Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.

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Transcrição da apresentação:

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil AGENDA 4REDES WIRELESS 4MODELO DE NEGÓCIOS 4TOPOLOGIA DE SISTEMAS BANDA LARGA 4VETORES DO MERCADO 4MERCADO SOHO 4MERCADO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 4MERCADO MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS 4WIRELESS, SUPORTE PARA A CONVERGÊNCIA 4PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO 4REGULAMENTAÇÃO CONVERGENTE 4PERSPECTIVAS 4MENSAGEM FINAL

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil REDES WIRELESS Principais Aplicações: 4Serviços Dedicados; 4Serviços Comutados; 4Voz Corporativa; 4Acesso à Internet; 4Interconexão de LAN’s; 4Redes Virtuais Privadas (voz, dados e imagens); 4Teleconferência; 4Tele (medicina, educação, trabalho); 4Video sob demanda; 4Vídeo Streaming.

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil sExpansão das necessidades de telecomunicações em Banda Larga sDesenvolvimento de infra-estrutura capaz de prover Capilaridade de Atendimento sCrescimento do Mercado, alavancado por aplicações Corporativas s Rapidez de Implantação de Sistemas sNecessidade de investimentos proporcional à demanda s Flexibilidade de escolha do provedor pelo usuário Motivadores da Evolução MODELO DE NEGÓCIOS

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil TOPOLOGIA DE SISTEMAS BANDA LARGA Antena receptora de microondas PC Comutação Celular FIBER CABLE ADSL 2.5 G 3 G

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Desenvolvimento Tecnológico permitindo altas taxas de transmissão VETORES DO MERCADO Maior demanda por Capilaridade e velocidade de atendimento Redes Multiserviços Otimização do Espectro Complementação da Infra-estrutura existente

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil MERCADO SOHO Fonte: RAIS – Min. Trabalho Crescimento Médio Anual: 4,87 %

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Fonte: RAIS – Min. Trabalho MERCADO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Crescimento Médio Anual: 6,01 %

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Fonte: RAIS – Min. Trabalho MERCADO MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS Crescimento Médio Anual: 1,72 %

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Serviços de voz Serviços WWW Serviços de dados Plataforma Convergente WIRELESS SUPORTE PARA A CONVERGÊNCIA Real video Wireless

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO VOZ DADOSVÍDEO OUTRAS PROTOCOLO IP SMP SCMSTFC SEMA INTERCONEXÃO COMPARTILHAMENTO REMUNERAÇÃO NUMERAÇÃO WIRELESS WIRELINE APLICAÇÕES CONVERGÊNCIA REGULAMENTOS CAPACIDADE EM Bit/s

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Aspectos Relevantes REGULAMENTAÇÃO CONVERGENTE 4 Regulamentos dos Serviços: 3Serviço Móvel Pessoal – SMP; 3Serviço de Comunicação Multimídia - SCM 4 Regulamento de uso do Espectro de radiofreqüências 4 Licitação do uso das faixas de 3.5, 10.5 e 28 GHz 4 Regulamento de compartilhamento de infra-estrutura 4Regulamentação dos serviços assegura o compartilhamento de meios 4 Regulamento Geral de Interconexão

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil PERSPECTIVAS 4Provedores deverão desenvolver aplicações voltadas à maximização do uso do espectro 4Aproveitamento das potencialidades de atendimento estimularão o crescimento do mercado e da competição 4Regulamentação deverá considerar o nível de competição admissível pelo mercado 4Regulamentação deverá estimular a utilização eficiente do espectro 4Regulamentação atuará no sentido de aferir o efetivo uso do espectro designado 4Novas tecnologias poderão influenciar fortemente o mercado Desenvolvimento do Mercado mediante Ação Conjunta entre Provedores e Regulador

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil MENSAGEM FINAL

Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil