Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO
Advertisements

A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Agosto/2015 Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável PROGRAMA DE.
I MOSTRA DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA HUMANIZ HF MORAES, Cladis Loren Kiefer* GERENT, Katia Melo Machado** CRUZ, Eva Zelnir ***
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Introdução à Bioestatística
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Este é um modelo de formato para apresentação do pôster a ser utilizado para exibição em caso de aprovação para esta modalidade. O formato do resumo deve.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
VISÃO CRÍTICA DECORRENTE DO DIAGNÓSTICO DE RSU DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS Filipe Franz Teske Janaína Mattos Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de Experiências.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação geral de vigilância.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
POPULAÇAO de Porto rico Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico) é um país na parte oriental do mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Princípios da Agroecologia
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
Mapeamento das Instalações e Equipamentos existentes nos laboratórios das Etecs Mapeamento das infraestruturas existentes e necessárias para o oferecimento.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Faculdade de tecnologia e ciências
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
Processo de obtenção de emulsões de glicerina para aplicação de herbicidas.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
EVOLUÇÃO DE TRATORES agrícolas
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Alimentos transgênicos
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Campus de Botucatu. Adriana Braga de Castro Machado – médica STS FCA - Lageado Lenice de Paula – auxiliar de enfermagem STS FCA - Lageado Ana Maria Dias Pedroso – enfermeira STS FCA - Lageado Orientador: Prof. Carlos Gilberto Raetano (docente FCA – Lageado) Introdução As Fazendas Experimentais de Ensino, Pesquisa e Produção (FEPP) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) - Unesp são formadas pelas seguintes fazendas: Lageado; Edgárdia (situadas no município de Botucatu) e São Manuel (município de São Manuel) cuja área total atinge 2.535,91 ha. As atividades das FEPP direcionam-se para ensino, pesquisa e extensão. Lavouras permanentes e temporárias são cultivadas nas fazendas: café (mais de 40 variedades), milho, feijão, mandioca, trigo, hortaliças, citros, abacate, sorgo e áreas vinculadas a ensaios experimentais. Ainda existe a horta e áreas de floricultura e plantas ornamentais. Nas últimas décadas o trabalho agrícola modificou-se intensamente devido ao emprego de novas tecnologias. Um amplo espectro de agentes químicos começou a ser utilizado visando o controle fitossanitário na lavoura. No entanto, estas novas tecnologias não foram acompanhadas de maneira eficiente por programas de saúde do trabalhador com orientação adequada às comunidades rurais expostas. O trabalho será desenvolvido com servidores da FCA – Unesp – Botucatu expostos aos agrotóxicos, que são definidos como produtos cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias reguladoras do crescimento. Objetivo: Avaliar individualmente aspectos relacionados à exposição de servidores diretamente envolvidos em atividades com agrotóxicos, uso de EPI (equipamento de proteção individual) e origem da qualificação para o uso do mesmo na FCA – Unesp. Objetivos específicos: Identificação dos agrotóxicos utilizados na FCA. Material e método População em estudo Os 53 funcionários abaixo relacionados são envolvidos diretamente em uma das seguintes atividades relacionadas aos agrotóxicos: preparo, aplicação, transporte (manipulação), lavagem e descarte de embalagem e outros. agricultura e melhoramento - 06 funcionários ciências ambientais - 01 funcionário engenharia rural - 02 funcionários ciência florestais - 02 funcionários defesa fitossanitária - 01 funcionário ciências do solo - 03 funcionários horticultura - 02 funcionários FEEP – 36 funcionários A identificação dos agrotóxicos utilizados na FCA foi obtida através de informações prestadas pelos setores que utilizam os referidos produtos. O estudo de exposição foi realizado através de questionário estruturado e elaborado pela equipe da Seção Técnica de Saúde – FCA, supervisionada pelo Prof. Dr. Carlos Gilberto Raetano (anexo 1). Resultados Conclusões  O EPI é praticamente utilizado por todos os servidores com exposição direta na maioria das vezes que se expõem aos agrotóxicos.  O treinamento para manuseio e uso de EPI’s não é padronizado, podendo implicar em diferentes procedimentos. Desta forma, esta equipe sugere um treinamento oficial que contemple a carência diagnosticada na população estudada. Tabela1. Resumo das quantidades de cada classe de agrotóxicos utilizadas na FCA. Descrição completa no anexo 2. HERBICIDAS FUNGICIDAS/BACTERICIDAS INSETICIDAS ACARICIDAS ADJUVANTE/ESPALHANTE /Macacão  Dos 53 funcionários com exposição direta, foram entrevistados 47 (89%).  Média dos dias trabalhados no ano com exposição aos agrotóxicos: 86,4 dias.  Média de horas de exposição contínua aos agrotóxicos: 4,93 h.  Média do número de dias de exposição contínua aos agrotóxicos: 3,14 dias.