Sócrates e o nascimento da Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

O QUE É ÉTICA?.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
O QUE É FILOSOFIA? A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno,
Ética - Visão Histórica
Professor Marcelo Rocha Contin
O I L U M N S Professora: Marta.
Julgamento de Sócrates.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
SÓCRATES E PLATÃO.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Método Maiêutico-Irônico Diálogo Socrático
Filosofia.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
O I L U M N S Professor: Odair.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Platão e o mundo das Ideias
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
O poder das perguntas O que é?
O QUE É FILOSOFIA ?.
Filosofia Geral e Ética "Meditar, em filosofia, é encaminharmo-nos do conhecido para o desconhecido, e aqui defrontar o real." Paul Valéry "A filosofia.
Sócrates: “Só sei que nada sei”. O Não-saber e O Elenchos
O Divisor de águas na filosofia grega. Douglas Fernando Blanco
DO MITO À RAZÃO: O Nascimento da Filosofia
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Unidade 1: A Origem da Filosofia
Uma nova Filosofia Sócrates (469 a.C a.C.).
Prof. Ricardo Filosofia
A ética.
FILOSOFIA HELENÍSTICA
Éticas na Grécia Antiga
FILOSOFIA.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
“Escrever é traduzir. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos para um código convencional.
Alicerces da filosofia ocidental
Influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que.
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
Introdução à política Aristóteles e Platão.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
OS SOFISTAS.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
FILOSOFIA.
Sócrates A dialética.
Mecanicismo cartesiano
Período sistemático Aristóteles
O nascimento da Filosofia
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Das aparências ao mundo das idéias.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Transcrição da apresentação:

Sócrates e o nascimento da Filosofia

Para Pensar Vivemos numa sociedade que estimula a busca por prazeres e a afirmação das individualidades. Porém, será que a realização pessoal é suficiente para uma vida feliz? Por exemplo, é possível ter prazer saboreando um lanche se, ao lado, vemos uma pessoa faminta? Em outras palavras: é possível ser indiferente à situação do outro e conviver passivamente com as injustiças?

A pintura, produzida mais de 2000 anos após a morte do filósofo grego, retrata a dor e o desespero de seus amigos diante da arbitrariedade de sua condenação. Mas a injustiça cometida contra Sócrates não os deixou indiferentes; pelo contrário, pode-se dizer que fortaleceu os ideais defendidos pelo filósofo e estimulou a atividade de novos pensadores, dentre eles Platão, cujo pensamento está na base da cultura ocidental.

Quem foi Sócrates? Sócrates foi um ateniense que viveu no século V a.C., período conhecido como a “Idade de Ouro” de Atenas. Não deixou nenhum escrito; o que sabemos de suas ideias deve-se a citações, sobretudo daqueles que o conheceram, como seu discípulo Platão (428-347 a.C.).

Desapegado de bens materiais, tinha o hábito de caminhar pela cidade propondo diálogos aos cidadãos. Esses diálogos giravam em torno de assuntos aparentemente triviais, mas, a partir deles e por meio de hábeis perguntas, Sócrates acabava por abordar questões complexas, que costumavam deixar seus interlocutores perplexos.

Sócrates é considerado o “pai da filosofia”, pois buscou atingir uma verdade a partir do diálogo com os demais cidadãos. No centro de sua busca pelo conhecimento verdadeiro, estavam as questões humanas, como a amizade, o belo e a virtude.

Método socrático No diálogo de Platão, Sócrates define a função do filósofo como sendo semelhante à de uma parteira: seu objetivo seria dar à luz a ideias. Chama-se maiêutica o método socrático de obtenção da verdade segundo o qual cada pessoa seria capaz de atingi-la, cabendo ao filósofo apenas facilitar esse encontro, por meio de perguntas. Sócrates acreditava que o primeiro passo para se chegar a essa verdade

era o reconhecimento da própria ignorância (“só sei que nada sei”). Nas conversas ele abusava da ironia como forma de abalar crenças constituídas e expor a fragilidade das argumentações. É importante frisar que há um princípio ético na base do pensamento socrático. Uma vez que o homem é racional, ele teria a capacidade de conhecer a verdade, que não se encontra somente nele, mas também na natureza.

Sócrates dizia ouvir uma voz divina que o levava a fazer o que era certo e, para isso era necessário o conhecimento, ou seja, a conexão com a verdade expressa pela natureza – um pré-requisito para fazer o bem. Com o conhecimento, o homem ganha a autonomia, isto é, a capacidade de determinar sua própria conduta e suas próprias regras.

Por isso Sócrates dava tanta importância à consciência ética: ao determinar sua conduta, o homem deveria, necessariamente, considerar sua relação com a verdade. A mais importante contribuição de Sócrates para a filosofia foi a identificação do homem com sua psyche, ou “alma”, caracterizada ao mesmo tempo como centro da racionalidade, da personalidade e da consciência ética.