COMISSÃO NACIONAL DE ASSUNTOS POLÍTICOS - CONAP Med. Vet. Júlio O. J. Barcellos Presidente da CONAP/CFMV Dezembro, 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
F ÓRUM N ACIONAL DE S ECRETARIAS DO T RABALHO C URITIBA, 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 A Câmara Federal em Defesa da Rede SINE.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
GRUPO DE TRABALHO CERTIFICADO DE CONFORMIDADE
Programação - Dia 18/04 Das 09h às 16h30 Abertura – Follow up do 1º. Encontro de Executivos Principais Ações da CNC para o Fortalecimento das Entidades.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
Relatório Trimestral de Atividades do GEFIN 3º Trimestre de 2010 Célia Carvalho (MG) Fadua Cruz –(PR).
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Negócio Registro e fiscalização do exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e demais áreas que o conselho representa. Objetivos Garantir.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
O início: Em março de 2005, o Vice-prefeito de São Roque de Minas e o Sec. de Meio Ambiente, Roldão e André, encontram- se com o Dep. Carlos Melles e apresentam.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Atribuições e Responsabilidades
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
Estatuto da OAB Aula 14.
NÚCLEO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS E NORMATIVOS Atualmente tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 proposições de interesse do Consed. Câmara dos Deputados:
PROJETO DE LEI ORGÂNICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PL 6047/2005.
REGULAMENTAÇÃO DE EMPREGADOS DE EDIFÍCIOS: PRÓS E CONTRAS Organizado por Marcos Verlaine Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Departamento.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
COMISSÃO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CNMA MARIA IZABEL M. DE MEDEIROS PRESIDENTE SUBSTITUTA 12 / 2014.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
REUNIÃO PLENARIA DEZEMBRO 2014 REVISTA CFMV Ricardo Junqueira Del Carlo - Editor.
DESTAQUE DA SAÚDE NO CONGRESSO NACIONAL AGOSTO DE 2012 Informe.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO NACIONAL DE ASSUNTOS POLÍTICOS - CONAP Med. Vet. Júlio O. J. Barcellos Presidente da CONAP/CFMV Dezembro, 2014.

CONAP CFMV - Missão Promover o bem-estar da sociedade, disciplinando o exercício das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista, por meio da normatização, fiscalização, orientação, valorização profissional e organização das classes diretamente ou por intermédio dos CRMVs.

CONAP CONAP - Missão Promover a defesa dos interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia por meio da supervisão, orientação e controle das atividades relacionadas ao acompanhamento de matérias legislativas e outros assuntos do CFMV junto ao Congresso Nacional.

PAINEL DE CONTRIBUIÇÃO DA CONAP Missão: Promover a defesa dos interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia por meio da supervisão, orientação e controle das atividades relacionadas ao acompanhamento de matérias legislativas e outros assuntos do CFMV junto ao Congresso Nacional. Sociedade Processos internos e externos Propostas e articulações para o aperfeiçoamento e a implementação de políticas públicas e legislações referentes à MV e à Zt. Excelência na qualificação e capacitação de MVs e Zts, em estreita colaboração com o sistema de ensino. MVs e Zts reconhecidos e valorizados. MVs e Zts exercendo as profissões com competência, excelência, ética e legalidade Fortalecer, alinhar e integrar o Sistema CFMV/CRMVs Fiscalizar, orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissões de MVs e Zts. Fortalecer a identidade dos MVs e Zts. Estar comprometido com a responsabilidade e com a legislação que disciplina a gestão pública Ser leal aos objetivos institucionais Atuar com elevado padrão ético Valorizar o ser humano Prestar serviço de excelência Buscar aperfeiçoamento contínuo Valores Supervisionar, orientar e controlar as atividades relacionadas ao acompanhamento de matérias legislativas e outros assuntos do CFMV junto ao Congresso Nacional.. Integrar e fortalecer organismos nacionais e internacionais relacionados às atividades de MV e Zt.

CONAP Dados da Comissão Data da criação: 25/03/2011 Geraldo Marcelino Carneiro Pereira do Rêgo, Med.Vet., CRMV-RN. Júlio Otávio Jardim Barcellos, Med.Vet., CRMV-RS – Presidente. Nilton Abreu Zanco, Med. Vet., CRMV-SP. Ricardo Pedroso Oaigen, Med. Vet., CRMV-RS – Secretário. Portaria Nº 10, de 30 de janeiro de 2012 – Comissão Ampliada Carlos Humberto A. Ribeiro Filho, Med.Vet., CRMV-BA. Geraldo Marcelino Carneiro Pereira do Rêgo, Med.Vet., CRMV-RN. Júlio Otávio Jardim Barcellos, Med.Vet., CRMV-RS – Presidente. Marcelo H. Puls da Silveira, Med. Vet., CRMV-SC Nilton Abreu Zanco, Med. Vet., CRMV-SP. Ricardo Pedroso Oaigen, Med. Vet., CRMV-RS – Secretário. Roberto Araújo Baracat, Med.Vet., CRMV- MG..

CONAP AÇÕES EXECUTADAS CONAP/2014

CONAP Apoio inter-comissões CNAS, CEBEA, CNEMV, CNMA, CNRMV Matriz de Atividades Reuniões: e 19/02/ e 19/03/ e 16/04/ e 08/05/ e 04/06/ e 16/07/ , 13 e 14/08/ e 17/09/ e 29/10/ , 19 e 20/11/2014 AtividadesNúmero Projetos de lei monitorados132 Emissão de pareceres07 Visitas ao Congresso Nacional03 Atividades de representação01 Artigo na Revista do CFMV: Título: Uma nova agenda para médicos veterinários e zootecnistas. Revista CFMV (Brasília). Vol.61, p , Participação na Organização do I FMVB Participação na Elaboração Temática do Banco de Conhecimentos do CFMV

Ano de Exceção: –Copa do Mundo; –Ano Eleitoral; –Congresso praticamente parado; –Transição na Assessoria Parlamentar; –Lei não saiu do Executivo; Ano de muitas atividades e ações internas; –Cumprimento da missão. –Atendimento de todas as demandas. –Fortalecimento institucional. Análise do Ano de 2014

CONAP RELATÓRIO DE GESTÃO CONAP/CFMV Período

CONAP 28 reuniões realizadas Ano Meses JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez

CONAP 04 artigos na Revista do CFMV

CONAP 04 artigos na Revista do CFMV

CONAP Comissão da Câmara dos Deputados aprova regulamentação da prática da equoterapia A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou projeto de lei (4761/12) que regulamenta a prática da equoterapia, ou seja, método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. A equoterapia pode ser feita várias vezes por semana, não havendo limite de idade, cujos resultados aparecem já nas primeiras sessões. O texto aprovado é o substitutivo da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), que alterou o projeto para definir que os centros de equoterapia deverão contar com equipe de apoio composta essencialmente por fisioterapeuta, psicólogo e profissional de equitação e uma consultoria de médico e Médico Veterinário, sem, contudo, com a obrigatoriedade de tempo integral. Tanto o médico quanto o Médico Veterinário não participam das sessões de equoterapia, somente estão relacionadas a avaliação de indicação ou contra indicação da prática e da saúde do animal. Audiência pública sobre a Leishmaniose Seminário na Câmara dos Deputados Balanço de Ações 2012 Regulamentação Equoterapia Presença na Mídia

124 Projetos de Leis Monitorados em 2013 Inclusão do Méd. Vet. no Simples Nacional – CRMV-PR Inclusão do Méd. Vet. na equipe da Equoterapia Defesas das atribuições do Med. Vet. Presença na Mídia

CONAP Inclusão do Med. Vet. no Simples Nacional Premiação Presidente da CONAP Audiência Pública sobre Equoterapia Conflito com o Sistema CONFEA Presença na Mídia

CONAP Monitorados 150 Projetos de Leis, Instruções Normativas, Resoluções... Número, Tipo, Autor e Partido Título/EmentaÚltima movimentação PL 215/07 - Dep. Ricardo Trípoli - PSDB/SP Institui o Código Federal de Bem-Estar Animal. Apensados: 5236/2009, 3490/2012, 6261/2013, 6434/2013, 529/2011, 2809/2011, 3490/2012, 3749/2012, 6434/2013), 6602/2013 (apensado 6936/2013), 606/2011, 1158/2007, 529/2011, 2156/2011, 3676/2012, 3765/2012, 5579/2013, 7010/2013, 6799/2013, 6113/2013, 6267/2013, 6474/2013, 7125/2014, 7010/2013. Aguardando a definição da comissão especial. Foram solicitadas a desapensação dos seguintes PLs: 6602/2013 e 6799/2013, ambos de autoria do Dep. Ricardo Izar.

CONAP PL 864/11 - Sen. Arthur Virgilio - PSDB/AM Origem PLS 734/2007 Acrescentar atribuição ao cargo de Fiscal Federal Agropecuário (Eng. de Alimentos) 25/11/ Aguardando apresentação de parecer na CTASP. 09/04/ Recebido parecer favorável 10/04/ Devolvido ao Relator, para reexame da matéria PL 767/11 - Dep. Lincoln Portela - PR/MG Rotular produtos que contenham ingredientes suínos. 04/04/ Tramita na CDC. 06/06/ Recebido parecer favoravel 14/08/ Recebido parecer favorável com emendas. 26/09/ Aprovado complementação de voto Out/ tramita na CCJC PL 3661/ Sen. Paulo Paim (PLS 26/2008) Altera a Lei no 7394 de 29/10/1985 para dispor sobre o exercício das profissões de técnico e tecnólogo em Radiologia. APENSADOS: 5863/2001, 7025/2010, 5170/2005, 7602/ /2008, 5874/2001, 5209/ /08/ Tramita CSSF

CONAP 52 pareceres emitidos para assessorar o Presidente do CFMV... PL 5010/ Dispõe sobre o controle de material genético animal e sobre a obtenção e fornecimento de clones de animais domésticos destinados à produção de animais domésticos de interesse zootécnico e dá outras providências. O projeto é importante para o Sistema CFMV/CRMVs, pois trata da regulamentação da produção e comercialização de material genético oriundos de biotécnicas reprodutivas, incluindo a clonagem. No Brasil ainda não está regulamentada essa prática, sendo portanto necessário um marco legal para orientar a atividade e dar segurança a população e aos parceiros comerciais do país. Estas atividades são de atuação do Médico Veterinário e, portanto, importante a sua participação e definição de competências no escopo do Projeto de Lei.

CONAP 31 Visitas ao Congresso Nacional... 23/04/2013Dep. Walter Ihoshi (PSD/SP)PL 5010/2013 (comercialização de clones) Dr. Ricardo Oaigen 07/08/2013Dep. Benedita da Silva (PT/RJ) PL 3661/2012 (regulamentação das atividades de radiologia) Dr. Julio Barcellos 13/11/2013Dep. José Luiz de França Penna (PV/SP) Entregar manifesto sobre o PL 5010/2013 (Controle de material genético e comercialização de clones) Dr. Geraldo Marcelino e Dr. Carlos Humberto. 19/03/2013Dep.Ricardo Izar (PSD/SP), entre outros. Lançamento da frente parlamentar em defesa dos direitos dos animais Dr. Roberto Baracat

CONAP 04 audiências públicas... Audiência Pública a respeito da MP 568/2012 que trata da remuneração dos profissionais da área de saúde do SPF. – Data: 05/06/2012. – Câmara dos Deputados/Brasília-DF. – Participantes: Todos os membros da CONAP. Audiência Pública para discutir os sistemas de controle dos alimentos de origem animal: bases para a saúde pública e o agronegócio do Brasil coordenado pelo CFMV. -Data: 16/10/ Participantes: Júlio Barcellos e Ricardo Oaigen. Essa participação deu origem ao Seminário “Bases para a saúde pública e o agronegócio do Brasil”, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde a CONAP organizou o evento.

CONAP 11 participações externas... Reunião no CNS sobre o Ato Médico Áreas de sombreamento entre Medicina Veterinária e Agronomia – Sede do CONFEA

CONAP Nossas diretrizes e objetivos estabelecidos pelo CFMV DIRETRIZ - Fortalecer e defender os interesses dos Médico Veterinários e Zootecnistas. Objetivos Estratégicos:  Supervisionar, orientar e controlar as atividades relacionadas ao acompanhamento de matérias legislativas e outros assuntos do CFMV junto ao Congresso Nacional.  Fortalecer a imagem do CFMV como agente atuante na defesa dos interesses dos médicos veterinários e zootecnistas junto à esfera legislativa e aos profissionais cadastrados no CFMV/CRMV´s.

CONAP Considerações finais A Comissão Nacional de Assuntos Políticos (CONAP) atuou nesse triênio na defesa dos interesses da Medicina Veterinária e da Zootecnia, bem como, as suas interfaces com a sociedade frente aos poderes Legislativo e Executivo. Dessa forma valorizou em consonância com as diretrizes de gestão do CFMV, o papel da Medicina Veterinária e da Zootecnia nas diferentes esferas do poder público do país. Nos três anos de gestão, representadas nas suas ações junto aos Poderes da República, a CONAP garantiu sua voz e ainda obteve conquistas importantes para Veterinários, Zootecnistas e para a Sociedade em geral, assegurando o cumprimento da missão maior do Sistema CFMV/CRMVs.

CONAP Agradecimentos Presidente e sua diretoria Equipe de colaboradores do CFMV As demais Comissões Assessoras Coordenador das Comissões Membros da CONAP/CFMV Sucesso e apoio irrestrito à Nova Diretoria. Natal de Brilhos e um 2015 de Saúde, Paz e Conquistas às famílias da Medicina Veterinária e Zootecnia Brasileiras.