A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Educação profissional:
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Educação Permanente em Saúde :
Direito humano a alimentação adequada
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
A(R)MANDO A TRAMA Breve trajetória da implementação do trabalho de uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF em Garopaba/SC Grupo de Caminhada.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
A Atenção Primária à Saúde em Santa Bárbara d’Oeste - SP Experiência da Estruturação dos Processos de Trabalho e Implantação da ESF/PMMB Dreison Luis Iatarola.
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Estratégia de Saúde da Família na reorganização da atenção primária e do sistema de saúde no Brasil Carla Pontes de Albuquerque Professora Adjunta de.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
Juliane Berenguer de Souza Peixoto
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
NASF NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA 2009
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Campanha de Promoção de Saúde
CRIAÇÃO DO NASF.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
URUSSANGA SAUDÁVEL EQUIPE NASF URUSSANGA ESTADO DE SANTA CATARINA
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Saúde Mental na Atenção Básica Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental DAPE/SAS/MS.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba

Localização: Região nordeste de Santa Catarina População: Aproximadamente 15 mil habitantes (4.787 famílias) Cultura: Alemão, italiana e polonesa. Economia: Agricultura MASSARANDUBA

A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

NASF tipo 1 Estadual Apoio à 5 UBS Implantado em Julho/2011 Equipe inicial: fisioterapeuta, 2 nutricionistas e psicólogo; Equipe atual: fisioterapeuta, nutricionista, educadora física, 2 psicólogos; NASF

ATIVIDADES REALIZADAS EM CONJUNTO COM UBS Grupos Saúde do Homem Grupos temáticos nas escolas Grupos com gestantes Alimentação saudável na escola Grupo Emagreça com Saúde Grupos da coluna Grupos de orientação nutricional Combate às drogas Grupos de educação em saúde (temas variados) Ginástica Laboral Grupos de Caminhada Academias da Saúde Grupo de encontro para ACS Apoio Matricial Grupo de Tabagismo Grupos com a 3ª idade

Por que realizar? Como realizar? Quem envolver? O que buscar? APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA:

Proporcionar a troca de experiências entre os diversos atores sociais envolvidos com o processo saúde-doença; Ampliar a resolutividade de demandas de saúde com foco na potência do próprio território do usuário; Desenvolver ações de educação permanente em saúde como ferramenta para qualificação do trabalho junto à Estratégia Saúde da Família. OBJETIVOS

– Avaliação de aspectos favoráveis/desfavoráveis ao início das atividades; – Problematização de demandas manifestadas pelos próprios profissionais das equipes de saúde; COMO FOI FEITO?

Prática de ambientação e introdução à efetivação do apoio matricial PRIMEIRO MOMENTO:

Aspectos relevantes: – Ampliar possibilidades de resolução de problemas. troca de saberes – Associação de duas dimensões e um único encontro. Clínica e Pedagógica Discussão técnica das demandas, na perspectiva da clínica ampliada SEGUNDO MOMENTO:  Primeira parte: discussão técnica das demandas  Segunda-parte: educação permanente

Potencialização do vínculo entre NASF e ESF – Flexibilização de decisões – Partilha horizontal das responsabilidades Participação de todos no processo de formação integral da saúde do usuário RESULTADOS

Maior resolutividade das demandas: – Profissional como agente essencial no processo; Agentes comunitários de saúde: – Melhora na qualidade das visitas, qualificação da coleta de dados epidemiológicos, resolução de demandas no território e na unidade de saúde.

Início de um longo percurso; Necessidade de ampliar cada vez mais o diálogo entre os atores sociais (trabalhadores, gestores e usuários); Romper o modelo da clínica individual; Rever os caminhos de todos os processos que envolvem o apoio matricial. CONSIDERAÇÕES

OBRIGADO! CONTATO Coordenação Atenção Básica – Enfermeira – Simone Aparecida de Souza Fisioterapeuta – Luiza Giovanella Berri Psicólogo – Jean Paulo da Silva Psicólogo – Johlnney Backes Nutricionista – Priscila Corbani Ribeiro Educadora Física – Wanda Pacher dos Santos Fone: (47)