Xxxxxxxxxxxxxxxx Plano Nacional de Educação Brasília, 8 de outubro de 2013 Senado Federal.

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Transcrição da apresentação:

xxxxxxxxxxxxxxxx Plano Nacional de Educação Brasília, 8 de outubro de 2013 Senado Federal

xxxxxxxxxxxxxxxx 1. Meta 20 – Financiamento 2. Meta 07 – Matemática 3. Meta 05 – Alfabetização 4. Meta 02 – Esporte Agenda

xxxxxxxxxxxxxxxx O mundo todo está se comprometendo com o direito das crianças à educação pública gratuita e universal. Isso requer um comprometimento financeiro imenso. Os governos precisam garantir que todos os recursos da Educação realmente sejam destinados para a garantia desse direito. Relatório Global de Corrupção Transparência Internacional Meta 20 – Financiamento

xxxxxxxxxxxxxxxx É preciso garantir: Transparência Gestão Governança Monitoramento Controle social Combate à corrupção Meta 20 – Financiamento

xxxxxxxxxxxxxxxx É preciso garantir também a distribuição justa dos recursos. Critérios: Necessidade (redução da desigualdade) Nível Socio Econômico (dificuldade para avançar) Compromisso (de gestão e técnico) Meta 20 – Financiamento

xxxxxxxxxxxxxxxx Sugestão: …, com gestão e distribuição adequada dos recursos, de forma a combater a ineficiência e a desigualdade educacional no país. É preciso que uma maior quantidade de recursos seja destinada aos municípios e estados de maior vulnerabilidade social e piores níveis de desempenho.

xxxxxxxxxxxxxxxx Meta 7 – Aprendizagem de Matemática Resultado crítico: 3o ano EF – 33% 5o ano EF – 36% 9o ano EF – 17% 3o ano EM – 10%

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência- Matemática 3 º ano Rede PúblicaRede Total Menos de 125 pontos De 125 a 175 pontos Mais de 175 pontos Menos de 125 pontos De 125 a 175 pontos Mais de 175 pontos %%% Brasil32,837,929,229,137,6 33,3 Norte52,633,514,048,734,816,5 Rondônia26,548,125,425,147,227,7 Acre38,545,216,437,045,817,2 Amazonas58,633,57,952,937,59,7 Roraima49,639,710,746,538,914,6 Pará56,929,014,252,830,017,2 Amapá57,228,814,054,229,516,3 Tocantins49,135,715,345,435,818,8 Nordeste51,235,213,644,637,318,1 Maranhão58,432,78,956,433,610,0 Piauí50,038,311,846,738,614,7 Ceará46,540,013,538,342,918,8 Rio Grande do Norte57,832,59,850,432,117,4 Paraíba39,440,919,732,943,623,5 Pernambuco47,333,619,240,035,624,4 Alagoas67,624,57,958,527,713,8 Sergipe39,638,422,033,439,327,3 Bahia51,835,612,545,238,116,7 Sudeste19,137,843,016,636,047,4 Minas Gerais18,737,244,116,634,149,3 Espírito Santo23,936,839,321,535,642,9 Rio de Janeiro23,637,239,219,036,844,2 São Paulo17,138,544,415,036,748,4 Sul19,744,036,317,942,439,7 Paraná23,744,631,721,344,134,6 Santa Catarina12,640,946,512,238,849,0 Rio Grande do Sul19,645,235,217,642,639,8 Centro-Oeste31,442,526,127,241,031,8 Mato Grosso do Sul31,341,926,729,440,430,2 Mato Grosso26,347,326,424,246,928,9 Goiás35,541,223,329,639,530,9 Distrito Federal28,240,631,223,138,838,1 SC 46% AL e AM 8% 38p.p.

xxxxxxxxxxxxxxxx Anos iniciais Ensino Fundamental LP MAT

xxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxx % acima do nível adequado Língua Portuguesa Matemática Brasil27,016,9 Norte20,510,1 Nordeste19,611,8 Sudeste33,821,8 Sul30,920,4 Centro-oeste28,617,2 Anos finais Ensino Fundamental

xxxxxxxxxxxxxxxx % acima do nível adequado Língua Portuguesa Matemática Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-oeste Anos finais Ensino Fundamental 37,5 Minas Gerais 13,4 Alagoas 27,1 Minas Gerais 8,2 Alagoas e Maranhão

xxxxxxxxxxxxxxxx Anos finais Ensino Fundamental

xxxxxxxxxxxxxxxx % de alunos com aprendizagem adequada 9º ano – Matemática

xxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxx % acima do nível adequado Língua Portuguesa Matemática Brasil29,210,3 Norte23,44,6 Nordeste20,26,5 Sudeste35,913,2 Sul34,214,2 Centro-oeste30,010,1 Ensino Médio

xxxxxxxxxxxxxxxx % acima do nível adequado Língua Portuguesa Matemática Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-oeste Ensino Médio 40,3 DF 15,3 Maranhão 16,6 Rio de Janeiro 3,0 Acre

xxxxxxxxxxxxxxxx Ensino Médio

xxxxxxxxxxxxxxxx Meta 7 – Matemática Sugestão: 7.36) Fomentar a qualidade do ensino de Matemática no Ensino Médio, de modo a atingir a meta de 70% dos alunos com aprendizado adequado ao final desta etapa, considerando como nível adequado 350 pontos na escala de proficiências do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

xxxxxxxxxxxxxxxx Meta 5 (como está): alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, durante os primeiros cinco anos de vigência do plano; no máximo, até os sete anos de idade, do sexto ao nono ano de vigência do plano; e até o final dos seis anos de idade, a partir do décimo ano de vigência do plano. Meta 6 – Alfabetização

xxxxxxxxxxxxxxxx Conceito de alfabetização: Aprender a ler ou Ler para aprender Plenamente alfabetizado: Prova ABC Meta 6 – Alfabetização

xxxxxxxxxxxxxxxx Neste ponto da escala, a partir da leitura de textos (lendas, conto, fábula, desenho, história em quadrinhos), os alunos: – identificam o tema com base na compreensão global do texto; – localizam informação explícita em texto com vários personagens; – identificam os diferentes personagens; – estabelecem relações de causa/consequência entre as informações contidas no enredo; – identificam características de personagens. O nível esperado 175 da escala SAEB de Leitura

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência – Leitura 2º ano NOTA: assim como as médias, os níveis têm associada a eles uma margem de erro

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência – Leitura 2º ano NOTA: assim como as médias, os níveis têm associada a eles uma margem de erro SE 34% NO 10% 24p.p.

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência – Leitura – 3º ano

xxxxxxxxxxxxxxxx SE 53% NO 23% 30p.p.

xxxxxxxxxxxxxxxx Resultados em Escrita

xxxxxxxxxxxxxxxx No que consiste a Prova: – Escrever uma redação (carta) Competências avaliadas: – Adequação ao tema e ao gênero; – Coesão e coerência; – Registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação).

xxxxxxxxxxxxxxxx Um aluno que atinge os 75 pontos apresenta bom desempenho para as três competências. Isto significa que estes alunos são capazes de desenvolver bem o tema e os elementos organizacionais do gênero solicitado, organizar bem as partes do texto, demonstrando bom domínio dos recursos coesivos, e apresentam bom domínio no registro escrito, referente à norma gramatical, com pontuais desvios. Interpretação do ponto 75 da escala de Escrita

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência – Escrita 2º ano

xxxxxxxxxxxxxxxx SE 17% NO 4% 13p.p.

xxxxxxxxxxxxxxxx Porcentagem de alunos em cada nível de proficiência – Escrita 3º ano

xxxxxxxxxxxxxxxx SE 35% NE 13% 22p.p.

xxxxxxxxxxxxxxxx Necessidade de estímulo a habilidades esportivas: Desenvolvimento de habilidades não cognitivas com alto impacto na aprendizagem dos alunos Educação integral Integração com a família e a comunidade Saúde e desenvolvimento da cultura esportiva Meta 2 – Atividades Esportivas

xxxxxxxxxxxxxxxx Obrigada! Priscila Cruz