PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Advertisements

Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Estudo para reunião de célula
Você foi escolhido!.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
TEXTO BÍBLICO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
INTRODUÇÃO -A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir. -É nas reações.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MOTIVADOS PARA SERVIR.
QUESTIONÁRIO.
Jeremias, do começo ao fim
Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de maio Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de Maio Infelizmente, até certo ponto, a maioria dos nossos meios ambientes.
Ofertas IGREJAADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 1. I- SUSTENTO DO TEMPLO LOCAL 1- Deut. 16:10 1- Deut. 16:10 2- Deut. 16:16 e Deut. 16:16 e 17 II- OBJETIVO.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Quem lidera sempre busca excelência! “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios 16:3.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Pr. Marcus Alexandre Conferência Interna para Líderes Igreja Shalon – SJP/PR 07/maio/2015.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
O PROPÓSITO DE DEUS NAS FINANÇAS Deus associa nossa habilidade de manejar assuntos de dinheiro com maturidade espiritual. Discipulado verdadeiro consiste.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ
Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Fundamentos da Administração
Paulo Roberto Barbosa “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
“Ataques constantes contra a família” Lição de janeiro de 2016.
APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
TEOLOGIA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Escola Bíblica Dominical
5 Maneiras de Afastar seu Filho da Igreja
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo a Escola Sabatina

INTRODUÇÃO: A Escola Sabatina é o coração da Igreja Adventista do Sétimo Dia. É assim considerada porque sua influência, boa ou ruim, é sentida em toda a igreja.

INTRODUÇÃO: A Tecnologia atual tem ameaçado a Escola Sabatina. A mídia condiciona as pessoas a gostarem de programas sofisticados com os quais a igreja não tem condições de competir. O tempo de exposição a MÍDIA é bem maior do que o tempo que se passa na igreja.

INTRODUÇÃO: É uma concorrência desleal semelhante a Israel e Jericó, Davi e Golias. Ao longo da história do povo de Deus, percebe-se que no nome do Senhor dos Exércitos, o mais fraco sempre venceu o mais forte.

INTRODUÇÃO: Confiando no Senhor, a ESCOLA SABATINA, pode vencer os obstáculos naturais do mundo virtual.

INTRODUÇÃO: “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:31).

P RINCÍPIOS : Para que a Escola Sabatina seja o instrumento que Deus espera, alguns princípios fundamentais devem ser observados.

1° P RINCÍPIO : O BJETIVOS Promover o estudo da Bíblia de forma sistemática e responsável. Ser um lugar afetuoso e amável contribuindo para o companheirismo e a conservação dos membros da igreja.

1° P RINCÍPIO : O BJETIVOS Canalizar e capacitar os membros da igreja para o ministério pessoal. Captar recursos para os projetos missionários da igreja mundial.

2° PRINCÍPIO: ADORAÇÃO Através do programa da Escola Sabatina a igreja adora e serve a Deus. Tudo deve ser feito para honra e glória do Senhor (I Cor. 10:31).

2° PRINCÍPIO: ADORAÇÃO Através do programa da Escola Sabatina a igreja adora e serve a Deus. Tudo deve ser feito para honra e glória do Senhor (I Cor. 10:31).

3° PRINCÍPIO: DEPENDÊNCIA Quando fazemos algo para Deus, devemos depender Dele. Essa dependência permite estar fazendo a Sua vontade.

3° PRINCÍPIO: DEPENDÊNCIA Devemos planejar cuidadosamente nossas ações e depois, nos colocar nas mãos de Deus para nos guiar na execução do planejado.

3° PRINCÍPIO: DEPENDÊNCIA Neste processo vamos perceber que muitas vezes, o planejado tem que dar lugar ao inspirado. “Não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer”. (Mat. 10:19).

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Os bons programas não são produto da casualidade, nem do improviso, mas do planejamento, do esforço e do trabalho.

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Pelo menos uma vez a cada trimestre a comissão da Escola Sabatina deve se reunir para planejar os programas do trimestre.

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Vantagens: Permite uma melhor organização do trabalho, pois cada um sabe o que deve fazer, bem como quando e como fazer.

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Vantagens: Permite oferecer um programa mais equilibrado do que quando se planeja sábado após sábado. Permite fazer “propaganda” dos programas futuros.

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Esse planejamento pode ser simples e algumas coisas básicas podem ser definidas tais como: Quem será o responsável pela direção do programa de cada sábado?

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Quem será responsável pela direção musical de cada sábado? Que surpresa haverá? E quando acontecerão?

4° P RINCÍPIO : P LANEJAMENTO Em que sábado haverá participação especial das crianças? O que farão e por que será apresentado? Quem ficará responsável pelo informativo mundial de cada sábado? e assim por diante...

5° PRINCÍPIO: ADAPTAÇÃO Cristo Se adaptava com muita facilidade. A utilização de parábolas em Seus ensinamentos é uma demonstração desta capacidade.

5° PRINCÍPIO: ADAPTAÇÃO Nossa sociedade tem mudado muito e nós precisamos estar atentos, para tornar o programa da Escola Sabatina interessante sem, contudo, comprometer sua essência.

5° PRINCÍPIO: ADAPTAÇÃO Existem elementos do programa que não podem ser alterados, mas há outros que podem. O que não pode faltar: Estudo da Lição... (O que pode ser adaptado?) Incentivo Missionário...

5° PRINCÍPIO: ADAPTAÇÃO O que pode deixar de ter: Mensagem Musical... O que pode ser adaptado: A ordem das partes do programa... A forma como se faz. Mantém-se a estrutura, adapta-se a forma.

5° PRINCÍPIO: ADAPTAÇÃO Haverá sábados especiais em que será sábio fazer as devidas adaptações, mas nunca esqueça de que elas não devem comprometer a estrutura da Escola Sabatina. Aí está o limite das adaptações.

6° PRINCÍPIO: ATENÇÃO E INTERESSE Parecem ser a mesma coisa, mas não são. Um barulho qualquer pode chamar a atenção, mas não necessariamente despertar o interesse.

6° PRINCÍPIO: ATENÇÃO E INTERESSE Geralmente, o interesse é despertado, quando a pessoa vê alguma vantagem ou conveniência pessoal. Chama a atenção o diferente, aquilo que sai da rotina, o positivo, o fácil, o curioso, o proibido, o inesperado, o poderoso, o informal, o raro e o direto.

6° PRINCÍPIO: ATENÇÃO E INTERESSE O desafio de quem lidera a Escola Sabatina é condimentar o programa com estas características.

7° PRINCÍPIO: INOVAÇÃO Geralmente, a rotina não chama a atenção. O que desperta o interesse são as inovações. Na estrutura do programa da Escola Sabatina existe espaço para inovações.

7° PRINCÍPIO: INOVAÇÃO Algumas coisas tem que ser mantidas como parte da rotina da Escola Sabatina. Podem ser feitas de forma diferente, mas mantidas.

7° PRINCÍPIO: INOVAÇÃO As rodas de um carro podem ser inovadas. O “diferente” pode ser o design, o material (liga leve) e outros detalhes que a tornam “interessantes”. Mas elas continuarão tendo características peculiares.

7° PRINCÍPIO: INOVAÇÃO É assim com a Escola Sabatina. Nada deve substituir o estudo da bíblia através da Lição. Por mais desinteressante que isso possa parecer para quem não estuda em casa.

7° PRINCÍPIO: INOVAÇÃO Nunca esqueça de que existe lugar para inovações, mas até o limite em que não interfiram nos objetivos para os quais a Escola Sabatina existe na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

CONCLUSÃO: Seguir estes princípios mantém o programa da Escola Sabatina dentro dos padrões divinos.