Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
Advertisements

Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
Publicidade e escondimento.
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Aluno: Paulo Sérgio Franco Eustáquio
A Evolução das Mídias Audiovisuais
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Origem da diversidade biológica
Prefeitura de Santo André
Segurança Completa, como nehuma outra solução tem.
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Realizado por: Luís Cardoso
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Engenharia de Software para Sistemas de Apoio a Decisão
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Quando.
Transmissão 2.0 da notícia AO VIVO: rápida, colaborativa e com nenhuma (ou alguma) sofisticação Por Juliana Rocha.
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
Atividade 2 Juliane Silva De Paula Manfro Prof. Nilzo Machado.
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Crescimento e Regulação Populacional
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
A vida em fragmentos Biologia de populações em habitats limitados Roberto Kraenkel IFT-UNESP junho de 2008.
Sistemas de Informações Gerenciais
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Gabriel Bastos Machado
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Infra-estrutura da tecnologia de informação
INTERNET BÁSICA.
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Soluções Web | SEO. Criada em 2015, busca parcerias para inovar o mercado web A RW não quer clientes, quer parceiros e quer ser agente de soluções Queremos.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
RELATÓRIO DE RESULTADOS NA IMPRENSA
CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE QUALIDADE PARA O MEIO DIGITAL.
REDES COMPLEXAS Rafael Dahis Engenharia de Computação e Informação UFRJ Redes de Computadores II – 2009/2 Professores: Luis Henrique Otto.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
APRESENTAÇÃO Business Intelligence (BI),
Sincronização Em multimídia: relações temporais entre objetos de mídias Objetos dependentes de tempo: –apresentados como um feixe de mídia –relações temporais.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
O futuro das compras O futuro das compras, segundo a Amazon, será: “O que você quiser, na hora em que quiser, onde quiser, com a rapidez que quiser”.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
UNEES-PE FALAR E PROJETAR É FÁCIL, DIFÍCIL É CONSTRUIR E MANTER.
Dinâmica de Populações
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Profª Cacyra Seleção natural 9º ano. LAMARCK X DARWIN Embora as teorias sejam bastante diferentes, as duas buscam pela explicação da modificação das espécies.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008

A rede dos engarrafados

Volume de carros Engarrafamentos Não tem hora ou lugar Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo..

A rede dos engarrafados Modelo tradicional para resolver o problema Conteudista

A rede dos engarrafados Novo modelo

A rede do conhecimento Volume de dadosEngarrafamentos de informação Não tem hora ou lugar Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo.

Modelo tradicional para resolver o problema A Web 1.0

Novo modelo A Web 2.0 Animador

Novo modelo A Web 2.0

Questão teórica: Vivemos na sociedade do conhecimento ou em mais uma sociedade do conhecimento?

1450 (invenção da prensa Gutemberg) 0 Em 2012, a população do planeta vai atingir 7 bilhões de habitantes

Será que conseguiríamos nos alimentar, nos vestir, nos reproduzir se não tivéssemos evoluído os sistemas de conhecimento ao longo da história?

Assim, se vivemos mais uma sociedade do conhecimento temos que compreender como os sistemas de conhecimento evoluem, como são os seus movimentos para compreender a passagem do computador para a Internet e desta para a Web 2.0.

“A mídia precisa ser vista como um sistema, um sistema em contínua mudança, no qual elementos diversos desempenham papéis de maior ou menor destaque”. (Fonte: Brigs e Burke – uma história social da mídia)

Nenhum organismo biológico ou instituição humana, que sofra uma mudança de tamanho e uma conseqüente mudança de escala, passa por isso sem modificar sua forma ou conformação, (GALILEU, há mais de 370 anos).

O conhecimento, potencialmente armazenado em estoques de informação, acumula-se exponencialmente em estruturas que lhe servem de repositório. Mesmo colocando-se filtro de entrada para limitar qualitativamente o crescimento destes estoques, a coisa toda tenderá a ruir em pedaços, devido ao seu próprio peso, a menos que se modifique as proporções relativas da estrutura em relação ao seu conteúdo físico, (D'Arcy Thompson,1961).

WEB 2.0 = Crescimento Banda Larga Junho Fonte: Telex

WEB 2.0 = Crescimento dos sites de relacionamento Pesquisa da Nielsen//NetRatings mostrou que os dez mais conhecidos sites de relacionamentos dos Estados Unidos cresceram 47% ao ano. E se em 2005 o número de usuários foi de 46,8 milhões, em abril de 2006 já somava 68,8 milhões, o equivalente, segundo a pesquisa, a 45% do total dos usuários ativos da internet.

...o patinho feio que cresceu......e virou cisne! A Web 2.0 é....

O que provocou a mudança? Web 1.0 Web 2.0 Conexão discada lenta + Pagamento por uso + Conexão mais cara = Menos tempo on-line Banda larga rápida + Pagamento fixo + Conexão “menos” cara = Mais tempo on-line

Nosso querido usuário MUDOU! Blog Comunidade Criar Enciclopédias

O que virá?

1- seja lá qual for o novo ambiente de conhecimento ele já está no meio de nós, em fase de laboratório que irá se expandir no futuro; 2- a colaboração, nova solução para o problema do impasse da comunicação hierárquica, vai gerar novas soluções e uma gama enorme de novos problemas;

3- vamos desenvolver a auto-gestão informacional, que precisará cada vez mais de agentes inteligentes Para organizar as “colméias” (vide globoonliners); 4- os profissionais da informação, da comunicação do conhecimento e depois os próprios usuários vão se relacionar cada vez mais com os agentes inteligentes (robôs), “calibrando-os” para dar sentido ao “mar de colaboração”;

5- evoluiremos da rica interação muito para muitos, última jornada isolada do homem na geração do conhecimento, para a introdução da relação homem-robô; 6- para a chegada, logo depois, da relação robôs- robôs, sempre a procura de um sistema de conhecimento mais complexo, que atenda as necessidades da população cada vez mais numerosa, que demanda novos serviços e produtos para poder sobreviver.

O que queres mestre? HALL – O ROBÔ DE 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

pontonet.com.br Nepomuceno Obrigado!