andrade
Ciências da Natureza e suas
ESPECTROFOTOMETRIA Bioquímica.
Transcrição da apresentação:

ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva

Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES

# LASER  LASER é uma sigla em inglês que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação)  Primeiro Laser: feito de microondas (MASER – Microwaves …)  Mecanismo: processo atômico de emissão estimulada  Meio ativo ou amplificador: sólidos (rubi sintético), junções semicondutoras p-n (diodos), gases (He-Ne, Argônio, CO 2 ), líquidos (corantes orgânicos, diluídos em etanol)  Mecanismo de excitação ou de bombeamento: necessário para injeção de energia (flash, outro laser ou descarga elétrica)

# LASER  Cavidade ressonante: parte que confina o meio ativo e faz com que ocorra a amplificação da radiação LASER. Composta de um espelho totalmente transparente e um outro semitransparente, colocados nas extremidades do recipiente que contém o meio ativo.

# LASER DE RUBI  Meio ativo ou amplificador: rubi  Mecanismo de excitação ou de bombeamento: lâmpada flash

# LASER DE DIODO  Meio ativo ou amplificador: material semicondutor  Mecanismo de excitação ou de bombeamento: descarga elétrica

# LASER DE He-Ne (gás)  Meio ativo ou amplificador: Hélio e Neônio (gases inertes)  Mecanismo de excitação ou de bombeamento: descarga elétrica

# PROPRIEDADES DA LUZ LASER  Monocromaticidade: a luz que sai do laser tem uma única cor, é monocromática. (azul, verde, vermelha, etc)  Direcionalidade e intensidade: propagação em uma única direção e com potência relativamente alta.  Coerência: todas as ondas que saem do laser possuem a mesma fase. ondas fora de fase: ondas em fase:

# PROPRIEDADES DA LUZ LASER  Colimação: não há muita divergência no diâmetro do feixe

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Leitura óptica de CD’s e DVD’s: um laser semicondutor (GaAsAl), que emite a faixa do vermelho é focalizado, por uma lente, nas ranhuras gravadas no CD, dois prismas, dispostos a formar um sistema divisor do feixe e um fotodiodo, material semicondutor sensível à luz, utilizado para transformar o sinal luminoso do feixe refletido pelo CD em sinal elétrico digital, enviado para o sistema decodificador do aparelho.

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER

 Leitura óptica de código de barras: a luz laser que incide nas listas pretas e é absorvida e a parte que não incide é refletida para um fotodiodo que transofrma as distâncias entre as listas em sinais digitais.

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Utilização nas ciências biomédicas: para fazer cortes na pele e no músculo (laser de CO 2 ); operações de miopia (laser de éxcimer – região do ultravioleta); coagulação de sangue (laser de argônio); odontologia (laser de Neodímio, Érbio e Hólmio)

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Holografia: tipo de fotografia feita com luz LASER. Seu formato é em 3 dimensões. Se cortarmos um pedaço pequeno do holograma, poderemos ver a figura inteira apenas naquele pedaço de filme.

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Holografia:  REGISTRO

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Holografia:  RECONSTRUÇÃO

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Holografia:

# APLICAÇÕES DA LUZ LASER  Holografia: (FUTURO PRÓXIMO)

Bibliografia Halliday, R.Resnich, Física 4, LTC Editora Tipler, P.Física, v4, 3ª.Edição-Livros Técnicos e Científicos Editora(1995) Hecht, E.Óptica – Fundação Calouste Gulbenkian,(1991) Hewitt, P. “Física Conceitual”,Bookman (2002) Trefil J., Hazen, R.M. “Física Viva”, vol.2, LTC (2006)